Brasil, que tal uma indústria automotiva?
O Brasil precisa de um projeto industrial e a automotiva pode ser a primeira!
O povo brasileiro é criativo, talentoso e inteligente e precisa ser valorizado!
************
História do carro brasileiro
A
31 de março de 1952, a Comissão de Desenvolvimento Industrial – CDI –
criada pelo presidente Getúlio Vargas, instalou a Subcomissão de Jipes,
Tratores, Caminhões e Automóveis, presidida pelo subchefe da Casa
Militar da Presidência da República, o engenheiro naval comandante
Lucio Meira. Este fato teve grande importância para os destinos da
indústria automobilística nacional.
Advieram,
depois, fatos animadores. O Aviso 288, da CEXIM, de 19/08/1952, foi o
primeiro ato governamental relativo ao setor, liberando a importação de
autopeças, mas limitando o licenciamento a artigos não fabricados no
Brasil. Assim, 104 artigos produzidos pela indústria nacional
continuaram com sua importação proibida. Outro fato importante foi a
aprovação, em 30/10/1952, pelo presidente da república, das conclusões
da subcomissão, relativas ao fomento da produção nacional de autopeças e
implantação gradativa da indústria automobilística no País. Para
convencer os incrédulos e pessimistas, foram organizadas mostras e
exposições da indústria de autopeças. Leia mais
Design brasileiro inspira carro francês
Durante
o processo de criação, os designers “descobriram” o banquinho R540,
criado pelos brasileiros Carolina Armellini e Paulo Biacchi, do Fetiche Design.
“Achamos a ideia das cordas bastante interessante, então resolvemos estudar uma forma de aplicar essa ideia ao nosso projeto”, explica Magali. Leia mais
O designer Eduardo Oliveira propôs uma nova cara a “Velha Senhora”.
Os desenhos são feitos no computador com ajuda de programas especiais. Em seu site, o autor afirma que a ideia foi manter o visual de “pão-de-forma”, mas com traços mais atuais. Leia mais
Carro brasileiro no Talento Volkswagen Design 2011
No site yankodesign.com
podem ver o trabalho do designer brasileiro Luís Antonelli, criador do
Volkswagen Outside, que concorre no Talento Volkswagen Design 2011.
Aprovado em todas as etapas eliminatórias, agora apenas falta a final
para ganhar um emprego no estúdio de design da sede brasileira da
montadora e uma viagem a Paris com acompanhante.
Dois lugares, sistema completo de faróis, LEDs de segurança nas calotas,
mais espaçamento nas rodas traseiras, portas laterais removíveis, linha
aerodinâmica bem cuidada, computador de bordo… uma maravilha mostrando a
criatividade dos designers do nosso país.
Designer de carros é raridade no País
Não existe hoje graduação específica na área de design automotivo. A
maioria dos profissionais faz cursos de design de produtos ou desenho
industrial. A porta de entrada para o mercado é saber desenhar. Mas
somente esta habilidade não garante emprego, conforme o designer
automotivo da General Motors Leandro Trovati, 33 anos. "É preciso estar
antenado na moda, em novas tendências e ter capacidade de vender
ideias", destacou ele, que é responsável pelo design do interior dos
automóveis. Leia mais
*SoaBrasil
*SoaBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário