COMO NOSSOS DADOS PESSOAIS ENRIQUECEM GIGANTES DIGITAIS
DO PORTAL CARTA MAIOR
Facebook e Google se apoiam quase no mesmo modelo econômico: quanto mais se sabe sobre os gostos e inclinações dos usuários, mais dinheiro pode-se fazer com esses dados sem que o usuário tenha dado sua permissão para tanto. É neste contexto que a associação Internet sem Fronteiras propõe a criação de um e-sindicato para defender os direitos dos usuários do Facebook e de outros gigantes digitais que espiam cada um de nossos clics para convertê-los em ouro. O artigo é de Eduardo Febbro.
Eduardo Febbro - Paris
Paris -
Qual é o terceiro país do mundo em população e o que mais espia seus
cidadãos? A resposta cabe em um território virtual: Facebook. Com seus
900 milhões de usuários registrados, se o Facebook fosse um país seria o
terceiro do mundo, logo depois da China (1,34 bilhões) e da Índia (1.17
bilhões de habitantes). Esta demografia virtual faz do Facebook um
território de participação voluntária no qual os usuários entregam sua
intimidade com toda inocência sem ter plena consciência do quanto estão
se expondo nem do gigantesco capital que os usuários estão aportando à
empresa fundada por Marc Zuckerberg.
Criado há
apenas oito anos, o Facebook tem um valor estimado em Bolsa de 104
bilhões de dólares. É maior que a Amazon (98 bilhões), vale quase três
vezes mais que a Ford Motors (38 bilhões de dólares), mas menos que o
Google (203 bilhões) e a Apple (495 bilhões).
Do mesmo
modo que Google e outros gigantes da rede, Facebook deixou de ser a
simpática “startup” criada no campus de Harvard. É um predador de dados,
um aspirador universal de publicidade, um autêntico serviço de
inteligência que se serve de cada informação deixada pelos usuários para
fazer dinheiro com ela.
Todas as
cifras relacionadas ao Facebook são imperiais: com 169 milhões de
usuários, os Estados Unidos contam com o maior número de membros. Em
segundo lugar vem a Índia com 51 milhões, o Brasil com 45 milhões e o
México com 20. Mais de 300 milhões de fotos são publicadas a cada dia no
Facebook e cerca de 500 milhões de pessoas acessam a rede social
utilizando dispositivos móveis. No entanto, o qualificativo de “rede
social” está longe de coincidir com a realidade. Como observa Archippe
Yepmou, presidente da associação Internet sem fronteiras (ISF) (www.internetsansfrontieres.com), o valor do Facebook na bolsa “repousa no abuso de nosso direito ao controle de nossos dados pessoais”.
O peso do
Facebook é proporcional ao grau de intimidade que revelamos com nossas
conexões. Facebook e Google se apoiam quase no mesmo modelo econômico:
quanto mais se sabe sobre os gostos e inclinações dos usuários, mais
dinheiro pode-se fazer com esses dados sem que o usuário tenha dado sua
permissão para tanto. É neste contexto que a associação Internet sem
Fronteiras propõe a criação de um e-sindicato, com o objetivo de
defender os direitos dos usuários do Facebook e de outros mastodontes
digitais que espiam cada um de nossos clics para convertê-los em ouro.
Antonin
Moulart, membro da associação, diz que “a ideia de um sindicato
eletrônico aponta para o estabelecimento de uma relação de força com a
empresa do senhor Zuckerberg para que ele entenda que temos direito a
decidir sobre nossas informações pessoais”. O paradoxo Facebook é
imenso: tornou-se uma ferramenta de intercâmbio com alcance planetário,
mas sua aparente inocência atrai adeptos que prestam voluntariamente a
uma violação impensável de sua vida privada.
Archippe
Yepmou revela, por exemplo, que “nossas agendas são scaneadas pelo
Facebooh através do nosso telefone celular e de nosso correio
eletrônico. A empresa procede também a uma identificação biométrica que
permite ao Facebook reconhecer logos e rostos das fotos sem que o
contribuinte tenha dado sua autorização explícita para isso. A ideia do
e-sindicato quer impor um mediador entre as pessoas e esse roubo da
intimidade. A solução mais simples seria não se inscrever no Facebook,
mas sua necessidade, real ou imaginária, já é um fato consumado. Neste
sentido, a associação Internet sem Fronteiras reconhece que “a posição
monopólica do Facebook fez da empresa um espaço de socialização
obrigatório para toda ou uma parte da população”. Ingressamos neste
espaço virtual-social como ovelhas pacíficas enquanto o lobo estava à
espreita.
Reparar o
erro requer uma consciência universal do valor estratégico e comercial
de nossos dados pessoais assim como de nosso direito de nos opor a que
sejam comercializados. Mas essa consciência está longe, muito longe de
ter sido formada. A capitalização dos dados pessoais está perfeitamente
quantificada no valor do Facebook. Não são suas máquinas ou seu programa
a fonte de sua riqueza, mas sim nossa intimidade. O ingresso do
Facebook na bolsa inaugura outra fase perigosa: “o modelo econômico da
empresa baseado na exploração comercial da vida privada vai empurrar o
Facebook em outra direção ainda mais intrusiva e ameaçadora da
liberdade”, diz a ISF. O Facebook é um autêntico estômago de dados cujo
destino, em grande parte, desconhecemos.
O
contra-poder frente o Facebook e outros sugadores de dados planetários
existe: é, por enquanto, tímido, mas real. Eletronic Frontier
Foundation, Internet sem Fronteiras, a muito oficial CNIL (Comissão
Nacional de Informática e Liberdades, da França), o Controlador Europeu
de Proteção de Dados (CEPD), o Europa versus Facebook, são alguns dos
organismos oficiais ou não governamentais que discutem a maneira de
construir um muro legal entre os cidadãos e empresas como Facebook ou
Google, que lucram com nossa vida. Serão necessários, porém, muitos anos
para que os usuários passem à ação e tomem consciência dos níveis de
exposição a que estão submetidos quando, sem nenhuma garantia de
privacidade, sobem uma foto, manifestam um gosto musical ou a
preferência por uma ou outra marca.
Tradução: Katarina Peixoto
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