CATALUNHA
O próximo estado independente europeu?
Desavenças a respeito de dinheiro e soberania na Espanha
fonte |
Na faixa erguida na praça central Placa de Catalunya em Barcelona lê-se: “Catalunha, o próximo estado independente da Europa”. Após uma enorme e pacífica marcha com bandeiras e faixas pela cidade em 11 de setembro ter congregado estimados 8% dos 7,5 milhões de habitantes da região, uma ideia que já foi considerada exótica subitamente voltou à vida.
Artur Mas, o líder nacionalista catalão do governo regional, apoiou publicamente os protestantes. “Isso não pode ser ignorado”, ele disse. “A Catalunha precisa de um estado”. Em uma pesquisa de opinião recente, 51% dos catalães afirmaram que aprovariam a independência. Até alguns opositores da separação agora consideram que um plebiscito é necessário. No entanto, a constituição espanhola não permite separações e isso está colocando o país e sua região mais rica em rota de colisão.
Os separatistas estão empolgados, ainda que as pesquisas de opinião possam ser enganosas. Ainda que um terço dos catalães sejam separatistas convictos, muitos outros estão simplesmente revoltados com o fato de que os seus pagamentos de impostos estão sustentando regiões mais pobres. Estes afirmam que 8% do PIB catalão, isto é, US$ 21 bilhões ao ano, são transferidos para outras regiões. Os cortes regionais nas áreas de saúde e educação na Catalunha fazem com que os cidadãos se sintam roubados.
Ninguém duvida hoje em dia que o outrora ambicioso partido Democrático da Convergência Catalã luta pela independência no longo prazo, mas sua estratégia de curto prazo é negociar avanços paulatinos.
Uma transição suave para que a Catalunha se torne um membro separado da UE precisaria que regras fossem alteradas em Bruxelas e em Madri. Pode ser que isso nunca aconteça.
As causas diretas das agruras econômicas catalãs são a recessão e a péssima administração dos governos regionais anteriores. A independência não mudaria isso. Ainda não está claro se os separatistas são, como afirma o rei da Espanha, apenas “caçadores de quimeras”.
*opiniãoenotícia
*Nina
Nenhum comentário:
Postar um comentário