Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quinta-feira, abril 14, 2011




FHC quer que o pobre se exploda ! E o Cerra apóia !

Paulo Moreira Leite do blog do Paulo Henrique Amorim

http://www.tijolaco.com/wp-content/uploads/2011/04/linguas.jpg


A mais nova intervenção política de Fernando Henrique Cardoso no debate brasileiro me recorda um episódio que marcou a republica liberal de 1946-1964.

Estou me referindo a uma denuncia feita contra o Brigadeiro Eduardo Gomes, eterno candidato da UDN à presidencia da República. Numa campanha eleitoral, Eduardo Gomes foi acusado pelos adversários getulistas de ter dito, em comício, que não aceitava o “voto dos marmiteiros.” O brigadeiro sempre definiu a denúncia como falsa e caluniosa. Verdade ou mentira? Até certo ponto não importa.

Certa ou errada, a acusação colou e perseguiu Eduardo Gomes e a UDN como um estigma sem cura. Por que? Como se aprende com a experiência histórica, as piores mentiras costumam prosperar quando se apoiam num fundo de verdade. Ou seja: mesmo que o brigadeiro jamais tenha dito a frase sua postura política e as atitudes de seu partido tornavam a denúncia verossímel.

Impossível deixar de pensar em “elitismo” diante da leitura de O Papel da Oposição, texto que FHC acaba de publicar na revista Interesse Nacional e que chegou a provocar uma manchete da Folha, ontem.

Referindo-se àqueles que poderiam ser chamados de “marmiteiros” de hoje em dia, que são os pobres, os excluídos, o “povão”, as “massas desinformadas” Fernando Henrique diz que eles são uma causa perdida para os partidos de oposição. Estão “aparelhadas”, diz FHC, elaborando a seguir os instrumentos pelos quais o “lulismo” teria se apoderado do eleitorado mais pobre e com menor nível de educação formal para ali construir uma fortaleza impenetrável para os adversários.

Resumindo, tais instrumentos seriam as políticas de distribuição de renda em vigor nos últimos anos, boa parte iniciadas nos oitos anos de mandato de FHC, mas que assumiram outra proporção, outra escala — e outro conteúdo, enfim — nos oito anos de governo Lula.

A idéia é a seguinte: o governo Lula distribuiu tantos favores e tantos benefícios ao “povão” que isso torna impossível mudar o voto desses milhões de brasileiros. Se quiser recuperar perspectivas de voltar ao poder, os partidos de oposição devem olhar para os brasileiros melhor remunerados, a começar pelas novas classes médias que se formaram na prosperidade econômica dos anos Lula.

Talvez seja a primeira vez na história das democracias que um ex-presidente da República escreve e assina embaixo a proposição de que seu partido e seus aliados podem desistir de receber o voto dos mais eleitores humildes. Mesmo em países onde a renda é melhor distribuída, determinados candidatos conservadores evitam fazer pregações agressivas dessa natureza, pois é certo que elas podem estimular sentimentos de hierarquia social em cidadãos que se sentem ameaçados em seu padrão de vida e dar margem a ressentimentos que estão na origem de boa parte dos movimentos de extrema-direita.

Em tempo: o Padim Pade Cerra disse à Folha (*) que concorda em gênero, numero e grau com o que o Farol de Alexandria disse. Ora, pois. Quem atribuiu aos nordestinos (aos “migrantes”) a responsabilidade pelo péssimo desempenho das escolas públicas tucanas de São Paulo ?
*Brasilmostraatuacara

Nenhum comentário:

Postar um comentário