Porto em ruína? Ai, fera, fala isso não que pega mal...
(Da série bora googlar antes de falar besteira?)
Hoje à tarde começaram a falar no Twitter que os portos brasileiros estão em ruínas...
Véi, faz uma coisa dessas não que fica feio... Foi só entrar no Google e dar busca por “portos brasileiros investimentos” que a gente descobre aqui (link is external) que
1- Até 2017 os portos brasileiros recebem investimento de R$ 36 bilhões;
2- O programa de arrendamentos das 159 áreas nos portos organizados (PIL-Portos) deverá injetar mais de R$ 17 bilhões em investimentos, que se somam aos cerca de R$ 8 bilhões previstos nos 15 terminais de uso privado autorizados até março deste ano.
3- Também é prioridade desenvolver a segunda fase do Programa Nacional de Dragagem (PND2).
E não pense que os investimentos estão começando agora. Pelo PAC1 (link is external), já foram investidos R$1,6 bilhão para dragagem, R$1,8 bilhão em obras de melhoria da infraestrutura portuária e R$ 50 milhões para ações de inteligência logística, justamente para otimizar movimentação de navios, veículos e cargas nos portos e com isso reduzir o tempo de espera em 25% e, por tabela, ampliar a capacidade portuária do país.
E tem mais uma coisinha (link is external):
Dos 35 portos públicos (34 marítimos e 1 fluvial) sob gestão da SEP, 14 encontram-se delegados, concedidos ou têm sua operação autorizada aos governos estaduais e municipais. Os outros 23 marítimos são administrados diretamente pelas Companhias Docas, sociedades de economia mista que têm como acionista majoritário o Governo Federal e, portanto, estão diretamente vinculadas à Secretaria de Portos.
Aí a gente jogou “portos no Brasil” no Google imagens, e na boa, fomos procurar as ruínas de que você falou. Mas só encontramos isso aqui:
Paranaguá (PR)
Cabedelo (PB)
Natal (RN), em obras
Santos (SP)
São João da Barra (RJ)
E antes que você comece com o mimimi porto de Cuba, devemos lembrar que o porto de Mariel é uma obra grande pacas (link is external). Mas feita por uma empresa brasileira, a Odebrecht. Que, para isso, buscou financiamento com uma instituição brasileira, o BNDES. E a médio/longo prazo, esse porto será estratégico para o comércio brasileiro. Então, como já dissemos lá em cima, bora Googlar antes de falar besteira?
*mudamais
Hoje à tarde começaram a falar no Twitter que os portos brasileiros estão em ruínas...
Véi, faz uma coisa dessas não que fica feio... Foi só entrar no Google e dar busca por “portos brasileiros investimentos” que a gente descobre aqui (link is external) que
1- Até 2017 os portos brasileiros recebem investimento de R$ 36 bilhões;
2- O programa de arrendamentos das 159 áreas nos portos organizados (PIL-Portos) deverá injetar mais de R$ 17 bilhões em investimentos, que se somam aos cerca de R$ 8 bilhões previstos nos 15 terminais de uso privado autorizados até março deste ano.
3- Também é prioridade desenvolver a segunda fase do Programa Nacional de Dragagem (PND2).
E não pense que os investimentos estão começando agora. Pelo PAC1 (link is external), já foram investidos R$1,6 bilhão para dragagem, R$1,8 bilhão em obras de melhoria da infraestrutura portuária e R$ 50 milhões para ações de inteligência logística, justamente para otimizar movimentação de navios, veículos e cargas nos portos e com isso reduzir o tempo de espera em 25% e, por tabela, ampliar a capacidade portuária do país.
E tem mais uma coisinha (link is external):
Dos 35 portos públicos (34 marítimos e 1 fluvial) sob gestão da SEP, 14 encontram-se delegados, concedidos ou têm sua operação autorizada aos governos estaduais e municipais. Os outros 23 marítimos são administrados diretamente pelas Companhias Docas, sociedades de economia mista que têm como acionista majoritário o Governo Federal e, portanto, estão diretamente vinculadas à Secretaria de Portos.
Aí a gente jogou “portos no Brasil” no Google imagens, e na boa, fomos procurar as ruínas de que você falou. Mas só encontramos isso aqui:
Paranaguá (PR)
Cabedelo (PB)
Natal (RN), em obras
Santos (SP)
São João da Barra (RJ)
E antes que você comece com o mimimi porto de Cuba, devemos lembrar que o porto de Mariel é uma obra grande pacas (link is external). Mas feita por uma empresa brasileira, a Odebrecht. Que, para isso, buscou financiamento com uma instituição brasileira, o BNDES. E a médio/longo prazo, esse porto será estratégico para o comércio brasileiro. Então, como já dissemos lá em cima, bora Googlar antes de falar besteira?
*mudamais
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