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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quinta-feira, dezembro 05, 2013

"Pela democratização dos meios de comunicação! O mundo não é mercadoria, as mulheres também não!"



O “caça às mulatas”: " Na tela da TV explorando o meu corpo A gente não se vê na Globo"

O “caça às mulatas” e a luta feminista
A mídia brasileira desempenha papel fundamental na manutenção do racismo e machismo. Nas últimas três semanas as mulheres negras ocuparam o horário nobre na TV aos domingos, (o que não é nada comum), enquanto a Rede Globo realizava sua “caça as mulatas” para eleger a nova Globeleza. Não, isso não é fantástico.
O corpo das mulheres negras é constantemente hipersexualizado nas TVs, seja nas propagandas, novelas, nos programas de esporte ou auditório. A mercantilização da nossa sexualidade é naturalizada para que as mulheres sejam cada vez mais exploradas.
Nesse concurso tentam mais uma vez nos afirmar como coisas, objetos sexuais, sendo assim, nulas de vontade, nascidas para atender ao desejo masculino. Um lucrativo produto vendido nas propagandas, no Carnaval, nas Copas do Mundo e esquinas das avenidas.
A luta das mulheres contra a opressão, exploração e pela liberdade, é histórica e cotidiana. Ao falarmos da formação social e econômica do Brasil, falamos de uma história de resistência e enfrentamento de mulheres indígenas e negras contra um sistema que estuprou, explorou e destruiu muitos povos.
Para as mulheres negras, que vieram na condição de escravizadas, inferiores e subalternas, eram reservados três destinos: escrava sexual, reprodução de mão de obra e exploração da força de trabalho. Além disso, a cultura, a beleza e identidade do povo negro e indígena foram negadas, destruídas e criminalizadas.
Estamos falando de um sistema de dominação que tem no cerne da sua estrutura o racismo e o patriarcado - anteriores ao capitalismo, mas muito bem apropriados por ele - e que tem como um dos principais agentes de manutenção, os meios de comunicação hegemônicos.
A mercantilização do corpo das mulheres é representado pela grande mídia como valorização. O concurso para eleger a nova Globeleza foi um desses momentos em que se afirmou em rede nacional: “Viram como não somos racistas? Estamos aqui cultuando esse lindos corpos negros”. Eles querem que vejamos a exploração dos nossos corpos como um elogio. Para nós, não é elogio, é exotificação. Quando não somos objetos sexuais ideais, tornamo-nos as indesejáveis, por vezes tratadas como feias e nojentas, nossos corpos sofrem ojeriza quando não enquadradas no papel de “mulata” sensual e provocante, ou então, o lugar que nos cabe é permanecer como empregadas domésticas, à serviço dos patrões no quartinho dos fundos, ou melhor na senzala do século 21.
A Globo, com seu discurso mentiroso de inclusão, atua na lógica da omissão e naturalização da violência sistêmica que recai sobre o povo negro, sendo vetor principal da criminalização e extermínio da juventude negra, da invisibilização do trabalho doméstico e da culpabilização da mulher pela violência sofrida. Quem ganha com tudo isso? Certamente não é a classe trabalhadora.
A Globeleza é mais uma vez a reprodução de um lugar e papel que só acumulam para a burguesia. Não é assim que queremos nos ver na televisão! A Globeleza não representa os anseios das mulheres negras, trabalhadoras e lutadoras. A Globeleza não é a afirmação da identidade, nem da cultura e muito menos da beleza do povo negro.
Nós identificamos e apontamos a Rede Globo e suas filiais como inimigas das mulheres e instrumento da classe dominante patriarcal e racista. Não é demais lembrar que o império das telecomunicações da família Marinho, aqui na Bahia da família Magalhães, no Maranhão da família Sarney … (poderíamos aqui citar inúmeros estados), foram construídos principalmente na ditadura militar, roubando o dinheiro do povo brasileiro e derramando o sangue de lutadoras e lutadores.
Compreendemos que para desmontar e destruir esse sistema de exploração, a democratização dos meios de comunicação é questão estratégica e fundamental. Queremos que as trabalhadoras  possam pensar e produzir seus próprios meios de comunicação. Só assim seremos de fato representadas. Seguiremos em marcha lutando contra a mercantilização dos nossos corpos e vidas! Nossa resistência é a reação!
Pela democratização dos meios de comunicação! O mundo não é mercadoria, as mulheres também não!
Anaíra Lobo, Gabriela Silva e Maíra Guedes - Militantes do Núcleo Negra Zeferina da Marcha Mundial das Mulheres - Bahia
*mariadapenhaneles

quarta-feira, dezembro 04, 2013

50 anos da experiência de Paulo Freire em Angicos

Link to Jornal A Verdade

50 anos da experiência de Paulo Freire em Angicos

50 anos da experiência de Paulo Freire em AngicosTodos sabem a importância de Paulo Freire para educação, mas ainda poucos conhecem sua experiência na cidade de Angicos.
Angicos é uma cidade pequena do Rio Grande do Norte, na qual Paulo Freire implementou um projeto de alfabetização para 380 trabalhadores, que ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”.
Paulo Freire foi convidado para este trabalho em 1962 e em 24 de janeiro de 1963, houve a primeira aula regular do projeto sobre o tema: “Conceito antropológico de cultura”, iniciando a primeira das “Quarenta horas de Angicos”.
Em 2 de Abril, houve a quadragésima hora de aula dada, com a presença do presidente da República João Goulart.
Para Freire, primeiro vem a leitura do mundo e depois a formação das palavras. O diálogo é parte essencial do processo educativo, e não a aula discursiva. A educação é vista como uma forma de desocultar a ideologia dominante.
Em maio de 1963, houve a primeira greve em Angicos. Os fazendeiros chamavam a experiência de Paulo Freire de “praga comunista.”
A experiência de Angicos foi levada para outras cidades como “projeto-piloto” do Programa Nacional de Alfabetização que seria iniciado em 1964.
Este exitoso projeto foi interrompido pelos carrascos do Golpe Militar de 1964. Freire partiu para o exílio no Chile no mesmo ano. Em Angicos, com medo, muitos educandos e educadores queimaram e enterraram seus cadernos. A experiência foi encerrada. Algumas pessoas que participaram dela também foram presas durante a Ditadura Militar.
Antes de partir para o exílio Paulo Freire foi preso e passou 70 dias na cadeia, acusado de “comunista e subversivo”. Na prisão, um dos oficiais responsáveis pelo quartel solicitou a Paulo Freire para alfabetizar alguns recrutas e ele explicou que estava preso por alfabetizar.
Angicos nos lembra que ainda em 2013 o analfabetismo não foi erradicado em nossa nação. Angicos nos lembra que os algozes da Ditadura que tanto mal fizeram ao país ainda conseguiram acabar com o projeto de alfabetização que Paulo Freire tinha para o país. Aos que defendiam a ditadura e aos que a defendem até hoje, o importante é que a os trabalhadores permaneçam de olhos vendados.
Carolina de Mendonça, São Paulo

“O Uruguai é Aqui”: Manifestação pela legalização da maconha, do aborto e do casamento gay

1477421_622059801190536_47454806_n O Coletivo Desentorpecendo a Razão, juntamente à Associação Cultural Cannábica de São Paulo e organizadores da Marcha da Maconha de São Paulo realizam no próximo domingo, dia 8 de dezembro, a manifestação “O Uruguai é Aqui” para comemorar a legalização da cannabis, do aborto e dos direitos homoafetivos no Uruguai. O objetivo é celebrar os avanços sociais que o país vizinho conquistou no período de um ano, entre 2012 e 2013, e protestar contra o conservadorismo que paira sobre o território brasileiro em relação a tais temáticas.
De acordo com informações da página do evento no Facebook, o encontro dos participantes da manifestação será no ponto de acesso entre a Rua da Consolação e o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como “Minhocão”, na região central de São Paulo, a partir das 15h.
Dentre as atividades programadas para a manifestação, estão a realização de rodas de conversa sobre legalização das drogas, do aborto e do casamento homoafetivo, além de apresentações de música, dança e teatro. Para o encerramento, foi marcado um beijaço a ser realizado como cerimônia simbólica de casamento coletivo.
Para mais informações sobre a manifestação, visite a página do evento no Facebook pelo link: https://www.facebook.com/events/400167216780512/
PROGRAMAÇÃO
15h
- Hasteamento da bandeira uruguaia;
- Grafite;
- Grupo de palhaços;
- Oficina de cartazes;
- Música temática;

16h20
- Rodas de conversa sobre legalização das drogas, do aborto e do casamento homoafetivo;

17h42
- Banda Chaiss na Mala;
- Banda Emblues;
- Grupos de dança e teatro;

18h33
- Cerimônia simbólica de casamento coletivo e beijaço;
- Intervenção de redução de danos.

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Coca-Cola: usos mostram que ela não é para o consumo humano



Coca-Cola é a marca mais valiosa da história. Porém, alguns fatos mostram que ela também pode ser a mais perigosa para o consumo humano

Coca-Cola é a marca mais valiosa na história, e " Coca- Cola" é a segunda palavra mais reconhecida do mundo depois de "Olá". 
No entanto, a própria bebida mostra ser um veneno absoluto para o metabolismo humano. 
A Coca-Cola está muito próxima do nível de acidez do ácido de bateria e, conseqüentemente, ela muitas vezes pode limpar locais melhor do que muitos produtos de limpeza tóxicos por ai. 
É mais barato e mais fácil comprar Coca-Cola em alguns países do terceiro mundo do que ter acesso à água limpa. Acredite. 
A marca Coca-Cola usa "relações públicas de propaganda " para convencer os consumidores e nações inteiras que se trata de uma "empresa ambiental ", quando na verdade ela está ligada à poluição, escassez de água, e da doença. 
As pessoas que consomem refrigerantes como a Coca-Cola tem um aumento de 48 % no risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, em comparação com pessoas que não bebem refrigerantes em todas refeições ou não bebem todos os dias. 
Um estudo publicado na revista Respirology revela que o consumo de refrigerantes também está associado a doenças do pulmão e distúrbios respiratórios como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 
A carbonatação na Coca-Cola faz com que a perda de cálcio nos ossos ocorra através de um processo que envolve 3 fases: 
A carbonatação irrita o estômago. 
2º O estômago "cura" a irritação da única maneira que sabe. Acrescentando o único antiácido à sua disposição: o cálcio. Ela recebe este a partir do sangue. 
3º O sangue, agora acessível em cálcio, repõe o seu fornecimento a partir dos ossos. Se ele não fizer isso, a função muscular e cerebral seria severamente prejudicada. Mas, a história não termina aí. Outro problema que a coca oferece, é também conter o ácido fosfórico (não a mesma que a carbonação, o dióxido de carbono, que é misturado com a água). 
Ácido fosfórico também causa um impacto contra o cálcio no corpo humano. 
Assim, a Coca-Cola amolece seus ossos (na verdade, torna-os fracos e quebradiços) de 3 maneiras: 
1º A carbonatação reduz o cálcio nos ossos. 
2º Ácido fosfórico reduz o cálcio nos ossos. 
3º A bebida substitui uma alternativa contendo cálcio, como o leite ou água. Leite e água não são excelentes fontes de cálcio, mas são fontes. O câncer de esôfago era muito raro duas gerações atrás - agora, é comum. 
O mecanismo de base funciona da seguinte maneira: 
Danos mecânicos às células são fatores de grande risco para o câncer. É por isso que as partículas de amianto, por exemplo, podem causar câncer de pulmão. 
Todos os refrigerantes causam refluxo ácido ( o ácido do estômago subindo passado a válvula do esôfago ). Esta é mais pronunciada quando o corpo está na horizontal (como no sono) , mas o volume da Coca-Cola e refrigerantes consumidos nos EUA mostram que o refluxo ácido é bem além do ponto de perigo. 
Toda vez que você ingerir uma bebida gasosa, você está obtendo ácidos arrotos para o esôfago. Mas o quanto é demais? 
A pesquisa não diz onde o limite é - isso só mostra que a maioria de nós tem um nível a ser respeitado. 
Ácido stomach dissolve o tecido - esse é o seu propósito. 
O revestimento do estômago não se estende para o esôfago , assim o esôfago inferior fica danificado pelo ácido muito mais freqüentemente em usuários de refrigerantes do que em pessoas que não tomam . Isso resulta em um aumento radical na mutações celulares , juntamente com um nível muito mais elevado de radicais livres. 
Para mostrar que a Coca-Cola não é para o consumo humano , aqui estão algumas maneiras práticas em que você pode usar a Coca-Cola como um produto de limpeza doméstica: 
Remove manchas de graxa das roupas e tecidos 
Remove ferrugem; métodos incluem o uso de tecido embebido em Coca-Cola, uma esponja ou até mesmo uma folha de alumínio. 
Também solta parafusos enferrujados Remove manchas de sangue , de roupas e tecido. 
Limpa manchas de óleo a partir de um piso de garagem , deixe a mancha de molho , mangueira fora.
Mata lesmas e caracóis , assim como outros ácidos. 
Limpa panelas queimadas , deixe a panela de molho na Coca-Cola, depois enxague. 
Limpa manchas de difícil remoção em chaleiras ( mesmo método com as panelas queimadas ) 
Limpa terminais de baterias de automóveis por vazamento de uma pequena quantidade de Coca-Cola sobre cada um. 
Limpa motor, distribuidores de Coca-Cola têm usado esta técnica há décadas. 
Faz tostões brilharem ; 
Imergir os tostões antigos em Coca-Cola irá remover as manchas 
Limpa telha argamassa ; derrame sobre chão da cozinha , deixe por alguns minutos , e depois limpe. Remove manchas na louça .
Tem uma piscina suja? Adicionando duas garrafas de 2 litros de Coca-Cola você à limpa. 
Você pode remover ( ou desaparecer ) tintura de cabelo derramando Coca diet por cima. 
Remove manchas de marcador de tapete. Aplicando a coca, lave e em seguida limpe com água e sabão irá remover as manchas de marcadores .
Limpa o vaso sanitário ; derrame em torno tigela , deixe por um tempo, dê descarga . 
(Tradução de Folha Social, fonte original) 
Leia mais: http://comunicatudo.blogspot.com/2013/12/coca-cola-usos-mostram-que-ela-nao-e.html#ixzz2mLwnqjgX Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives 
do Blog Comunica Tudo
*cutucandodeleve

GLOBO QUER AGORA EVITAR EMPREGO DE DIRCEU



Depois de fazer campanha pela prisão do ex-ministro da Casa Civil, Rede Globo agora tenta evitar que ele seja empregado num hotel em Brasília; reportagem do Jornal Nacional aponta que o Hotel Saint Peter era administrado por uma empresa estrangeira, que tinha como proprietário um panamenho que mora em um bairro pobre daquele país; depois da reportagem, Paulo Masci de Abreu, um dos sócios do hotel, adquiriu o controle acionário do Saint Peter; reportagem, no entanto, não conseguiu estabelecer vinculação direta com José Dirceu

3 DE DEZEMBRO DE 2013

247 - A Rede Globo, através do Jornal Nacional, publicou reportagem, exclusiva, contra os proprietários do hotel Saint Peter, que se ofereceu emprego ao condenado na Ação Penal 470, José Dirceu. O JN, encontrou o suposto presidente da empresa administradora do hotel de Brasília que ofereceu o salário de R$ 20 mil ao ex-secretário da Casa Civil. A reportagem mostra que o homem mora em uma área pobre, no Panamá. E trabalha como auxiliar de escritório em uma empresa de advocacia.

O telejornal destaca que um dos sócios do hotel, Paulo Masci de Abreu, é irmão de José Masci de Abreu, presidente do PTN, informação que já foi divulgada pela grande mídia. Mas a reportagem aponta que Paulo Masci de Abreu é apenas um sócio minoritário. Tem uma cota, no valor de R$ 1, como mostra um contrato social. Todas as outras cotas, que somam R$ 499 mil, pertencem à uma empresa estrangeira, Truston International Inc, com sede na cidade do Panamá. 

A Globo foi então atrás desta empresa e descobriu que o presidente da Truston é um cidadão panamenho, José Eugenio Silva Ritter. Ele também aparece ligado a mais de mil empresas em um site criado por um ativista anticorrupção. O procurador da Truston no Brasil, como mostra o contrato do hotel Saint Peter, é Raul de Abreu, filho de Paulo Masci de Abreu, que disse à reportagem que José Eugênio Silva Ritter é um empresário estrangeiro que foi apresentado por meio de um advogado. Também afirmaram que a empresa presta contas a José Eugênio regularmente.

No Panamá, o JN localizou o presidente da empresa que administra o hotel Saint Peter, que mora em uma rua de um bairro pobre na periferia da Cidade do Panamá. Ele estava lavando o carro na porta de casa quando a reportagem chegou. Ritter disse que trabalha em um escritório de advocacia, o Morgan y Morgan, há mais de 30 anos. E reconheceu que aparece mesmo como sócio de muitas empresas mundo afora. E que isso ocorreria justamente por ele trabalhar na Morgan y Morgan. 

Ao JN, a advogada de Paulo Masci de Abreu, Rosane Ribeiro, informou que a sócia majoritária da Truston International é a nora dele, a empresária Lara Severino Vargas, e que ela vendeu a Paulo de Abreu o controle acionário do hotel Saint Peter. 

Embora a reportagem tenha um teor que pode ser considerado grave, não há qualquer acusação direta que caia sobre José Dirceu.
*Justiceira de Esquerda

GRANDEZA E HUMILDADE: EX-GUERRILHEIRO JOSÉ GENOINO RENUNCIA AO MANDATO E SE FORTALECE AINDA MAIS NO CORAÇÃO DE MILHÕES DE MILITANTES

O Deputado José Genoino (PT-SP), um dos parlamentares mais atuantes desde a redemocratização, acaba de anunciar uma decisão que revela desprendimento e grandeza: renunciou ao mandato e evitou que a Câmara se visse forçada a cassá-lo, num ato que aviltaria a história da própria casa; comunicação foi feita pelo vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), durante reunião da Mesa Diretora; discussão sobre aposentadoria também se torna inócua.

Agência Câmara - O deputado licenciado José Genoino (PT-SP) apresentou há pouco a carta de renúncia de seu mandato parlamentar à Mesa Diretora. A comunicação foi feita pelo 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Andre Vargas (PT-PR), durante reunião da Mesa, um pouco antes da decisão final sobre a abertura ou não de processo de cassação de seu mandato.
O 2º secretário da Mesa, deputado Simão Sessim (PP-RJ), acrescentou que o pedido oficial de renúncia foi apresentado quando a votação da cassação já havia iniciado e a maioria dos votos era para a abertura do processo.
O diretor-geral da Câmara, Sergio Sampaio, disse que, mais tarde, vai divulgar comunicado oficial sobre a possível aposentadoria ou não do agora ex-deputado.

Leia a carta de renúncia de Genoino:


terça-feira, dezembro 03, 2013