Carro voador europeu deve ter versão comercial em 2014
A velocidade máxima no ar e no solo é de 180 km/h
A empresa holandesa PAL-V quebrou a famosa frase de Calderón de la Barca
que diz "os sonhos, sonhos são" ao tornar realidade a fantasia de criar
um carro voador, cuja versão comercial poderia sair à venda em 2014.
"Estamos buscando investidores em todo mundo para conseguir os 10 ou 15
milhões de euros que faltam para lançar a versão comercial do carro
voador, e esperamos que isso ocorra em 2014", disse à Agência Efe, Robert Dingemanse, um dos cofundadores da firma.
O diretor disse estar "orgulhoso de demonstrar que é possível fazer um
carro voador". Nesta semana, após o período de provas, o veículo
realizou um voo inaugural bem-sucedido, com o qual fechou a fase
experimental e abriu a preparação para saída ao mercado.
Na etapa inicial, a empresa contou com um orçamento de 8,5 milhões de
euros, 6 deles fornecidos pelo setor privado e 2,5 provenientes dos
cofres públicos, oriundos dos orçamentos de três ministérios.
O automóvel de ar e terra (PAL-V, em sua sigla em inglês) funciona em
solo como um veículo esportivo, capaz de alcançar 180 km/h e com um
desenho aerodinâmico de três rodas que "combina a comodidade de um carro
com a agilidade de uma motocicleta".
No ar, o PAL-V voa como um girocóptero graças ao movimento gerado por
lâminas situadas na parte superior e ao empurrão de uma hélice dobrável.
A velocidade máxima no ar é também de 180 km/h e a autonomia de voo é
de 350 a 500 km.
"O projeto começou graças ao financiamento do nosso sócio John Bakker,
com o qual pensamos em mudar a forma de voar para poder deslocar de
porta a porta", explicou Dingemanse.
Para pôr em prática a iniciativa, os inventores contaram com
profissionais de alto nível vinculados ao Laboratório Aeroespacial
Holandês e a Universidade de Delft, que se encarregaram de desenvolver a
tecnologia.
A empresa planeja agora poder lançar em 2014 os 30 primeiros modelos ao
mercado e aumentar o fornecimento no primeiro ano a até cem unidades.
"Em um primeiro momento pensamos como possíveis clientes cidadãos
comuns, mas também em profissionais como policiais, médicos e até
empresas de transportes", indicou o diretor.
Para poder dirigir o PAL-V não serão necessárias infraestruturas
especiais, pois o automóvel cumpre com as regulações existentes nos
principais mercados e não requer outro combustível diferente da
gasolina.
Os motoristas interessados deverão tirar não somente a permissão de
dirigir, mas também uma licença privada de vôo. No entanto, há um
complicador maior: o preço. Estima-se que o veículo custará entre 250
mil e 500 mil euros. Portal Terra