Ao participar de um fórum empresarial anual, o ministro disse que a Rússia deixou para trás um "pico de negatividade" e que sua economia começará a se recuperar assim que os investimentos voltarem a crescer. Segundo ele, para isso acontecer, a Rússia precisa controlar sua inflação, que atualmente está em torno de 16%. O ministro das Finanças expressou a opinião de que a inflação na Rússia em 2016 pode chegar a 6-7%.
A presidente do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina, por sua vez, havia declarado anteriormente que há uma expectativa de que a inflação comece a diminuir no segundo semestre de 2015.
O ministro das finanças destacou ainda que a queda do PIB russo em 2015 deve ficar em torno de 3%.
Em dezembro do ano passado, a moeda nacional da Rússia (o rublo) sofreu sua maior queda desde a crise de 1998, atingindo níveis recordes em relação ao dólar e ao euro — 80 e 100 rublos, respectivamente. O Banco Central reagiu aumentando a taxa de juros básica anual de 10,5% para 17%. No final de janeiro, o Banco Central reduziu a taxa para 15%, observando que o aumento em dezembro ajudou a gerenciar as expectativas de inflação e desvalorização.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150319/489746.html#ixzz3UqalRM3Q
Nenhum comentário:
Postar um comentário