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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quarta-feira, fevereiro 19, 2014



CAETANO VELOSO NÃO VAI MAIS ASSINAR COLUNA EM O GLOBO - SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO



JORNAL DA FAMÍLIA MARINHO SÓ NÃO SABE É COMO FAZER PARA MANDAR CAETANO EMBORA. 
Que Caetano Veloso vai 'rodar' não há qualquer dúvida. O conteúdo de sua coluna no último Domingo dia 16/02/2014 - apoiando a pessoa do Deputado Marcelo Freixo - e fazendo pesadas críticas ao comportamento do Jornal, que publicou diversas matérias associando Freixo aos autores do ato de soltar o rojão que vitimou o cinegrafista Santiago Andrade, caiu como uma BOMBA na Redação e soltou estilhaços que foram parar na SALA DO CHEFE.

Não havia como impedir a publicação do texto escrito por Caetano, mas, ficou claro que foi a partir daí que a coisa começou a virar contra a postura do Jornal, que se viu então na obrigação de publicar um EDITORIAL, defendendo sua linha jornalística. A EMENDA FOI PIOR QUE O SONETO, e o jornal teve ainda que, para aparentar uma postura democrática, abrir espaço para a resposta de Marcelo Freixo, que saiu publicada hoje (18/02) e veio MUITO FORTE, quase nocauteando atordoados REDATORES.

Caetano Veloso tem, como ele mesmo já escreveu um interlocutor, que faz a ponte entre ele e o jornal. Caetano não gosta de ser 'monitorado' e nem tem um comportamento "dócil" e previsível como a maioria de colunistas do jornal, alinhados com o pensamento conservador e de extrema direita que O Globo sempre teve. Caetano manifestou o seu desconforto com tudo o que aconteceu, e deixou escapar sua decepção com a postura de muitos dentro do jornal. 

O Globo não quer mais saber de Caetano, só não sabe o que fazer para se livrar dele. "Demissão' agora é algo impensável, ficaria feio demais para o Jornal.

Corre a versão de que, 'muito católica', a família mandou rezar uma missa e fez promessa para TODOS OS SANTOS, rogando aos CÉUS que Caetano peça para sair.

LEIA AQUI O QUE ESCREVEU CAETANO VELOSO

E AQUI A MATÉRIA SOBRE A RESPOSTA DE MARCELO FREIXO AO JORNAL O GLOBO

CAETANO VELOSO ATACA O GLOBO POR CAMPANHA SÓRDIDA CONTRA MARCELO FREIXO

TV GLOBO TEM A PIOR AUDIÊNCIA DE SUA HISTÓRIA - BBB 14 É UM FRACASSO EM TODOS OS SENTIDOS

"Não Vai ter Copa" é gesto de profundo desamor pelo Brasil e por sua gente.

"Não Vai ter Copa" é gesto de profundo desamor pelo Brasil e por sua gente.

Boicotar o Brasil num evento desta grandeza é tentar nos humilhar aos olhos de todo o mundo. O discurso de que o "dinheiro dos estádios deveria ser usado em hospitais e em escolas" não leva em conta que jamais, jamais!!, em cinco séculos de Nação, o Brasil investiu como agora na escola e na saúde. Mais que isso, que este investimento não é absolutamente afetado pelos gastos com a Copa no Brasil.
Agencias internacionais independentes avaliam entre 120 e 160 bilhões de dollares o lucro que a Copa deverá trazer para o Brasil, isso sem falar nas obras de infra estrutura que servirão a todos os brasileiros muito tempo após o término da Copa. Se o Brasil hoje desistisse da Copa, haveria 4 ou 5 países prontos a assumi-la imediatamente.
Por isso acho que o slogan " não vai ter copa" não exprime um sentimento verdadeiro ou uma aspiração cívica. Ele é, simplesmente, um gesto derrotista de profundo desamor pelo Brasil e por sua gente.
antonio veronese
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Maria Lucia Lula Dilma Lemos

Nobel da Paz, Esquivel questiona "intenção de desestabilizar" Venezuela

Os planos para a próxima intervenção militar 'humanitária' na Venezuela bolivariana já devem estar concluídos desde os tempos de Cháves...


