Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quarta-feira, abril 28, 2010

Viva Brizola Neto! Leva ao Congresso o combate às baixarias demo-tucanas




O Deputado Brizola Neto (PDT/RJ), lavou a alma de todos nós da blogosfera, que combatemos dia sim e outro também, a sordidez da campanha demo-tucana de José Serra contra Dilma.

Honrando as tradições de lutas trabalhistas que deram origem ao PDT, Brizola denunciou a forma sub-reptícia que o PSDB cria "sites" na internet, sem assinatura oficial, porém oficialmente registrados pelo partido e por suas lideranças para fazer campanhas sórdidas e difamatórias contra adversários.

O deputado também condenou a publicação pelo Dep. José Carlos Aleluia de um texto falso atacando Dilma, atribuído à jornalista Marília Gabriela.

A transcrição das notas taquigráficas, e do relato do Deputado Brizola Neto em seu blog, segue abaixo:

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) – Concedo a palavra ao nobre Deputado Brizola Neto, para uma Comunicação de Liderança, pelo PDT.
O SR. BRIZOLA NETO (PDT. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Presidente ACM. Cumprimento os nossos pares Parlamentares. Vou usar o tempo de Liderança do PDT para fazer uma denúncia grave do que tem ocorrido no processo eleitoral brasileiro.
Sabemos que o processo eleitoral nem começou oficialmente mas já temos uma mostra de que esta campanha vai ser uma das com nível mais baixo desde a redemocratização do nosso País.
Digo isso, Sras. e Srs. Parlamentares, porque essas iniciativas que vemos muitas vezes, principalmente na internet, são de quem não tem proposta para o Brasil, de quem não sabe fazer discussão do campo político e parte para as agressões, para os ataques baixos, para a calúnia e a difamação.
Sabemos que quando isso ocorre, muitas vezes na rede, Deputado José Genoíno, partindo de militantes, às vezes partindo até de redes sociais, mas quando esses ataques caluniosos, que buscam somente difamar a história e a honra do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e de sua candidata, Dilma Rousseff, ficamos espantados quando parte oficialmente do PSDB. Está aqui, Deputado Genoíno, depois irei entregar a V.Exa. e à Liderança do PT. Conseguimos verificar que existe um site, que não é ponto com, é ponto org, o que caracteriza justamente o registro das direções partidárias. O site do PSDB, psdb.org, tinha um link para um site que dizia gentequemente.org.
Sr. Presidente, para concluir, fomos verificar, e esse site, simplesmente difamador, que dá golpes abaixo da cintura, está registrado oficialmente pelo PSDB. Esse é o pessoal que diz que pode mais. Realmente podem mais baixaria, calúnia, porque não têm a capacidade de fazer o debate.
Ontem mesmo tivemos um episódio, promovido por um Deputado desta Casa, que divulgou uma carta falsa da jornalista Marília Gabriela, em seu site. Logo em seguida, foi desmentido e teve a ameaça de ser processado por essa jornalista pela falsa carta de Marília Gabriela sobre sua opinião da candidata Dilma Rousseff. (há uma pequena interrupção das notas taquigráficas do final da fala)

Aí Pannunzio questiona minha presença na tribuna e recebe a informação de que a ocupei legitimamente. E fala que “de qualquer forma, quero dizer que o Deputado Brizola Neto devia ponderar um pouco mais, até para ficar à altura do legado do avô dele, para não ficar numa política mais baixa.”.

É muita cara de pau, vir falar em política baixa justamente o líder do partido que faz este tipo de imundície na internet. E eu reagi.

O SR. BRIZOLA NETO – Presidente, assim não contribui com o debate.
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) – Deputado Brizola.
O SR. BRIZOLA NETO (PDT-RJ. Sem revisão do orador.) – Aí eu vou pedir uma questão de ordem, até porque eu fui citado.
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) – Eu peço que nós possamos manter a ordem.
O SR. BRIZOLA NETO (PDT-RJ. Sem revisão do orador.) – Eu fui citado.
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) – Não, Deputado Brizola Neto. Não houve citação, a Mesa respondeu, houve um questionamento.
O SR. BRIZOLA NETO (PDT-RJ. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, nós respeitamos os horários dos inscritos, buscamos justamente pegar o horário da Liderança do PDT para respeitar a ordem de inscrição. Aí vem o Deputado Antonio Carlos Pannunzio furar a fila para contestar afirmações que foi o próprio partido dele que colocou na rede.
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) – S.Exa. não furou, S.Exa. fez um questionamento de natureza regimental.
O SR. BRIZOLA NETO (PDT-RJ. Sem revisão do orador.) – Está aqui o registro, está aqui o registro, Sr. Presidente
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) – Deputado Brizola Neto, eu assegurei a palavra a V.Exa. Eu peço que V.Exa. entenda que houve um questionamento que já foi respondido pela Mesa. V.Exa. está amparado pelo Regimento
O SR. BRIZOLA NETO (PDT-RJ. Sem revisão do orador.) – Eu só quero dizer ao Deputado Antonio Carlos Pannunzio que eu honro a história de Leonel Brizola, denunciando o fascismo que promove o PSDB na política.

Parabéns ao Deputado Brizola Neto, e obrigado por dizer à Nação do alto da tribuna da Câmara, tudo aquilo que queríamos. Que continue assim, travando o bom combate.

dos Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário