EUA tenta evitar votação de Estado palestino na ONU, diz NYT
Obama estará em Nova York para a Assembleia Geral entre 19 e 21 de setembro |
Os Estados Unidos começaram uma campanha para persuadir os palestinos a abandonarem a busca de reconhecimento como Estado nas Nações Unidas. O governo de Barack Obama propõe novas negociações de paz entre israelenses e palestinos com o objetivo de persuadir o presidente palestino, Mahmud Abbas, a abandonar o plano de pedir o reconhecimento à Assembleia Geral da ONU, que será realizada no dia 20 de setembro em Nova York.
A informação foi publicada neste sábado (3) pelo jornal New York Times. Os Estados Unidos argumentam que os palestinos só conquistarão um Estado por meio de negociações diretas de paz. O governo norte-americano vetaria no Conselho de Segurança qualquer pedido a favor da entrada na ONU de um Estado palestino com plenos direitos.
Mas Washington, segundo o jornal, não tem o apoio suficiente para bloquear a iniciativa na Assembleia Geral, que elevaria o estatuto da missão palestina de “entidade” observadora sem direito a voto a Estado observador sem direito a voto.
A mudança fará com que os palestinos tenham acesso a agências e convenções da ONU, que reforçarão, por exemplo, sua habilidade para denunciar Israel diante do Tribunal Penal Internacional.
No Sul21
*comtextolivre
Nenhum comentário:
Postar um comentário