Apertando, ninguém foge
A nossa imprensa, que tem o estranho hábito de prever que o fim do mundo é na próxima esquina.
Foi assim no caso da taxação da entrada de capital financeiro no país. Taxou-se, e ninguém fugiu.
Agora, a história de repetiu no caso das importações de veículos.
A Folha, hoje, dá conta que pelo menos duas – a Hyundai e a BMW – já discutem com o governo uma atenuação do regime tributário em troca de instalação de unidades aqui. E a chinesa JAC estuda fazer o mesmo.
Obvio, ninguém quer ficar fora do quarto – ou quinto, isso muda de posição toda hora - mercado automotivo do planeta, como você vê na tabela.
Claro que vão continuar a alegar isso e aquilo. E tentar um regime mais suave, nacionalizando itens de menor complexidade – estofamento e forração, rodas, escapamentos, vidros, tubos, fiação, etc - onde é mais fácil e rápido conseguir fornecedores nacionais.
Nada errado em abater o percentual que nacionalizarem do IPI extra, desde que isso seja feito, como se pretende, dentro de um cronograma que atinja os setores de maior complexidades, commo motorização, câmbio e eletrônica embarcada.
Apertando, em lugar de fugir, é que eles vêm.
*Tijolaço
Foi assim no caso da taxação da entrada de capital financeiro no país. Taxou-se, e ninguém fugiu.
Agora, a história de repetiu no caso das importações de veículos.
A Folha, hoje, dá conta que pelo menos duas – a Hyundai e a BMW – já discutem com o governo uma atenuação do regime tributário em troca de instalação de unidades aqui. E a chinesa JAC estuda fazer o mesmo.
Obvio, ninguém quer ficar fora do quarto – ou quinto, isso muda de posição toda hora - mercado automotivo do planeta, como você vê na tabela.
Claro que vão continuar a alegar isso e aquilo. E tentar um regime mais suave, nacionalizando itens de menor complexidade – estofamento e forração, rodas, escapamentos, vidros, tubos, fiação, etc - onde é mais fácil e rápido conseguir fornecedores nacionais.
Nada errado em abater o percentual que nacionalizarem do IPI extra, desde que isso seja feito, como se pretende, dentro de um cronograma que atinja os setores de maior complexidades, commo motorização, câmbio e eletrônica embarcada.
Apertando, em lugar de fugir, é que eles vêm.
*Tijolaço
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