Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

terça-feira, janeiro 31, 2012

Cuba: Verdade incontestável

.28 dados que mostram a força de Cuba, mas propositalmente dispensados pela imprensa hegemônica


Jornal Nacional Cuba
Como já dissera o escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano, quando se trata de Cuba, a grande imprensa, “aplica uma lupa enorme que amplia tudo o que ocorre, sempre que há interesses dos inimigos, chamando a atenção para o que acontece na Revolução, enquanto a lupa distrai e deixa de mostrar outras coisas importantes”.

Por Omar Pérez Solomon. Tradução: Robson Luiz Ceron. Solídários & Síntese Cubana



Entre essas coisas importantes, que não são apontadas pelas lupas, chamo a atenção para 28 dados, que mostram a força de Cuba, na véspera de seu aniversário de 53 anos.



1)  8.913.000 de cubanos participaram da discussão do Projeto de Diretrizes para a Política Econômicae Social do Partido e da Revolução, debate prévio ao 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba.

Leia mais:



2) Foram registrados mais de 3 milhões de intervenções populares.



3) 68% das diretrizes foram reformuladas após a discussão com o povo cubano.



4) 313 diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução foram adotadas no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba.



5) Na linha definida pelo povo cubano para atualização do modelo econômico, até agora, entraram em vigor.



6) 7 decretos-leis do Conselho de Estado.



7) 3 decretos do Conselho de Ministros.



8) 66 resoluções e instruções de ministros e chefes de instituições nacionais.



9) O governo cubano destinará, em subsídios, mais de 800 milhões de pesos para pessoas de baixa renda, como parte da Lei do Orçamento para 2012.



10) O governo cubano vai destinar mais de 17 milhões de pesos para a saúde, a educação e outras necessidades sociais, no orçamento para 2012.



11) No orçamento de 2012, serão alocados 400 milhões de pesos para proteger as pessoas em situação financeira crítica, incluindo pessoas com deficiências e consideradas disponíveis no processo de reestruturação do trabalho.



12) O orçamento do Estado encerrou o ano com um déficit estimado de 3,8% em relação ao Produto Interno Bruto, cumprindo o limite aprovado pela Assembleia Nacional, na Lei do Orçamento de 2011.



13) Produto Interno Bruto cresceu 2,7%, em 2011.



14) No final de 2011, a produtividade de todos os empregados na economia cresceu 2,8%.



15) Mais de 357 mil cubanos exercem o trabalho por conta própria.



16) 33 medidas foram aprovadas pelo Conselho de Ministros e entraram em vigor, em setembro passado, para continuar a facilitar o trabalho por conta própria.



17) Mais de 2,5 milhões de turistas visitaram a Cuba em 2011.



18) Foram produzidos 4 milhões de toneladas de petróleo e gás em 2011.



19) A taxa de mortalidade infantil em Cuba é inferior a 5 por mil nascidos vivos.



20) A expectativa de vida é de 78 anos.



21) 186 países condenaram os EUA pelo bloqueio genocida contra Cuba, durante a Assembleia Geral da ONU, em outubro passado.



22) Cuba ficou em segundo lugar nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara, com 58 medalhas de ouro.



23) O Conselho de Estado da República de Cuba concordou em indultar mais de 2.900 presos.



24) Cuba ocupa a 51ª posição, no Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU, com um alto desenvolvimento humano.



25) Em 14 de dezembro marcou o primeiro aniversário da primeira rede social de conteúdo digital cubano, EcuRed, com cerca de 80 mil artigos e verbetes.



26) Mais de 40 mil cubanos estão em missões de solidariedade por mais de 70 países.



27) Mais de 3 milhões de pessoas foram alfabetizados pelo método “Yo, si puedo”, depois de ser aplicado em quase três dezenas de países ao redor do mundo.



28) Com o início do ano letivo 2011–2012, em 5 de setembro, abriram suas portas mais de 60 universidades na Ilha, com cerca de 500 mil alunos matriculados.

Fonte: Pragmatismo Político
*SOA-Brasil

Dilma em #Cuba e no Haiti e o PIG quer nos manipular com a blogueira

Desenho e infográfico do site Ciudad Futura é ilustrativo para que não nos deixemos manipular com o "documentário" de Dado Galvão, articulista do Instituto Milleniun.
Não vamos nos deixar manipular pelo PIG, pelos intelectuais orgânicos do Milleniun e pela blogueira mercenária.
Nós sabemos quem  ajuda o povo sofrido do Haiti e quem os USA.
Sabemos quem é quem no mundo da mídia.

                           Cifras comparativas da ajuda sanitária no Haiti em 23/03/210
*Brasilmobilizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário