Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

domingo, novembro 01, 2015

ONU conta com 193 Estados-membros. Deles, 191 votaram em 27 de outubro a favor do projeto de resolução cubano:

Cuba 191, EUA 2

Via Rebelión





Ángel Guerra Cabrera

Tradução do espanhol: Renzo Bassanetti


Os números costumam ser eloqüentes. A ONU conta com 193 Estados-membros. Deles, 191 votaram em 27 de outubro a favor do projeto de resolução cubano: “Necessidade de por fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”. Somente a potência imperial e seu inapresentável sequaz sionista votaram contra. Não houve abstenções. Nunca na história da ONU uma questão litigiosa apresentada por um Estado recebeu um apoio tão contundente dos demais Estados-membros.



Com essa, já são 24 resoluções semelhantes votadas favoravelmente em igual número de anos desde 1992. Na primeira, 59 países apoiaram Cuba e 71 se abstiveram, mas em 2014, quando os sufrágios a favor já chegavam a 188, houve ainda três abstenções. Desnecessário indicar os que votaram contra.



Contudo, desta vez até os mais débeis e dependentes Estados insulares do Pacífico respaldaram a resolução cubana. Isso mostra o repúdio unânime gerado pelo genocida bloqueio e confirma o isolamento e a perda de prestígio e hegemonia internacionais que os Estados Unidos sofrem. Pois falando com moderação, o tema dista muito de ser o único no qual a outrora potência unipolar não pode evitar que saiam por todos os seus poros a arrogância, a prepotência e a lamentável e  belicista síndrome de excepcionalidade. 



Por outro lado, essa contundente vitória de Havana, que os polvos midiáticos tem tratado de minimizar, é uma conveniente e oportuna lembrança aos que dão a contenda como terminada, de que o conflito entre Cuba e Estados Unidos não chegou ao fim. Sim, tem sido muito positivo o restabelecimento das relações diplomáticas; isso abriu para o bem um fluído canal de diálogo entre as partes, que não existia. Ainda há que lembrar que Obama pediu ao Congresso o levantamento do bloqueio.  Contudo, como reitera o governo cubano, é somente o começo de um “longo e complexo processo” em direção à normalização das relações.



O referido processo somente continuará quando os Estados Unidos ponham fim ao virtual estado de sítio econômico, cesse suas ingerencistas transmissões de rádio e televisão em direção à ilha, acabe com seus planos subversivos contra o sistema sociopolítico cubano e devolva o território ocupado da Base Naval de Guantánamo. Nada disso aconteceu. 

O bloqueio sofreu um tímido relaxamento em alguns aspectos, mas uma vez mais foi recrudescido  neste anos, particularmente no que se refere à perseguição  e castigo implacáveis das operações financeiras de Cuba. Continua em pé o fundamental, por que à ilha está proibido utilizar o dólar em suas transações internacionais e ela unicamente pode comprar alimentos nos Estados Unidos, mas pagando adiantado em dinheiro e sem poder transportá-los em navios cubanos.  Tirando essa única não existem relações comerciais entre os dois Estados. 



Recentemente, Washington impôs multas de 1,116  e 1,710 bilhões de dólares aos bancos Credit Agricole (francês) e Commerzbank (alemão), por realizarem transações com Cuba. Nem sonhar que a ilha possa adquirir  medicamentos do vizinho do norte.

O nome da menina cubana Noemí Bernárdez foi lembrado teerça feira, 27 de outubro, quando foi evocado na Assembléia da ONU, em vibrante discurso do embaixador do Estado  Plurinacional da Bolívia. A vida de de Noemí depende de um citostático de produção exclusiva norte-americana que, como muitos outros fármacos, a ilha só consegue  acessar através de países terceiros, a preços muito altos e em prazos que podem ser fatais para os pacientes.

Quanto à cumplicidade nesse assunto do racista e colonial Estado hebreu com os Estados Unidos, além de estar associada com o habitual desprezo que mostra com a opinião internacional, deve-se principalmente a outra razão muito poderosa: Israel não poderia subsistir sem a vultosa e incomparável ajuda econômica e militar que recebe de seu aliado ianque. 

Tampouco poderia sobreviver sem seu apoio político incondicional. Isso lhe permite conservar o nutrido e ilegal arsenal nuclear que possui, continuar a ocupação do Golan sírio, os bandidos assentamentos e colonos judeus e os impunes crimes contra a população palestina, incluindo a profanação de seus locais de culto.

A Palestina, como  Cuba, resiste heroicamente e também vencerá.

Como tampoco sin su apoyo político incondicional. Este le permite conservar el nutrido e ilegal arsenal nuclear que posee, continuar la ocupación del Golán sirio, los bandidescos asentamientos de colonos judíos y los impunes crímenes contra la población palestina, incluyendo la profanación de sus lugares de culto.

Palestina, como Cuba, resiste heroicamente, y también vencerá.

A Nestor Kirchner

*http:gggg//Ggilsonsampaio.blogspot.com.br/2015/11/cuba-191-eua-2.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário