"O que devo pretender não é a neutralidade da educação, mas o respeito, a toda prova, aos educandos, aos educadores. O respeito por parte da administração pública ou privada das escolas. É por isto que devo lutar sem cansaço. Lutar pelo direito que tenho de ser respeitado e pelo dever que tenho de reagir a que me destratem. Lutar pelo direito de ser você mesmo e nunca, jamais, lutar por essa coisa impossível, acinzentada e insossa que é a neutralidade. Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? “Lavar as mãos” em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele." (Paulo Freire)
A realização de uma escola pública que consiga oferecer a população o mínimo de saber, a fim de ter uma vida decente, não é responsabilidade desta ou aquela pessoa ou instituição, mas de todos os cidadãos de uma sociedade civilizada. Portanto, será através de muitas lutas e reflexões, que poderemos encontrar possibilidades de reinventar a escola e suas relações.Rosa Zamp
Dilma faz hoje o primeiro pronunciamento na TV
A presidenta Dilma Rousseff fará hoje seu primeiro pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão. O tema será Educação, uma vez que a volta às aulas ocorre neste período em todo o país. A gravação foi feita ontem no Palácio do Alvorada, em Brasília. O pronunciamento vai ao ar às 20h (hora de Brasília) desta quinta-feira (10/02).
*comtextolivre
Nenhum comentário:
Postar um comentário