Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sábado, maio 29, 2010

José Serra nunca foi tão José Serra






sabado, 29 de maio de 2010

José Serra nunca foi tão José Serra

-A - +A

jose-serra



José Serra pelo visto abandonou o discurso enganador de tentar se passar por um candidato lulista. Disse recentemente que o governo da Bolívia seria cúmplice do tráfico de drogas e que “entre 80 e 90% da cocaína consumida no Brasil” seria supostamente produzida no país vizinho.

Ao me deparar com essa diplomacia do candidato tucano pensei que, já que a lógica é essa, em breve veríamos Serra chamar Obama de “cúmplice do tráfico de armas para o Brasil”, pois grande parte dos fuzis utilizados pelos traficantes tupiniquins são feitos na terra do Tio Sam (o AR-15, fabricado pela estadunidense Colt, é um exemplo). Mas não, a lógica do discurso serrista era, na verdade, a de um bom e velho candidato conservador brasileiro: o preconceito e a submissão.

Serra deu essa declaração sobre a Bolívia num contexto em que falava da criação do Ministério da Segurança em um eventual governo seu. O interessante é que o tucano segue um ideário tão antiquado que falando de ‘segurança’ acabou por gerar um conflito diplomático. Se na condição de pré-candidato, o tucano já cria desavenças com nossos vizinhos, que dirá como Presidente.

Nessa mesma semana, aquele que se denomina o “mais experiente” dos postulantes à Presidência da República disse solenemente que os chineses provavelmente deviam gostar de camisinhas que fedem à pena de galinha. Além disso, que o presidente do Irã seria um ditador à moda dos anos 30, ou seja, comparou-o a Hitler.

Tudo isso somado revela algumas coisas: primeiro, um profundo preconceito contra nossos vizinhos e pelos países do Sul – e seus povos. Obviamente que tal postura tem como contrapartida uma conduta servil, submissa aos interesses das potências do Norte. São duas face de uma mesma moeda.

Segundo, também um desprezo pelo Brasil, haja vista que no momento em que o país está prestes a sagrar-se um intermediador de conflitos globais - mediando um acordo com o Irã, algo que seria nossa maior conquista em termos de política externa - José Serra faz uma declaração daquela gravidade sobre o presidente iraniano. É um corrupto, no sentido Antigo da palavra, já que coloca suas aspirações particulares acima do bem-comum, nesse caso não apenas o do Brasil, mas do mundo.

São esses os sinais que José Serra dá sobre o que seria sua presidência: uma ampliação do que foi , um governo de conflitos.

Por um lado, o Brasil tenta construir uma governança global mais democrática, de diálogo e sem a tradicional arrogância do Ocidente. Ou seja, busca-se aprofundar o “lado bom” da globalização, o lado da busca conjunta de soluções para problemas conjuntos; ao mesmo tempo em que construímos uma progressiva união regional com nossos vizinhos (e a relação Sul-Sul) para, entre outras coisas, atenuar o “lado ruim” da globalização: a competição desigual com os países industrializados.

O candidato do PSDB, por sua vez, se mostra um verdadeiro comissário de países ricos, na medida em que se propõe a fazer o contrário: minar nossas relações comerciais e políticas com nossos vizinhos (e com os países do Sul), e colocar o Brasil de cabeça na globalização econômica, o que dizimaria milhões de empregos e empresas no Brasil. Enfim, o que Serra quer é a globalização dos comentaristas da Globo.

Assim, José Serra mostra verdadeiramente a que veio. E não se trataram de “gafes” ou “desequilíbio” por parte do tucano. Não, ele se preparou a vida inteira para isso mesmo: ser um cônsul de Washington em Brasília, tal qual FHC o fora.

PS: revisando este texto, me deparei com novos desrespeitos do ainda pré-candidato (!) Serra para com o país vizinho:

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, desconsiderou ontem a reação do governo boliviano, que atribuiu as críticas do tucano a uma provável intenção político-eleitoral.

Ela (a resposta da Bolívia) tem o valor de uma nota de R$ 3. Quanto vale uma nota de R$ 3? – questionou na sua passagem por Recife, após o lançamemnto da pré-candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo de Pernambuco.

O pré-candidato repetiu que o governo boliviano, a seu ver, “tem feito corpo mole” no combate ao narcotráfico e defendeu que o Brasil pressione “fortemente” o país vizinho, “não pela força, mas pela pressão moral”. […]

Ele ressaltou ainda que o tráfico deve ser combatido na origem e não somente entre usuários. (fonte)

Como disse um porta-voz boliviano, nas cadeias daquele país boa parte dos que estão presos por tráfico de drogas são brasileiros. E aí, como ficamos? Se se deve combater o tráfico na origem, teria o presidente José Serra coragem de “pressionar moralmente” o governo suíço a proibir a Sig-Sauer de vender suas metralhadoras, que de fato terminam nas mãos do tráfico no Rio de Janeiro?do anti tucano

Nenhum comentário:

Postar um comentário