Escritor argentino criticou papel dos EUA nos protestos e disse: "Tudo isso para produzir mudanças que não se fazem por meio de eleições"

Em entrevista à imprensa argentina, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel garantiu que "há uma intenção de desestabilizar não apenas a economia como também a ação social e política" na Venezuela. Ao comentar nesta segunda-feira (17/02) a série de protestos e marchas de opositores ao governo de Nicolás Maduro, o arquiteto, escritor e ativista pelos direitos humanos disse também que há uma "investida originada nos Estados Unidos".
"Tudo isso para produzir mudanças que não se fazem por meio de eleições", disse o argentino. Para Esquivel, quem move os "fios dos protestos são os EUA e seus aliados".
Esquivel pediu também maior presença do Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela — em nota divulgada hoje, o Mercosul repudiu a violência e "ameaças de ruptura da ordem democrática" no país. "O Mercosul tem que se fortalecer. Estão muito lentos", disse Esquivel, horas antes da publicação do comunicado do bloco.
O Nobel da Paz ainda elogiou as conquistas sociais da Venezuela, ressaltando que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu o país latino-americano por ter erradicado o anafalbetismo da população.
"Fui até as zonas marginais. Ali, as pessoas não tinham água e nenhum médico se atrevia a entrar para prestar atendimentos. A Venezuela era um país que não produzia nada, era provida pelos EUA. Hoje, a Venezuela tem um integração", disse Esquivel.

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    Apoio a Dirceu desmoraliza Gilmar







Por Altamiro Borges

O ministro Gilmar Mendes, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente FHC e amigo íntimo dos demotucanos, continua irritadinho com as campanhas de apoio aos condenados no midiático julgamento do “mensalão”. Se dependesse dele, a palavra “solidariedade” seria retirada dos dicionários e expurgada da internet. A sua bronca deve crescer ainda mais com o sexto boletim da campanha “Eu apoio Zé Dirceu”, divulgado no final da tarde desta segunda-feira (17). Segundo balanço parcial, 1.794 pessoas já fizeram doações e enviaram comprovantes, o que totaliza R$ 422.766,99. Reproduzo abaixo a íntegra do boletim da campanha organizada pelos “Amigos do Zé”:

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Blog Zé Dirceu

Caras amigas e caros amigos,

Com a colaboração e a solidariedade de vocês, a nossa campanha “Eu apoio Zé Dirceu” continua firme e forte, mas ainda temos uma jornada a percorrer. Pedimos a todos que continuem no esforço para atingirmos o valor da multa de quase um milhão de reais imposta injustamente ao Zé Dirceu.

Amigos e amigas dos 27 Estados do Brasil já fazem parte dessa grande corrente de solidariedade e indignação contra as violações da AP 470. Agora, precisamos intensificá-la e dar um salto na nossa campanha para pagar, o quanto antes, o total de R$ 971.128,92.

Até às 12 horas de hoje (2ª feira, 17/02), foram recebidos e conferidos 1.794 comprovantes de doações, chegando ao valor de R$ 422.766,99.

Além desse valor, está disponível na conta de Zé Dirceu o repasse feito pelos familiares do companheiro Delúbio Soares, na ordem de R$ 143.000,00, referente ao saldo restante das campanhas anteriores realizadas para o pagamento da multa de José Genoino, João Paulo Cunha e do próprio Delúbio. Com esse montante, o valor total da campanha no momento é de R$ 565.766,99.

Precisamos da ajuda de todos para alertar os doadores que eles devem encaminhar seus comprovantes pelo site da campanha. Isso é fundamental para a validação das doações.

Caso você tenha doado e ainda não enviou seu comprovante, acesse o site da Campanha e clique em Como Doar (no cabeçalho do site). No item dois da seção Como Doar, clique em Formulário de Comprovante de Doação e preencha todos os dados do campo da tabela. Depois clique em Envio.

Reforçamos que esse procedimento deve ser feito por todos os doadores, independentemente da forma escolhida para a doação. Por favor, avisem seus contatos sobre essa necessidade. Segue abaixo uma figura que pode ser disseminada nas redes sociais alertando para essa questão:

Amanhã, terça (18.02), publicaremos mais uma atualização com o saldo de doações e o número de doadores. Qualquer dúvida, por favor, falem conosco pelo emailapoiozedirceu@gmail.com

Seguimos juntos na luta.


*ajusticeiradeesquerda

Nietzsche – Eterno Retorno

via carlosmaia



“O maior dos pesos – E se um dia, ou uma noite, um demônio lhe aparecesse furtivamente em sua mais desolada solidão e dissesse: “Esta vida, como você a está vivendo e já viveu, você terá de viver mais uma vez e por incontáveis vezes; e nada haverá de novo nela, mas cada dor e cada prazer e cada suspiro e pensamento, e tudo o que é inefavelmente grande e pequeno em sua vida, terão de lhe suceder novamente, tudo na mesma seqüência e ordem  – e assim também essa aranha e esse luar entre as árvores, e também esse instante e eu mesmo. A perene ampulheta do existir será sempre virada novamente – e você com ela, partícula de poeira!”.  – Você não se prostraria e rangeria os dentes e amaldiçoaria o demônio que assim falou? Ou você já experimentou um instante imenso, no qual lhe responderia: “Você é um deus e jamais ouvi coisa tão divina!”. Se esse pensamento tomasse conta de você, tal como você é, ele o transformaria e o esmagaria talvez; a questão em tudo e em cada coisa, “Você quer isso mais uma vez e por incontáveis vezes?‟, pesaria sobre os seus atos como o maior dos pesos! Ou o quanto você teria de estar bem consigo mesmo e com a vida, para não desejar nada além dessa última, eterna confirmação e chancela” – Friedrich Nietzsche, Gaia Ciência, 341.
Friedrich Nietzsche
O Eterno Retorno talvez seja um dos pensamentos mais conhecidos e importantes de Nietzsche. Procurando encontrar alternativas para fugir do niilismo decorrente da morte de Deus, o pensador alemão invoca a ideia do Eterno Retorno como possibilidade de aceitar e afirmar a vida. O importante não é pensá-lo como uma hipótese cosmológica, mas sim como um desafio ético. Você viveria sua vida mais uma vez e outra, e assim eternamente? Se você fosse condenado a viver a mesma existência infinitas vezes, e nada além disso, como se sentiria?
Este pensamento é um teste, e só os fortes podem suportar. Caso se ame a vida e a frua autenticamente, a ideia do Eterno Retorno é uma benção. Mas caso se esteja esperando pela próxima, guiando sua existência por uma pós-vida, amaldiçoando esta, neste caso, o pensamento de tudo voltar eternamente seria encarado como uma maldição. Para Nietzsche, este pensamento supera todas as religiões e metafísicas porque mantém o centro de gravidade ética no real, não se busca por justificativas além-mundo para valorizar esta existência, ela se justifica por si mesma.
Com a morte de Deus (veja aqui), o mundo perde todos os parâmetros transcendentes em que se guiava. Não temos mais certo e errado, bem e mal como valores que alguma divindade nos revelaria, tudo passa a ser determinado pelo homem, construído e destruído exclusivamente por ele. Pois bem, então a vida não tem sentido fora da própria vida. Se não há valores transcendentes, não há nenhum sentido na vida fora dela mesma, não há uma entidade para julgar nossas ações. O Eterno Retorno coage o indivíduo a dar sentido por si mesmo. Ele se torna criador de valores. Esta capacidade de criar e ser juiz de seus valores é o que justificará sua existência. Ele precisa escolher e criar pensando “quero viver isso eternamente?”.
Sendo assim, a ideia de que tudo pode retornar exatamente igual nos torna infinitamente responsáveis por nossas escolhas e atitudes. Como seremos obrigados a vivê-las infinitas vezes, precisamos fazer o melhor possível, aqui e agora. Precisamos viver de modo que repetir tudo outra vez seja uma benção! A vida não tem sentido? Ótimo! Melhor assim! Já imaginaram como seria se o mundo já estivesse justificado por um decreto divino? Já estivesse tudo decidido por algum ser superior? Por qualquer entidade que seja? Que tédio! Isso sim seria um terrível fardo! Não haveria sentido em criar nada. Portanto, o maior de todos os pesos é também o maior de todos os presentes: a vida não tem sentido! Nós damos sentido a nossas vidas, como um artista que dá sentido a sua obra. Que benção! Temos a chance, esta sim me parece divina, de sermos responsáveis por nossa própria criação. Nietzsche abriu a possibilidade de nos tornamos artistas! Esculpindo-nos como nossa própria obra de arte; dançando a música da vida, não pelo que acontece depois que ela termina, mas pelo prazer do ritmo e da melodia.
"O Eterno Retorno é um princípio seletivo. Em cada momento da vida em que hesitamos, devemos dizer: "escolhamos aquilo que deverá se repetir sem cessar", "prefiramos aquilo que voltará eternamente". E então, tudo se torna simples."
“O Eterno Retorno é um princípio seletivo. Em cada momento da vida em que hesitamos, devemos dizer: “escolhamos aquilo que deverá se repetir sem cessar”, “prefiramos aquilo que voltará eternamente”. E então, tudo se torna simples.”

REDE GLOBO CENSURA VÍDEO QUE IRONIZAVA O "JORNALISMO ISENTO E IMPARCIAL DA EMISSORA"




foi recuperado o video censurado


É ASSIM QUE A GLOBO DEFENDE A DEMOCRACIA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

O YOUTUBE foi obrigado a retirar de exibição o VÍDEO - WILLIAN BONNER É CORRIGIDO AO VIVO - devido ao pedido da REDE GLOBO DE TELEVISÃO, sob a alegação de violação de "DIREITOS AUTORAIS".
O VÍDEO, muito bem feito, CRIATIVO, CRÍTICO, mas sem OFENSAS, e sem qualquer tipo de AGRESSÃO, ainda que CONTUNDENTE, fez uma montagem em cima da edição do JN, e colocou "uma apresentadora" na posição em que Patrícia Poeta fica ao lado de BONNER, corrigindo as afirmações feitas por ele, lendo EDITORIAL em que a emissora aborda o tema MANIFESTAÇÕES DE RUA.


De forma muito CLARA, a "apresentadora", durante 5 minutos, INTERROMPE Willian Bonner (a imagem do jornalista fica congelada) enquanto suas afirmações são contestadas com argumentos convincentes.

Assim, as colocações de BONNER, de que a Globo é isenta, imparcial e prima pela obrigação de bem informar, são, com HUMOR, FINA IRONIA e FIRMEZA, rebatidas uma a uma. Ao final, o vídeo ainda INDICA OUTROS QUATROS, onde se pode constatar que a REDE GLOBO, apoiou de forma descarada a DITADURA de 64 e manipulou diversas vezes a boa informação em seus noticiários.


Por certo o trabalho dos autores do VÍDEO incomodou MUITO a emissora, que ACUSOU O GOLPE e PASSOU RECIBO, ao CENSURAR o trabalho e IMPEDIR através de uma argumentação descabida, que ele continuasse a ser visto.
*Saraiva

terça-feira, fevereiro 18, 2014

    PT do Rio solta nota se solidarizando com o PSoL e o deputado Marcelo Freixo

Conheço o Marcelo Freixo há tempos, minhas enteadas me convenceram a votar nele pela primeira vez há vários anos. Nunca me arrependi, e repeti o voto nele, mesmo depois que ele abandonou o PT, ele e Chico Alencar tem feito jus ao meu voto; 
Em alguns momentos tenho me exasperado com algumas atitudes, Heloísa Helena de braços com a direita celebrando a queda da CPMF nunca me desceu bem pela garganta, nem os afagos de Randolfe à direita em épocas recentes, mas são coisas da democracia, e do jogo partidário.
Não podemos julgar o indivíduo pelas atitudes da agremiação a que faz parte. Temos que entender que o PSOL é, no espectro ideológico, o de maior afinidade com o PT. As atitudes da militância PTista tem me exasperado igualmente, principalmente agora que nosso inimigo comum, a grande mídia de direita, vem descendo o sarrafo no Freixo. 
Nem que fosse só por coerência ideológica, tínhamos que estar, como o PT RJ, contra os jornais (principalmente o  GROBO) e a favor de quem quer que seja que eles queiram demonizar, como fazem com o PT.
Em nota divulgada há pouco pelo PT do Rio de Janeiro acerca do caso envolvendo a morte de Santiago Andrade, o partido registra que o PSoL e Freixo são ”vítimas recentes da sanha da mídia empresarial brasileira, sempre disposta a atacar as ideias, as organizações e as lideranças da esquerda brasileira”. Alguns vão dizer dizer que há neste apoio um cálculo político com vistas à próxima eleição no estado, mas não poderão  negar que é uma atitude exemplar para se pensar o relacionamento entre esses partidos daqui pra frente.
Seria um avanço para o campo democrático se a militância do PT e PSoL, principalmente a atuante nas redes sociais, entendessem esse recado e passassem a se tratar de maneira mais respeitosa.  Segue a nota.

A morte do cinegrafista Santiago Andrade deve servir de alerta para algumas reflexões. Em primeiro lugar, solidarizamo-nos com amigos e familiares da vítima, cuja perda e dor deve ser respeitada, e não espetacularizada ou apropriada por uma ofensiva conservadora. Criticamos duramente a ação de pequenos grupos que substituem a organização popular, o trabalho de base e o debate político pelo uso performático da violência, prestando um desserviço às lutas por mais direitos e pela radicalização da democracia, servindo de pretexto para o aumento da repressão, colocando em risco a integridade dos próprios manifestantes e diminuindo a adesão popular aos movimentos de massa.
Para nós, do PT, a construção de uma sociedade em novas bases é uma tarefa de milhões de pessoas, e ações irresponsáveis e de legitimidade social reduzida não contribuem para a superação das desigualdades que ainda existem em nosso país. No entanto, não concordamos que o episódio que vitimou Santiago – que deve ser devidamente apurado, e processados os responsáveis – sirva como cortina de fumaça para encobrir a escalada de violência policial, que vitimou mais de uma dezena de pessoas, inclusive nas manifestações, ou como pretexto para tentativas conservadoras de alteração na legislação brasileira, como o PL-499 (conhecida como “lei anti-terrorismo”) ou a proposta do secretário estadual de segurança de tipificar o crime de desordem, abrindo perigosas janelas para o aumento da criminalização dos movimentos sociais.
Por último, solidarizamo-nos com o PSOL e o deputado estadual Marcelo Freixo, vítimas recentes da sanha da mídia empresarial brasileira, sempre disposta a atacar as ideias, as organizações e as lideranças da esquerda brasileira, como ocorre sistematicamente contra o PT, sendo a cobertura do julgamento da AP-470 um caso emblemático. Entendemos os ataques desferidos contra o deputado e o seu partido como parte de um processo mais amplo de disputa ideológica – como ficou explícito nos editoriais da imprensa sobre o VI Congresso Nacional do MST, cabendo a todos e todas que lutam por um mundo melhor uma postura mais generosa entre nós e de repúdio à campanha difamatória orquestrada.

Encuentro de Fidel con Frei Betto
En la tarde de ayer, el compañero Fidel y el prestigioso intelectual brasileño Frei Betto, sostuvieron una prolongada conversación sobre diversos temas, en particular, acerca de la coyuntura internacional y, especialmente, sobre las manifestaciones juveniles que tienen lugar en diversas partes del mundo.

El encuentro transcurrió en el clima que caracteriza las fraternales relaciones, desde hace decenas de años, entre Fidel y Betto.
*gramma
*CelinaRamosMello