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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

terça-feira, fevereiro 19, 2013

Ser cristão e homofóbico são termos ontologicamente inconciliáveis


Jesus, Malafaia e os farisaísmos modernos

Ser cristão e homofóbico são termos ontologicamente inconciliáveis


Emmanuel Almada - Brasil de Fato
As recentes e recorrentes declarações do pastor Silas Malafaia têm causado revoltas e reação de diversos grupos comprometidos com a defesa dos direitos civis e a dignidade LGBTT. Todavia, um aspecto que chama a atenção em toda essa celeuma é que os pronunciamentos de Malafaia são, em última análise, ícones de uma onda de conservadorismo (político e religioso, ou seus híbridos), fundadas em leituras ultrapassadas e pouco amorosas dos textos bíblicos. O que diria Jesus hoje sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo? Que diria ele sobre os milhares de homossexuais assassinados todos os anos e outros tantos milhões excluídos e vítimas do preconceito? Se Ele não tratou especificamente deste assunto nos evangelhos, não há duvidas de sua concepção do amor e suas consequências individuais e coletivas.
É preciso lembrar que os textos bíblicos, embora entendidos como revelação de Deus, foram escritos por mãos, pensamentos e corações humanos. O corolário disso é que toda a Bíblia está marcada por preconceitos e contextos culturais do espaço-tempo em que foi escrita.
Por outro lado, uma chave de leitura essencial para todos os textos bíblicos é o anúncio de Cristo da proximidade do Reino e da exigência da vivência incondicional do amor. Se não amas a teu irmão a quem vê, não pode amar ao Pai a quem não vê (João 4, 20). Amar cristicamente implica em acolhida, em viver a diferença, em se abrir para o Mistério e reconhecer a limitação de nossa compreensão como parte desse mesmo movimento de amor. Daí que posturas como a de Malafaia e tantos outros líderes religiosos não se baseiam na vivência do amor ensinado por Jesus, mas numa atenção desproporcional, ingênua e perversa a uma leitura literal da bíblia. Vivem como os fariseus do tempo de Jesus, que confiavam na garantia da salvação pelo cumprimento da Lei. Em nome dessa mesma postura farisaica milhões de indígenas foram (e continuam) massacrados na invasão das Américas, os negros escravizados não tinham alma, as mulheres até hoje são relegadas ao segundo plano na Igreja Católica e a fé no Deus da Vida não gera comprometimento com a luta pela justiça e liberdade.
Professar a fé em Cristo é assumir seu plano de instauração do amor por toda a Terra, é contribuir para que o Mistério que é Deus Pai-Mãe irrompa na história humana, sem exceções, gerando novas estruturas sociais. Ser cristão e homofóbico são termos ontologicamente inconciliáveis. Se o ser cristão implica, muito mais que professar a fé em Jesus, o comprometimento com seu projeto político de amor, a homofobia é um sinal de negação desse amor e do próprio Cristo. É possível viver e praticar o amor sem ser cristão ou mesmo religioso, mas é impossível seguir a Cristo e permanecer na prática dos farisaísmos modernos.
Como bem nos lembra o profeta Amós: Eu odeio e desprezo vossas festas religiosas, desgostam-me essas vossas procissões, não me agradam vossas oferendas, sacrifícios, holocaustos. Afasta de mim o ruído dos teus cantos, não quero ouvir o som de tuas harpas. Mas que o direito corra como água, e a justiça como rio caudaloso (Am 5,21-24).
Emmanuel Almada é biólogo e membro das Pastorais Sociais (RMBH).
*Mariadapenhaneles

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