Ex-protestantes americanos não optam por nenhuma outra religião
Pela primeira vez, protestantes deixam de ser maioria nos EUA |
Pela primeira vez, os protestantes deixaram de ser maioria nos Estados
Unidos, caindo de 53% para 48%. A maioria deles não migrou para nenhuma
outra religião, adensando um grupo que já representa 20% da população, o
que não é pouco se for levado em consideração que se trata de um país
que está entre os mais religiosos do mundo.
De acordo com o mais recente estudo do Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública, o segundo maior grupo de religiosos continua sendo o dos católicos, com 22%, seguidos pelos mórmons (2%), ortodoxos (1%) e pelos que são fiéis de outras denominações (6%).
Não foram apenas os protestantes liberais, como metodistas e episcopais, que deixaram o credo, mas também os conservadores. A queda ocorreu somente entre os brancos, e não em relação aos negros e a outras minorias.
Os índices mostram estar havendo um significativo aumento no número de não religiosos entre os mais jovens. Na faixa de 18 a 22 anos, mais de um terço declarou não ter qualquer filiação religiosa. Do total da população, 19,6% (quase 1 em cada 5) são ateus, agnósticos ou neutros.
Para alguns analistas, o estudo mostra que finalmente os Estados Unidos estão seguindo a tendência de secularização que se verifica em países desenvolvidos europeus, entre outros, como a Austrália e o Canadá.
Essa tendência parte de pessoas estáveis financeiramente ou seguras o suficiente para se libertar da religião como necessidade existencial.
Com informação do Fórum Pew e das agências.
Estados Unidos têm 13 milhões de ateus e agnósticos, diz pesquisa.
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/#ixzz29PPHJdsY
Paulopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário