Aeroportos: Dirceu quer
a CPI da Privataria, já !
Este ansioso blogueiro,
desde o primeiro momento,
observou que a principal diferença entre a privatização dos aeroportos
de Guarulhos, Brasília e Campinas, no Governo Dilma, e a Privataria no
Governo do Privatizador-Mor, Cerra e seu presidente-mentor, o Farol de
Alexandria, era exatamente essa: a Privataria Tucana.
Cabe
observar, agora, que José Dirceu (o mensalão ainda está por provar-se
diz o Mino Carta), ainda líder do PT, pela primeira vez põe a tropa na
rua e pede a CPI da Privataria.
Por falar nisso, deputado Marco Maia, é bom ser deputado federal ?
E ser ex-deputado – será que dói ?
O
Conversa Afiada foi ao
Blog do José Dirceu e o transcreve: CPI da Privataria, já !
Os tucanos estão inquietos,
desarvorados diante do sucesso do leilão dos aeroportos de Guarulhos,
Brasília e Campinas, do qual participaram 11 consórcios e se chegou a um
ágio médio de 348% acima do preço inicial.
Foi o suficiente para várias
estrelas de plumagem colorida tucana saírem do ninho para criticar as
concessões dos aeroportos. Fazem de tudo para passar à opinião pública a
ideia de que elas são a retomada do processo de privatização que eles
promoveram durante os oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso.
O agora – e de novo –
presidenciável senador Aécio Neves (PSDB-MG), por exemplo, acusa o PT de
copiar iniciativas econômicas da gestão tucana. “Há um software pirata
em execução no Brasil. Porque o original é nosso”, afirmou. Outro
senador tucano, Aloysio Nunes Ferreira Ferreira Filho (PSDB-SP) prefere a
ironia: “Quero saudar esse reposicionamento do PT em relação às
privatizações. Vamos ficar livres da cantilena do PT que a cada eleição
as demoniza”.
E o mais destacado editorial do
principal reforço tucano nessa linha, o Estadão de hoje, tem o título
“A primeira privatização petista”. Entre os tucanos, a mais
entusiasmada com a estratégia de passar a opinião pública que o PT
também privatiza, a economista Elena Landau, em entrevista à Folha de
S.Paulo pontifica: “passei o bastão, a musa das privatizações agora é a
presidenta”. E fulmina: as concessões agora igualam o PT ao PSDB.
Desatinos da gestão tucana
Luiz Carlos Mendonca de Barros –
presidente do BNDES e ministro das Comunicações no governo FHC até faz
reparos. O modelo das concessões dos aeroportos, confessa, “não é o meu
modelo ideal”. Realmente, concordo, não é o mesmo modelo que deu de
presente a Vale e retirou o Estado da telefonia desnacionalizando o
setor.
Toda essa orquestração não
passa de desespero do tucanato frente ao sucesso das concessões feitas
pelos governos do PT. Aliás, há que se diferenciar concessão de
privatização, como bem pontua, hoje, o nosso colaborador José Augusto
Valente, em seu artigo “Governo faz gol de placa em licitação de
aeroportos ”.
Com estas concessões de agora,
apenas repete-se o bom desempenho dos governos dos presidentes Lula e
Dilma Rousseff no setor de rodovias – concedidas mediante exigências
completamente diferentes das estabelecidas nesta área pelo tucanato. E
vêm aí as concessões dos portos e as revisões dos contratos das
ferrovias, onde nunca o poder público investiu tanto.
É bom que se diga, ainda, que
boa parte das ações do governo é feita para consertar desatinos da
gestão tucana. É por isso que hoje assistimos a ampliação dos
investimentos públicos na infraestrutura, em energia, petróleo e gás,
que praticamente não existiram nos oito anos da era FHC.
Arrogância e desespero
Quando os tucanos apresentam as
concessões como “privatizações” – e eles sabem a diferença – e com
apoio de parte da mídia, as consideram prova de que não temos
“capacidade administrativa” e de investir, na verdade apenas externam
seu nervosismo e arrogância.
Comparando-se os dois períodos
(oito anos de tucanato e nove de petismo) os dados e números os
desmentem tranquilamente. No caso dos aeroportos, indicam exatamente o
contrário: foi o governo Lula quem mais investiu na área.
A percepção pode até ser outra –
também, devidamente auxiliada pela mídia – mas porque vivemos um boom de
crescimento do setor com o aumento do número de passageiros. O total de
pessoas que viajam de avião mais do que dobrou na era Lula.
Passaram recibo
Na era tucana o cenário era
outro. O país parou, não crescia, e quebrou duas vezes. O Brasil foi de
pires na mão pedir dinheiro ao FMI. Não investia quase nada em
infraestrutura, e nada em petróleo e gás. Em energia, nem vale a pena
mencionar. O apagão de 2001 fala por si.
Tanto alarde feito pelo PSDB
comprova apenas uma coisa: os tucanos passaram recibo, estão com ciúmes!
Como vemos, o motivo para tanto nervoso é que… o Brasil está dando
certo!
Mas há, ainda, uma outra razão
oculta para os tucanos baterem tanto nos contratos de concessões. Eles
estão de olho é no livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury
Ribeiro Jr., publicado pela Geração Editorial. Toda essa gritaria é para
esconder a privataria tucana denunciada no livro. Com documentos. Esta,
sim, precisa ser investigada e sua história contada…
*PHA
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