Palestino na ONU: chegou a hora
Leia no New York Times:
O ponto mais aplaudido de Abbas, Presidente da Autoridade Palestina, foi quando mostrou a copia da carta que tinha acabado de entregar ao Secretario Geral da ONU em que pede o reconhecimento pleno da Autoridade Palestina pela ONU.
Clique aqui para ler a reportagem do Estadão
Abbas pede reconhecimento de Estado palestino pleno em discurso
‘Chegou a hora de o povo palestino conquiestar sua liberdade’, disse o líder na Assembleia-Geral
NOVA YORK – O presidente da Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas), entregou nesta sexta-feira, 23, às lideranças da Organização das Nações Unidas (ONU) um pedido formal para o reconhecimento do Estado palestino, ignorando as pressões dos Estados Unidos e de Israel para abandonar a iniciativa. Abbas ainda pediu, durante seu discurso na Assembleia-Geral, que os israelenses “negociem a paz”.
Durante meses, Abbas reiterou que levaria o pedido ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o encontro. Washington e Tel Avi, porém, rejeitam a iniciativa. Os americanos advogam pelo retorno das negociações de paz antes do estabelecimento da Palestina, enquanto os israelenses acreditam que o pedido serve apenas para deslegitimar o Estado judeu.
Em seu discurso, Abbas disse que os palestinos continuariam a resistir pacífica e popularmente a ocupação israelense e advertiu que a construção de assentamentos nos territórios palestinos ocupados ameaça a solução dos dois Estados e a sobrevivência de seu governo, a AP.
*PHA
Chegou o tempo da primavera palestina
ABBAS, NA ONU: "TEMOS UM OBJETIVO: SER. E SEREMOS!"
'Nos últimos anos temos batido em todas as portas e recorrido a todos os caminhos; esperamos um papel ativo da ONU para a paz em nossas região. Há que conquistar direitos e legitimidade para os palestinos...Não queremos isolar Israel, queremos conquistar legitimidade para o povo da Palestina...Estendemos nossa mão ao governo israelense e ao seu povo para lograr a paz; construamos pontes em lugar de controles e muros.
Não creio que ninguém que tenha consciência possa negar nossa petição de ser um Estado independente. É inaceitável: somos o último povo que vive sob uma ocupação...Depois de 63 anos de sofrimento chegou a hora decidir: já basta, já basta, já basta! Chegou o tempo da primavera palestina: a hora da independência. Temos um objetivo: ser. E seremos! Chegou a hora para o meu valente povo viver livre em um Estado independente'
(Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em seu discurso na ONU em defesa da criação do Estado Palestino, nas fronteiras de 1967)
(Carta Maior; 6ª feira,23/09/ 2011)
*esquerdopata
Nenhum comentário:
Postar um comentário