Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

segunda-feira, janeiro 30, 2012

França cria "CPMF" em transações financeiras

França cria "CPMF" em transações financeiras
 
Em ato polêmico às vésperas de uma cúpula europeia, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, diz que taxará operações bancárias em 0,1%




Sarkozy fala a um pool de canais de televisão:
Sarkozy fala a um pool de canais de televisão: "Tenho um encontro com os franceses e não fugirei disso"

Paris — Num gesto altamente polêmico e de alcance duvidoso, com potencial para desencadear uma nova crise entre os países europeus e com os Estados Unidos, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou ontem a criação de um imposto sobre transações financeiras. A taxação de 0,1% sobre as operações bancárias foi anunciada como parte de um pacote de medidas para recuperar a economia francesa e deve entrar em vigor em agosto. O anúncio da medida coincidiu também com a confirmação de que o atual mandatário do país vai concorrer às eleições presidenciais marcadas para 22 de abril e 6 de maio. O pacote foi anunciado na noite de ontem, véspera da reunião de líderes em Bruxelas.

Sarkozy não confirmou oficialmente se concorrerá à reeleição para o cargo, mas deixou subentendido, numa entrevista a um pool de canais de televisão franceses, que será o candidato natural a um novo mandato nas eleições da primavera. “Tenho um encontro com os franceses e não fugirei disso”, afirmou. A três meses da eleição presidencial, o mandatário da França voltou sua atenção para o crescimento do país, com medidas destinadas a suavizar os encargos trabalhistas das empresas e a financiar o sistema de bem-estar social.

Sarkozy insistiu que os custos da reforma do sistema de bem-estar social vão incidir mais sobre o consumo e menos sobre o custo do trabalho, uma estratégia que, a seu ver, foi inspirada na ação do ex-chanceler social-democrata da Alemanha, Gerhard Schröder.

Deficit
O presidente francês disse esperar que outros países europeus também adotem a taxação sobre as transações financeiras, seguindo o exemplo de Paris. Polêmica e contestada, a medida já vigorou no Brasil entre 1997 e 2007, sob o nome de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

No pacote da França, houve ainda o aumento de 1,6 ponto na taxa do TVA, o imposto de valor agregado do país, que passará para 21,2% e permitirá financiar isenções de encargos trabalhistas no valor de 13 bilhões de euros. A elevação do TVA incide sobre os bens de consumo e deve entrar em vigor em 1º de outubro, incentivando as compras por antecipação, de modo a contribuir para o crescimento, disse o presidente.

O objetivo das medidas anunciadas ontem é restabelecer a competitividade da economia francesa e fazer parar a sangria de empregos da indústria. “Em 10 anos, a França perdeu 500 mil empregos industriais”, disse Sarkozy, observando que para um salário de 4 mil euros os encargos se elevam a 840 euros na Alemanha e o dobro disso na França.

O líder francês também afirmou ter observado uma melhora no horizonte da crise na Zona do Euro. “Os elementos para a estabilidade da situação financeira mundial e da Europa se apresentam”, declarou Sarkozy, às vésperas de uma reunião de cúpula europeia em Bruxelas. Ele avaliou que a situação relacionada à crise do euro está mais calma e estável porque “a Europa não está mais à beira do abismo”. Acrescentou ainda que o deficit público da França em 2011 deve fechar melhor que o previsto, chegando a 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) ou, talvez, a 5,3%, contra os 5,7% estimados até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário