Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sábado, julho 28, 2012


SP: Marcha das Vadias protesta pelo fim da violência contra a mulher 
28 de julho de 2012  15h19  atualizado às 17h39

Mulher participa da Marcha das Vadias realizada em São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo. Foto: Marcos Madi/Futura Press
Mulher participa da Marcha das Vadias realizada em São José do Rio Preto, interior do Estado de São PauloFoto: Marcos Madi/Futura Press

Estudantes, organizações civis e partidos políticos se uniram na manhã deste sábado no centro de São José do Rio Preto (SP) para a participar da Marcha das Vadias. Cerca de 150 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, saíram às ruas para protestar contra a violência sexual, pela legalização do aborto, pela liberdade sexual da mulher, pelo fim do machismo e da exploração sexual.
LAÍS MACHADO
Direto de São José do Rio Preto
Durante a marcha, os manifestantes realizaram atos pacíficos de conscientização social por vários pontos da cidade. Partiram da Praça Dom José Marcondes, passaram pela rodoviária, prefeitura e Delegacia de Defesa da Mulher.
Usando pouca roupa, com corpos pintados e carregando cartazes com frases como "Luta mulher, pois da sua liberdade sairá a liberdade de toda humanidade", "Uso a roupa que eu quiser" e "Isso não é um convite", os protestantes apresentaram suas reivindicações.
Intituladas, por elas próprias, vadias e feministas, algumas participantes apareceram com os seios à mostra para criticar o tabu que existem em torno do corpo feminino. "Fazemos questionamentos como: por que um homem pode andar na rua sem camisa e isso não choca ninguém?", salienta Marilia Botelho, estudante de Letras da Unesp e uma das idealizadoras do evento.
A marcha teve o intuito de chamar a atenção da sociedade em geral e das autoridades, principalmente, para os altos índices de violência contra a mulher. Dados da Delegacia de Defesa da Mulher apontam que no ano passado a cidade teve 1.646 ocorrências de violência contra mulheres.
"Acreditamos que é necessário haver educação sexual dentro das escolas e uma mudança em todos os pensamentos machistas da sociedade que inferioriza a mulher, rebaixando-as, seja como donas de casa submissas ou meramente rebolativas e sensuais na televisão. Uma verdadeira revolução da sociedade é o que mudaria essa situação, a marcha é uma tentativa de conscientização dos problemas e portanto, amenizá-los", salienta a estudante.
Durante o ato, alguns protestantes criticaram o presidente da Câmara, Oscarzinho Pimentel, que é acusado de ter realizado um programa sexual com duas menores. Um jovem carregava um cartaz com uma charge do vereador e com a frase "E a culpa é da mulher".
*Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário