Parlamento Europeu apoia admissão da Palestina na ONU
Via Hora do Povo
O Parlamento Europeu, reunido no dia 29, aprovou uma resolução através da qual apoia o pedido de admissão do Estado da Palestina na ONU.
Os parlamentares europeus destacam na resolução que "o direito dos palestinos é inquestionável", assim como o direito de Israel e acrescentam a orientação de que os países atuem unidos "permaneçam unidos em sua atitude diante da demanda legítima do povo palestino".
Ao anunciar a aprovação da resolução, o presidente do Parlamento Europeu, esclareceu que o parlamento tem o "compromisso por uma solução que contemple dois Estados, um Estado de Israel e outro Estado independente da Palestina, vivendo lado a lado, com todas as garantias de paz e segurança".
O parlamento pediu ainda que Israel coloque o fim à construção de novas colônias em Jerusalém e na Cisjordânia.
O documento, aprovado por ampla maioria, reitera seu apoio à solução de dois Estados com base nas fronteiras de 1967 e com Jerusalém como capital de ambos, indicando ainda que as negociações diretas entre as partes envolvidas deveriam retornar imediatamente.
Segundo a informação do ministro palestino das Relações Exteriores, Ryad Al Maliki, oito membros do Conselho de Segurança da ONU já se comprometeram em apoiar o pedido de reconhecimento do Estado palestino como membro pleno da organização.
Seria necessário mais um apoio para que o pedido fosse aprovado no Conselho onde votam também, dentre os países da Europa, a França, Alemanha, Portugal, Bósnia e Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário