Efeito colateral da eleição da Dilma
Pouco vi do tal do raloím, festa importada da matriz por mauricinhos e patricinhas alienadas que sonham em viver em Miami.
A cultura popular da matriz é promovida, valorizada, copiada como um padrão. Já a cultura popular daqui, é tratada como coisa de pobre, subdesenvolvido, gente sem estudo, ignorante… e por aí vai.
Viva o Saci! Viva o Caapora! Viva a Mãe d’Agua!
Viva a todos os outros mitos brasileiros!
São Luiz do Paraitinga satiriza dia das bruxas com 'raloim caipira', dedicado ao Saci
O Saci, por José Luiz Ohi
Cidade conhecida por sua tradição festeira, São Luiz do Paraitinga realizará a Festa do Saci nos próximos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. O mito do moleque arteiro motivou a comemoração no município, que se nega a celebrar o halloween – dia das bruxas nos moldes "importados" dos Estados Unidos. Entre contos de "causos", histórias, música, teatro, brincadeiras e oficinas, a festa reúne observadores, curiosos e interessados em saber mais sobre a cultura popular.
Em São Luiz, a festa este ano ganha um significado maior. No início do ano, a cidade enfrentou uma enchente que deixou seu patrimônio arquitetônico parcialmente destruído, e agora está sendo reerguida do estrago que as chuvas causaram ao município. Mas, ao visitá-la, é possivel perceber que a festividade da população não foi abalada na tragédia.
Mesmo ainda com o centro histório cercado de obras, resultado da lentidão com que os recursos públicos têm entrado na cidade, São Luiz e seus moradores esperam pelos turistas com a mesma receptividade costumeira. Praticamente todos os restaurantes e pousadas já estão reabertos.
O "Raloim caipira" é uma iniciativa da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). A festa insere na cultura local uma comemoração dedicada a um personagem genuinamente brasileiro. Das suas artimanhas, ouve-se histórias de moradores que afirmam conviver há anos com as traquinagens do saci.
Sobre o Saci, leia também:
>>Sacis de todo o Brasil, uni-vos!
>>Saci recorre a seus amigos para encarar o Halloween
>>Contra o Halloween, defensores do Saci programam festas
>>Campanha quer Saci como mascote da Copa de 2014
>>Sacis de todo o Brasil, uni-vos!
>>Saci recorre a seus amigos para encarar o Halloween
>>Contra o Halloween, defensores do Saci programam festas
>>Campanha quer Saci como mascote da Copa de 2014
No estado de São Paulo, 31 de outubro é oficialmente o "Dia do Saci e seus Amigos". Leis semelhantes definiram a data em São Paulo (SP), São Luiz do Paraitinga (SP), Guaratinguetá (SP), Embu das Artes (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberaba (MG), Poços de Caldas (MG), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Independência (CE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário