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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sexta-feira, dezembro 23, 2011

EQUADOR SOCIALISTA AVANÇA NA MELHOR DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA

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Cerca de 440 mil pessoas deixaram de ser pobres no Equador no último quinquênio (2006 e 2010), pelo esforço sustentado em busca de maior equidade, afirmou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento (Senplades), Fánder Falconí.

Em 2010, segundo a pesquisa nacional de emprego e desemprego urbana e rural do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (INEC), a pobreza total medida neste país pelas pessoas que recebem rendimentos menores de 2,3 dólares diários, foi de 32,8 por cento.

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Essa cifra percentual reflete uma diminuição de 4,8 pontos com respeito a 2006, quando a pobreza por rendimentos foi de 37,6 por cento, sublinha Falconí em seu artigo intitulado Urgente equidade!, na mais recente edição digital do jornal O Telégrafo.

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Rafael , o jovem  presidente socialista, que batalha em defesa da dignidade e escreve a nova  história do seu povo

Coincide "com estes avanços o recente informe Pobreza, desigualdade e percepções sobre o mundo do trabalho na América Latina", difundido pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe em 2011, destaca o acadêmico e ex-chanceler equatoriano.


Há outro sucesso substantivo: a pobreza nacional rural caiu de 60,6 a 53 por cento no mesmo período, enfatizou o também membro do Birô Político do dirigente Movimento PAIS.

Configura-se, assim, explicou o titular de Senplades, um novo padrão de acumulação e regime de regulação, no qual as crises econômicas não implicam retrocessos em pobreza e desigualdade (dois conceitos diferentes), como no passado.

A desigualdade ou a concentração do rendimento nos ricos requer tempos mais longos para ser diminuída, porque implica, inclusive, problemas culturais, de educação, ponderou.

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Tal desigualdade é uma característica da história da América Latina, região onde existem as maiores diferenças entre pobres e ricos do planeta, recordou, ao citar como fonte o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2010.

Maior equidade para a América Latina supõe um marco de convivência democrática, no qual se processem os conflitos sociais e os dissensos políticos, e também, agregou um tratamento político e técnico das debilidades estruturais herdadas.

Sem dúvida, concordou, é melhor investir em obras públicas, educação e saúde que seguir atados ao pagamento da dívida externa ou sujeitar às políticas do Fundo Monetário Internacional, inequitativas por antonomásia.

Os bons resultados de Equador não são o único argumento para impulsionar uma mudança de regime de acumulação e de modelo de Estado.

É evidente, agregou Falconí, que as soluções aos problemas da vida quotidiana (insegurança, desemprego, insalubridade, atenção médica, exclusão, discriminação, migração) reclamam ações urgentes em matéria de equidade.


Fonte: Prensa Latina

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