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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quinta-feira, maio 21, 2015

Pepe' Mujica: el hombre que cambió la forma de hacer política

'Pepe' Mujica: el hombre que cambió la forma de hacer política

Una leyenda viva




"Soy de los hombres que creen que lo mejor siempre está por venir."



Con esas palabras deja la presidencia de Uruguay José 'Pepe' Mujica. Sin embargo, las bases de ese futuro mejor han sido sentadas por el mismo presidente. 'El mandatario más humilde del mundo' e ídolo para muchos latinoamericanos, se va con un fuerte y consolidado legado y el reconocimiento sincero del pueblo uruguayo. 

Mujica, de 79 años, ha permanecido en el máximo cargo desde el 1 de marzo de 2010. Este 1 de marzo deja oficialmente la Presidencia en manos de Tabaré Vázquez, quien asumirá el poder en Uruguay.

"José Mujica está por delante de su tiempo".
La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff.
Mujica nació el 20 de mayo de 1935 en Montevideo, en el seno de una familia humilde y de descendientes vascos. En su juventud, militó para el grupo político tradicional uruguayo Partido Nacional, llegando a ser secretario general de la Juventud del mismo. 

AGENCIA CAMARATRES / AFP

A mediados de los 60 fundó el Movimiento de Liberación Nacional-Tupamaros (MLN-T), con el que participó en operativos guerrilleros. En esa temporada fue baleado, cayó prisionero cuatro veces donde fue sometido a torturas brutales y pasó un total de casi 15 años en prisión. En 1985, con el retorno de la democracia al Uruguay, fue puesto en libertad junto a otros presos políticos favorecidos por una amnistía.


"Estaré a la orden de la causa de la unidad de América Latina esté donde esté y no me voy a callar. Voy a seguir batallando porque estaremos juntos o estaremos vencidos y es una torpeza que no lo entendamos".


Pasados unos años, creó junto con otros representantes del MLN y sectores de izquierda el Movimiento de Participación Popular (MPP) en el seno de la coalición Frente Amplio. Desde entonces el humilde político ascendió por la escalera política. Ocupó el cargo de diputado, senador, y como ministro de Ganadería, Agricultura y Pesca. A finales de 2009, el pueblo uruguayo lo eligió como su presidente para el período 2010 - 2015.

"Soy un campesino, en mi manera de pensar, de ver la vida y la naturaleza"


Proyecto especial de RT: 'Un día con...'

En realidad vive en el campo, rodeado de cultivos, perros y gallinas... Una vida casi imposible de imaginar para cualquier mandatario. En el proyecto de RT ‘Un día con…’ la abogada y escritora Eva Golinger pasó un día con el presidente de Uruguay, acompañándole en su asombrosa agenda cotidiana y presenciando la austeridad y sobriedad de su día a día.
Por su estilo informal y campechano, 'Pepe', llamado también como 'el presidente más pobre del mundo', conquistó a los ciudadanos uruguayos y a los pueblos de otros países. Su filosofía de vida y el modo de vivir modesto, en contraste con otros presidentes, atrajo la atención.

"Es el último héroe que acepto como un héroe en el mundo de la política. (…) Es extremadamente inteligente y rápido. Un hombre que cree en las ideas y en que necesitamos un nuevo mundo"
El cineasta serbio Emir Kusturica.

Las lecciones de vida del carismático presidente uruguayo


Una de las iniciativas regionales más importantes de Mujica fue aunar esfuerzos para mejorar la integración energética en Sudamérica y evitar el avance de intereses privados en la región. “América del Sur tiene que tener un sistema interconectado de energía eléctrica por todas partes, cuanto más grande el sistema y mejor intercomunicado, menores serán los costos para los Estados”, señaló.

Además, merecen la atención algunas de las visiones del referente uruguayo a la política internacional. Así, Mujica en repetidas ocasionescriticó la posición de EE.UU. hacia América Latina. “En América Latina, lo que más ha servido de la política de EE.UU. es cuando no se mete”, sugirió una vez.

"Los latinoamericanos pensamos en una lengua en común, tenemos un patrimonio religioso común. En la base de nuestra sociedad, a pesar de las diferencias, tenemos mucha más identidad que la que existe en muchísimos macroestados".


Entrevista del 1 de febrero de 2014

En otra entrevista exclusiva concedida a nuestro canal 'Pepe' Mujica se refirió a la situación de inequidad que existe en Sudamérica, afirmando que "seguimos siendo el continente más injusto que hay sobre la Tierra, hay una desigualdad enorme".
En cuanto a la ofensiva de Israel contra la Franja de Gaza, Mujica lo calificó de "genocidio". Siempre que estalló la tensión en Oriente Próximo, el mandatario mostró su preocupación por la situación en esta parte del mundo. "Todos tienen derecho a defenderse, pero hay defensas que no se pueden hacer", enfatizó condenando el uso desproporcionado de la fuerza por parte de Israel contra Gaza el año pasado.

Poco después, en una de las entrevistas Mujica explicó por qué no aceptaría el Nobel de la Paz y los motivos por los cuales la situación mundial actual le parece una "guerra caliente".

"Yo no puedo ni debo aceptar premios a la paz en las condiciones de este mundo. Se criticó mucho la Guerra Fría y, obviamente, no fueron años dulces; pero fueron mucho más ordenados que el desastre que tenemos hoy en día. Por lo menos antes había teléfonos y los tipos se hablaban, había reglas del juego. Lo de hoy es una locura"



Comentando la victoria de su sucesor, Tabaré Vázquez, en las presidenciales de octubre 2014, recordó que "la profesión de presidente no existe, ni la formación. Solo hay lo que se practica".

"'Pepe' es representante de esta hermosa diversidad humanista de la izquierda latinoamericana del siglo XXI. Da una lucha tremenda contra el consumismo, por la sencillez de la vida y la felicidad verdadera. Es un hombre que forjó sus valores en la lucha y con 14 años de presidio espantoso, digno de los aislamientos de las dictaduras fascistas y de ultraderecha"
El presidente de Venezuela, Nicolás Maduro.

Mujica pasará a la historia no sólo como el líder más 'humilde', sino también como impulsor de medidas importantes y atrevidas que han cambiado al país.

Varias de las iniciativas del gobierno de Mujica encuentran hasta ahora tanto apoyo incondicional como una oposición acérrima. Entre las atrevidas iniciativas, figuran la despenalización de la interrupción del embarazo hasta la duodécima semana de gestación, la legalización de la compra, venta y cultivo de marihuana bajo supervisión del Estado, y la aprobación del matrimonio homosexual.

"Nosotros creemos que el narcotráfico, no la droga, el narcotráfico es el peor flagelo que estamos soportando recientemente en América Latina"


Entrevista del 29 de enero de 2013

También habló sobre la importancia de la Celac, de la política contemporánea, la "legendaria" figura del presidente venezolano Chávez, así como de las relaciones con países vecinos y la situación actual en la economía mundial. "La política sigue discutiendo más o menos en términos muy anquilosados, muy parecidos. Nos alejamos de algunos valores y hay mucha gente infeliz en el mundo, no solo pobre. Acá nos preocupamos solo por los pobres y tenemos que empezarnos a preocupar por los infelices. La soledad de las grandes ciudades, el estar solo en el medio, en la multitud, ¿por qué? Bueno, porque hay otra serie de cosas. Y la política no toca eso".

Durante su vida, en repetidas ocasiones 'Pepe' hizo hincapié en que la felicidad no es conseguir dinero. Aún más, lamentaba cuando la política es guiada por el afán de conseguir fondos. En una de las entrevistas Mujica subrayó que "a los que les gusta mucho la plata hay que correrlos de la política, porque si no, terminamos hipotecando la confianza de la gente".

"Yo vivo, en términos generales, como vivía antes de ser presidente y de ser legislador. Vivía así y sigo viviendo de la misma manera. En realidad, tiendo a vivir como la inmensa mayoría y la forma de vivir que tiene el pueblo uruguayo", aseguró Mujica a RT en una entrevista.

"No tuve hijos porque me dediqué a cambiar el mundo y hay muchos muchachos sueltos que aprenden un oficio para ganarse la vida."


Edición especial: 'Detrás de la noticia' con José Mujica
Lamentó al mismo tiempo que el mundo esté cada vez "más rico y muy egoísta", dijo Mujica en el programa de la escritora y abogada Eva Golinger 'Detrás de la noticia'.

"El presidente Mujica tiene una extraordinaria credibilidad en lo que se refiere a asuntos de democracia y derechos humanos, dados sus fuertes valores y su historia personal, y es un líder en esos asuntos en todo el hemisferio".
El presidente de EE.UU., Barack Obama.

Los grandes momentos de Mujica fuera de la política


A lo largo de la historia reciente ha habido acontecimientos, hechos y frases relacionadas al presidente Mujica que no solo tienen que ver con la política. Una de ellas fue cuando insultó duramente a los dirigentes de la FIFA tras la dura sanción que ese organismo impuso al delantero uruguayo Luis Suárez por su supuesto mordisco a Chiellini.

Un periodista le preguntó al mandatario sobre dicha polémica."La FIFA son una manga de viejos hijos de puta", dijo Mujica sin morderse la lengua. El periodista, sorprendido al igual que todos los que estaban alrededor, preguntó al presidente si podía publicar el video. "Publícalo", respondió el jefe de Estado, agregando que "podrían haberlo sancionado, pero no con sanciones fascistas".

'Pepe' Mujica levantó aplausos por un comentario dirigido a una compatriota que, preocupada por el futuro del país, hizo al mandatario una pregunta ante un amplio auditorio en la sede del Banco Mundial. "Piba, te daría un beso", le dijo Mujica a la joven, quien acababa de efectuar una detallada reflexión acerca de los problemas de educación en Uruguay y la migración.

Una vez Mujica dijo que mientras viva nunca venderá su viejo Volkswagen Fusca , deseado por un jeque árabe que ofreció un millón de dólares por el automóvil del Jefe de Estado 'más pobre del mundo'.

Hace poco el presidente uruguayo recogió con su mítico coche a un hombre que realizaba autostop en una carretera del departamento de Colonia, en el suroeste del país sudamericano. “No cualquiera ayuda a alguien en la ruta y menos un presidente", comentó el hombre asombrado. Pero sí el presidente Mujica, un presidente sin igual.

Otro momento mediático fue cuando se hizo pública una foto en la que almorzaba junto con su esposa en un modesto restaurante. La imagen se hizo viral , volviendo a comprobar que 'Pepe' es muy querido en su país por su estilo de vida antimaterialista.


"Es una enorme satisfacción acompañarle en los últimos días de su mandato. Su humildad y su compromiso nos inspira a seguir trabajando por nuestros pueblos. Sus mensajes de orientación, sus mensajes de liberación y de interacción nos alientan bastante".
El presidente de Bolivia, Evo Morales.
Resumiendo los resultados de su gobierno de cinco años, el cuadragésimo presidente de Uruguay está convencido de que deja el país "un poco mejor, al menos desde el punto de vista de la justicia social. Hay menos pobres e indigentes y hacia el porvenir se dibuja una sociedad mejor", sostuvo.

Histórico discurso en 2013 ante la ONU



Bebê enviado para casa para morrer “pacificamente” sobrevive depois de mãe lhe dar óleo de maconha

A mãe de uma criança que saiu do hospital para casa, onde iria ser deixada para morrer, disse que agora a filha está tendo uma recuperação milagrosa graças à maconha.
Rachael Garner, de 33 anos, foi informada pelos médicos que sua filha Nettie Raenetta – que sofre de paralisia cerebral e epilepsia – tinha apenas alguns dias de vida, depois que ela ficou doente com pneumonia.
Mas, em um ato desesperado para salvar a vida de sua filha, Garner alimentou seu bebê com óleo de cannabis, após ler artigos e revistas médicas.
E para o espanto dos médicos, Garner, uma técnica qualificada em farmácia, afirma que a filha de 19 meses de idade, Nettie, fez uma recuperação notável em apenas um mês.
Mãe de Nettie, que estava prestes a morrer, começou a dar óleo de cannabis (usada na produção da maconha) para a filha, que conseguiu sobreviver.
Garner, de Pensacola, próximo da Florida, Estados Unidos, disse que ficou sem acreditar quando os médicos lhe disseram que não havia mais nada que pudessem fazer por sua filha, e que ela deveria ir para casa para morrer “pacificamente”.
Ela disse: “Eu não podia acreditar, que nem sequer lhe dessem uma chance. Eu sabia que a maconha tinha ajudado outros, e depois de fazer algumas pesquisas, eu estava convencida de que este tratamento não só seria a melhor opção, mas a mais segura.”
Garner disse que depois de ‘poucos dias’ dando a medicação, a cor de Nettie voltou ao normal. Ela disse: “Foi como se ela acordasse. Ele fez uma mudança tão drástica, a expressão de felicidade no rosto dela foi surpreendente.”
Nettie nasceu com hidrocefalia grave – uma desordem cerebral genética rara que fez com que sua cabeça inchasse com água maciça em vez de tecido cerebral. Mas diferente de ter um cérebro subdesenvolvido, ela nasceu saudável.
Porém, a falta de massa encefálica de Nettie causou seus principais problemas na saúde, e dentro de algumas semanas ela foi atingida por um grandes distúrbios, incluindo epilepsia, paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento e cegueira parcial.
Sobre sua decisão de usar a droga, ela disse que Nettie não podia esperar mais. Ela disse que contou com a ajuda da Stephen Carmen de Óleos Carmen CBD, uma fundação de câncer e epilepsia que ajuda no tratamento em famílias que não podem pagar para obter óleos de maconha livres.
Ela recebeu canabidiol, um composto de cannabis sem tetrahidrocanabinol, mais conhecido como THC, – o composto psicoativo da maconha. Nettie levou a primeira dose em 2 de julho e, desde então, Garner afirma que os problemas da criança pararam totalmente e ela é até capaz de suportar o peso de sua própria cabeça.
via Daily Mail / R7
*http://projetocharas.com/bebe-enviado-para-casa-para-morrer-pacificamente-sobrevive-depois-de-mae-lhe-dar-oleo-de-maconha/

quarta-feira, maio 20, 2015

Vea cómo reacciona la Policía al ver a un afroamericano y un blanco pasearse con un fusil AR-15


Un experimento social demuestra la diferencia en el trato de la Policía hacia las personas blancas y negras. Dos hombres, uno blanco y otro afroamericano, pasean por las calles de EE.UU. portando legalmente un fusil AR-15. La reacción de los agentes hacia cada uno de ellos es diferente. Según los creadores del polémico video, la filmación debe atraer la atención de la sociedad hacia los problemas de la discriminación racial.
*RT

Assembleia Legislativa do Paraná investiga denúncia contra funcionário por jogar vaso do 8° andar


ASSISTA O VÍDEO, ESTA EU NÃO SABIA
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Corregedoria da Assembleia Legislativa do Paraná investiga denúncia contra funcionário por jogar vaso do 8° andar
O funcionário da Assembleia Legislativa que foi flagrado jogando um vaso de plantas durante o confronto entre policiais e manifestantes, no dia 29 de abril, pediu exoneração do cargo. Ele trabalhava no gabinete da liderança de oposição da Casa. Um vídeo divulgado pela Corregedoria da Alep mostra o momento que o funcionário arremessa o vaso do 8º andar do edifício. O artefato teria aproximadamente 10 kg.
O deputado Tadeu Veneri (PT) afirmou que o servidor agiu movido pela emoção que sentia ao ver as cenas fortes entre policiais e manifestantes. O deputado minimizou a situação dizendo que não era um vaso que teria sido arremessado, mas apenas a planta – e que não havia ninguém próximo ao ponto em que o objeto caiu. De qualquer forma, ele classifica o caso como “inadmissível”.
A reportagem completa sobre o caso está no site da BandNews. Leia mais:bit.ly/1K2WIoe

TODOS OS CRIMES DE FHC CONTRA A PETROBRAS

FHC QUEBRA BARRACO. PHA SOLTA O VERBO E MOSTRA TODOS OS CRIMES DE FHC CONTRA A PETROBRAS

PHA_FHC
Vídeo imperdível. Vale a pena assistir e compartilhar.
(fonte:Conversa Afiada Youtube)
*
*Brasil29

maconha foi trazido e herdado dos escravos, como uma vingança da “raça subjugada” por terem lhe tirado a liberdade:

Descobrimento-do-Brasil-
Publicado em 01/09/2014 | por Mary
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As origens da maconha no Brasil (parte 1/3)

Em se tratando de maconha, o cotidiano atual dos brasileiros pode ser resumido em duas palavras: proibição e prensado. O maior país da América do Sul – e quinto mais extenso do mundo – também é famoso pela postura conservadora em relação à erva, além de ser a pátria-mãe de alguns dos mais lendários – e equivocados – proibicionistas do planeta. Mas, se de um lado há repressão, por outro sobressai uma militância canábica cada vez mais heterogênea, criativa e disposta a lutar pela liberação da planta.
Para tentar desvendar um pouco deste imbróglio que nos cerca, fui convidada pela revista Soft Secrets Latam a fazer uma reportagem sobre a História da maconha no Brasil. Publicada na ediçãode julho/agosto, a matéria investiga as raízes do preconceito e da mentalidade proibicionista que insistem em sobressair no país muito antes dele se chamar Brasil. A primeira parte investiga as origens da cannabis em solo tupiniquim. Boa leitura!
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Embora não haja um consenso exato sobre a origem da cannabis em terras brasileiras, botânicos e historiadores concordam que se trata de uma espécie exótica introduzida primeiramente pelos escravos negros – não por acaso, a erva era conhecida no passado por nomes de origem africana, como diamba, pito do pango e fumo d’Angola. “A planta teria sido introduzida em nosso país, a partir de 1549, pelos negros escravos, (…) e as sementes de cânhamo eram trazidas em bonecas de pano, amarradas nas pontas das tangas“, relata o documento oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, de 1959.
Se o uso psicoativo remonta à senzala, as aplicações industriais da maconha são ainda mais antigas do que as as velas de cânhamo da embarcação que possibilitou ao português Pedro Álvares Cabral desbravar o Brasil em 1500. Nos tempos da Colônia, inclusive, a Coroa portuguesa chegou a estimular a produção de cânhamo, que consistia em matéria-prima fundamental para a fabricação de cordas e velas para a indústria naval . “Um exemplo disso é a instalação de algumas unidades da Real Feitoria do Linho Cânhamo a partir da segunda metade do séculos XVIII”, destaca Henrique Carneiro, professor de História da Universidade de São Paulo (USP).
 As origens do cultivo de maconha no Brasil
Destinada ao cultivo de cânhamo, a Real Feitoria do Linho Cânhamo funcionou entre os anos de 1783 e 1789 na região sul do Rio Grande do Sul, onde hoje fica o município de Pelotas. Na época, Portugal pagava caro para importar o linho de cânhamo da Inglaterra. “Por isso, a instalação da Real Feitoria foi uma decisão estratégica da Coroa portuguesa na tentativa de suprir a demanda por esse vegetal que é um dos mais importantes da história da humanidade”, conta Carneiro.
Mas o que tudo indica a história do cultivo oficial de maconha no Brasil pode ser ainda mais antiga: há registros de que, em 1755, o então governador do Rio de Janeiro, Gomes Freire, escreveu ao secretário de Estado da Marinha, Diogo de Mendonça Corte Real, informando que sementes de linho cânhamo haviam estragado e solicita que se mandem mais uma carga, pois agora haviam encontrado terra propícia ao cultivo
Não seria a primeira vez que os portugueses se arriscariam a plantar maconha em terras brasileiras. Pouco tempo antes, em 1747, o mesmo Gomes Freire comandou uma tentativa de cultivo frustrada na Ilha de Santa Catarina, atual Florianópolis, que não chegou a vingar.


As origens da maconha no Brasil (parte 2/3)

Na medida em que aumentava o interesse econômico pela cannabis (clique aqui para ler a primeira parte da reportagem), seus diversos usos medicinais também se popularizavam, fazendo com que o consumo da diamba migrasse das senzalas para as casas-grandes.
Maconha nas farmácias brasileiras
São dessa época os primeiros registros da prescrição e venda das Cigarrilhas Grimault no Brasil. Também chamados de “cigarros índios”, consistiam em baseados pré-enrolados importados da França durante vários anos.
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Segundo formulário médico de 1888, o produto era indicado “contra a bronchite chronica das crianças, na asthma, catarrhos, na tísica laryngea, insomnia, roncadura, flatos”.
“Ao que parece, as Cigarrilhas Grimault tiveram vida longa no Brasil, pois ainda em 1905 era publicada em nosso meio a sua propaganda”, afirma Elisaldo Carlini, professor de Psicofarmacologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fundador e diretor do  Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas (Cebrid).
O discurso médico proibicionista – ou “reefer medicine”
O ápice da combinação de racismo e proibicionismo – que até hoje encontra-se na raiz do preconceito contra a maconha no Brasil – pode ser verificado na obra do Dr. José Rodrigues Dória. Professor das Faculdades de Medicina e Direito da Bahia, ele também é o um dos mais lendários proibicionistas do país. Não seria exagero dizer que esse médico nascido no Sergipe em 1857 foi uma espécie de “facilitador” para o surgimento do épico Reefer Madness (filme lançado pelos Estados Unidos em 1936 associando o uso de maconha com violência e loucura).
Pois certamente foram argumentos como o do Dr. Rodrigues Dória que ajudaram a construir alguns dos mais antigos e arraigados mitos sobre erva.
Em 1915, Dória apresentou um estudo intitulado “Os fumadores de maconha: efeitos e males do vício” durante o Segundo Congresso Científico Pan-Americano em Washington, nos Estados Unidos. A partir da comparação com os estudos de um médico francês especialista em ópio, Dr. Roger Dupouy, Dória transfere o quadro doentio dos viciados em ópio para os usuários de maconha.
Carregado de preconceitos típicos da época, o autor afirma que o “mal” da maconha foi trazido e herdado dos escravos, como uma vingança da “raça subjugada” por terem lhe tirado a liberdade: “dentre esses males que acompanharam a raça subjugada, e como um castigo pela usurpação do que mais precioso tem o homem – a sua liberdade -, nos ficou o vício pernicioso e degenerativo de fumar  as sumidades floridas da planta aqui denominada fumo de Angola, maconha e diamba”.
escravosss
Contemporâneo de Rodriguês Dória, o médico Francisco de Assis Iglesias também fazia coro aos argumentos racistas e mostrava-se preocupado com o uso da maconha. No artigo intitulado “Sobre o vício da diamba”, apresentado em 1918, ele descreve uma experiência em que administrou altas doses de cannabis a pombos e outras cobaias. Como era de se esperar, os animais apenas manifestaram ligeira excitação seguida de sonolência, com completo reestabelecimento dentro de poucas horas.
Mesmo com resultados tão tranquilos, Iglesias concluiu que a planta poderia até mesmo matar um ser humano: “esse vício, extremamente nocivo, determina graves perturbações de saúde, que se traduzem ordinariamente por alucinações, podendo terminar por alterações mentais que levam às vezes ao crime ou ao suicídio”.
(continua…)
*  Reportagem publicada originalmente em espanhol na revista Soft Secrets Latam. Para ler a primeira parte, clique aqui. 

"Sin Latinoamérica, el español sería una pequeña lengua europea"


.RT / wikipedia.org
El historiador, ensayista y crítico literario mexicano Christopher Domínguez Michael establece que sin América Latina "el español sería una pequeña lengua europea". "Si contamos del modernismo hasta ahora, tenemos 120 años de una riqueza literaria excepcional, incluso superior a la de España", sostiene.
Christopher Domínguez Michael, historiador y actual miembro del consejo editorial de la revista 'Letras Libres', afirma que "sin Latinoamérica, el español sería una pequeña lengua europea" en defensa de que la literatura de América Latina "no es una literatura, en absoluto, marginal", informa el periódico chileno 'La Tercera'.
"Hace más de un siglo, la literatura latinoamericana es una de las más importantes del mundo. Si contamos del modernismo hasta ahora, tenemos 120 años de una riqueza literaria excepcional, incluso superior a la de España", declara el crítico literario, añadiendo que "la literatura latinoamericana es grande tanto en calidad como en cantidad".
En relación a su reciente libro 'Octavio paz en su siglo', una biografía del Premio Nobel de Literatura en 1990, publica en su prólogo que "gracias a él, nos sentíamos contemporáneos de la Revolución mexicana y de la Revolución rusa, del siglo de las vanguardias que se bifurcaron en guerra y en sueño". "Es un tipo de intelectual del siglo XX que desapareció. Tendremos otro tipo de intelectuales, pero como Paz o Günter Grass ya no los vamos a tener", sostiene.
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*RT

CAMINHO SEM VOLTA - Os últimos 50 anos passamos praticamente submissos à louvação ao imperialismo norte-americano


CAMINHO SEM VOLTA - Os últimos 50 anos passamos praticamente submissos à louvação ao imperialismo norte-americano. A conexão Brasil-China é algo espetacular sob a ótica brizolista.. www.pdt.org.br/…/delegacao-do-pdt-encerra-visita-oficial-de…
Registra a história que o presidente João Goulart foi deposto em 1964 sob a falsa ameaça de que estaria pretendendo implantar o comunismo no país. O Dossiê Jango e vários outros documentários como estewww.youtube.com/watch?v=OzOXz-fnx58 provam que suas Reformas de Base seguiam o legado do presidente Getúlio Vargas, no qual a presidente Dilma Rousseff deve se inspirar.
‪#‎BrasilChina‬: Entre diversos atos celebrados por Dilma Rousseff e o primeiro-ministro chinês Li Keqiang está o crédito cedido por bancos chineses que permitirá à Petrobras desenvolver atividades nas áreas de petróleo, gás e hidroeletricidade. A presidenta destacou que a cooperação contribuirá para o fortalecimento do pré-sal, projeto que já conta com a parceria expressiva de empresas chinesas. Leia mais: goo.gl/fs0ZyL