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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quarta-feira, junho 29, 2011

AL: Só o Brasil omite fatos ocorridos durante a ditadura

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, afirmou nesta segunda que o projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade deverá ser votado antes do recesso parlamentar na Câmara dos Deputados. “Estamos com a expectativa de que este projeto seja votado na Câmara dos Deputados antes de julho”, disse a ministra.
O projeto que cria a Comissão da Verdade está em tramitação no Congresso Nacional desde maio do ano passado. O governo federal tenta aprovar o texto original com urgência urgentíssima na Câmara. Militantes de direitos humanos defendem a revisão do texto, alterando questões como a composição da comissão e o período histórico que será investigado.
Maria do Rosário participou pela manhã, em Porto Alegre, do lançamento da campanha “Rio Grande sem Homofobia”, no Palácio Piratini, e da Rede Estadual de Direitos Humanos, na sede do Ministério Público. À noite, a ministra participa do ato de criação do Comitê à Memória, à Verdade e à Justiça, na Assembleia Legislativa.
“A criação dos chamados Comitês da Verdade visam a contribuir para a aprovação do projeto de lei que vai instituir a Comissão Nacional da Verdade, além de acompanhar sistematicamente os trabalhos que serão realizados pela comissão”, explicou Maria do Rosário.
O Brasil é um dos únicos países da América Latina que ainda não divulgou informações de fatos ocorridos durante a ditadura militar, tais como torturas, mortes, desaparecimento forçados e ocultação de cadáveres. O Comitê pela Verdade que foi lançado nesta segunda em Porto Alegre, já é décimo sexto instaurado no país.

Com Rede Brasil

Dilma fez um gol na banda larga:Em seis meses de governo,uma negociação com as teles levará a internet ao andar de baixo


O GOVERNO DESATOU o nó da expansão do acesso à internet de banda larga em todos os municípios brasileiros. No anedotário de Brasília, essa iniciativa era conhecida como “Xodó 2.0″ de Dilma Rousseff. É boa notícia para ninguém botar defeito. Depois de uma negociação com as operadoras, chegou-se a um acordo pelo qual até 2014 todas as cidades brasileiras terão conexões rápidas. Cumprida a meta, será uma das joias da coroa do atual governo. O serviço, com 1 megabyte de velocidade, custará R$ 35 por mês, ou R$ 29, caso os governos estaduais abram mão da cobrança do ICMS.Leia aqui a matéria completa
*osamigosdopresidentelula

Que Luxo é a Guerra para USA

Tempestade no deserto. Mas com ar condicionado…

Tendas climatizadas numa base americana no Iraque: bilhões de dólaresO site Europa Press publica uma curiosa reportagem, dizendo que o ar-condicionado para as tropas dos EUA no Iraque e no Afeganistão tem um custo de 20,2 bilhões de dólares por ano, cerca de 14.150 milhões de euros, mais do dobro do orçamento da NASA.
A cifra, sempre absurda, passa a ser crível quando se considera uma década de guerra e centenas de milhares de soldados.
O custo seria derivado de gastos com condicionadores de ar, muitas vezes ligados a tendas individuais e do transporte de gás a partir destes dispositivos a lugares remotos, que envolve aviões, helicópteros e, sobretudo, escolta armada, segundo disse o disse o general reformado Steven Anderson à National Public Radio, dos EUA, em entrevista que você pode ouvir aqui, em inglês.
Anderson – que era o chefe da logística para o Iraque o general David Petraeus, agora comandante das forças dos EUA no Afeganistão -lembrou que, além destes custos, deve ser considerado que, para levar combustível para os geradores de eletricidade que alimentam os aparelhos, em lugares remotos do Afeganistão, a gasolina era aerotransportada a Karachi, no Paquistão, e daí enfrentava uma viagem de 800 milhas (1.300km) por estradas que, segundo ele, “eram trilhas de cabra melhoradas”.
A covardia desta querra da maior potência militar do planeta e seus recursos ilimitados contra populações miseráveis perdidas no deserto e nas montanhas não menos desérticas daquela parte do planeta é gritante até no ar que cada um respira.
O sol nasceu para todos, mas agora só esturrica os mais pobres.
*Tijolaço

Seminario Debate desafios de Cuba

*tijolaço


ALEIDA GUEVARA PÕE O DEDO NA FERIDA

http://www.pco.org.br/banco_arquivos/conoticias/imagens/18437.jpg.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSp3SiyJ5jMC0Htvs_BLCSd1wJeF12m7WGlddC7B1ynlg5J--l7A&t=1

A médica cubana, Aleida Guevara, elogiou o Movimento dos Sem-Terra, “o movimento social mais importante da América Latina”, segundo ela. “Se pudesse dar um único conselho ao povo brasileiro, a partir da experiência socialista cubana, seria que vocês façam a reforma agrária. Não é possível que a maior parte das terras deste imenso país seja mantida nas mãos de apenas 17 famílias”, concluiu a herdeira de Che Guevara.


http://img510.imageshack.us/img510/423/mstacusamosostrspoderesad4.jpg.*militanciaviva

Lição de economia: custo nada tem a ver com preço.

Nosso comentarista Tovar Fonseca adiantou-se e leu a segunda parte da reportagem sobre o gigantesco “lucro Brasil” das montadoras de veículos, escrita por Joel Silveira Leite, no UOL, e que se comentou ontem aqui.
O trecho final da matéria é estarrecedor e dispensa qualquer comentário:
Para o presidente da PSA Peugeot Citroën, Carlos Gomes, os preços dos carros no Brasil são determinados pela Fiat e pela Volkswagen. “As demais montadoras seguem o patamar traçado pelas líderes, donas dos maiores volumes de venda e referência do mercado”, disse.
Fazendo uma comparação grosseira, ele citou o mercado da moda, talvez o que mais dita preço e o que mais distorce a relação custo e preço:
“Me diga, por que a Louis Vuitton deveria baixar os preços das suas bolsas?”, questionou.
Ele se refere ao “valor percebido” pelo cliente. É isso que vale.
“O preço não tem nada a ver com o custo do produto. Quem define o preço é o mercado”, disse um executivo da Mercedes-Benz, para explicar porque o brasileiro paga R$ 265.00,00 por uma ML 350, que nos Estados Unidos custa o equivalente a R$ 75 mil.
“Por que baixar o preço se o consumidor paga?”, explicou o executivo.
Sobra dinheiro nas duas pontas desta equação do consumo de alto luxo, até porque ali falta imposto. Mas a regra que praticam é diferente para os consumidores de classe média? E será que esta genial “ciência econômica” é exclusiva dos executivos das montadoras? Em quantos produtos não estará sendo aplicada a “máxima” de “por que baixar o preço se o consumidor paga?”
*Tijolaço

terça-feira, junho 28, 2011

Aldo Rebelo ontem no Roda Viva

Muito bom o comentário sôbre o Partido Republicano em 200anos nos Eua já governou mais que qualquer partido comunista no mundo, e que lá só 2 partidos governam , um é Coca Cola o outro Pepsi Cola, GUARANÁ NÃO ENTRA kkkk

Deleite