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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

segunda-feira, janeiro 30, 2012

A Embraer está de olho no mercado de jatos executivos da China e contará com Jackie Chan, que receberá seu avião personalizado em São José dos Campos na próxima sexta-feira

Embraer quer decolar na China

ROSANA HESSEL



Fábrica em São José dos Campos: de olho no potencial dos novos ricos (Breno Fortes/CB/D.A Press - 1/9/10)
Fábrica em São José dos Campos: de olho no potencial dos novos ricos 

A Embraer está de olho no mercado de jatos executivos da China, segmento ainda muito pequeno naquele país, mas com potencial enorme, dado o grande número de novos ricos no país asiático. Um estudo feito pela companhia brasileira prevê que os chineses demandarão nada menos que 635 jatos em 10 anos. Ou seja, nesse período, as expectativas são de que esse mercado será o segundo ou mesmo o primeiro do mundo, movimentando US$ 21 bilhões. Para abocanhar uma fatia desse bolo, a empresa sediada em São José dos Campos (SP) contará até com uma ajuda especial, a do ator Jackie Chan, ídolo chinês conhecido pelos filmes de luta, para abrir portas e encarar a forte concorrência na Ásia.

Atualmente, os Estados Unidos lideram o mercado de jatos executivos, seguidos por México e Brasil. Na China, a Embraer aposta firme na venda de modelos maiores e mais caros: o Legacy 650, com capacidade para até 14 passageiros e autonomia de 6,7 mil quilômetros, e o Lineage 1000, para até 19 passageiros e capacidade para voar 8,3 mil quilômetros sem escalas — os dois modelos custam US$ 30 milhões e
US$ 50 milhões, respectivamente.

Atualmente, a companhia brasileira tem uma frota superior a 100 jatos comerciais voando na China e outros 53 deverão ser entregues nos próximos anos. Segundo a empresa, os jatos da Embraer lideram o mercado de
aviação regional chinês, com 76% de participação, resultado de uma mudança recente na China, marcada pela abertura aos modelos fabricados fora do país.

A parceria entre a Embraer e Jackie Chan nasceu da necessidade de fincar pé na China. A estratégia de guerra começou a ser desenhada em outubro de 2011, durante uma feira especializada em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde a Embraer Executive Jets, subsidiária da marca brasileira para os jatos executivos, vendeu um Legacy 650 para o ator. Chan, estrela de A Hora do Rush 3, receberá seu avião personalizado em São José dos Campos na próxima sexta-feira, ocasião em que formalizará o contrato por meio do qual se tornará o embaixador da marca na Ásia. Além do avião vendido ao ator, a Embraer já comercializou outros 13 jatos Legacy 650 na China. Outras sete unidades estão em negociação.

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