Cem caças chineses realizam o maior exercício aéreo de Pequimby guevara2012 |
Tradução: Caminho Alternativo
(08-12-2012)
China realizou um de seus maiores treinamentos militares aéreos com a participação de aproximadamente 100 aviões de combate em meio às crescentes tensões com Japão sobre a disputa territorial no Mar Oriental da China.
Os exercicios de combate aéreos duraram 11 dias do passado mês na região ocidental norte de Xinjiang, segundo o site do jornal do Partido Comunista ‘O Jornal do Povo’.
Os pilotos simulavam participar em combates aéreos e colocaram em prática métodos para impedir a interferência eletromagnética, segundo os informes.
Entre os aparelhos envolvidos no exercício, com 14 unidades separadas, se encontravam os mais modernos aviões de combate da China, o J-10 e J-11, junto com modelos mais antigos e Sukhoi Su-30s comprados da Rússia.
Os exercícios são uma clara demostração da enorme melhoria experimentada pela capacidade militar da China, o que suscitou inquietude em outras nações da Ásia e EUA.
O jornal ‘Global Times’ qualificou os exercícios como os maiores dos últimos anos, tanto em potência de fogo como por número de aviões. Além disso, os treinamentos envolveram a um grande número de técnicos e especialistas em mísseis, radares e outras tecnologias relacionadas.
Estes exercícios ocorrem em meio a crescente tensão entre China e Japão pelas ilhas Senkaku (Diaoyu). A disputa ficou mais tensa quando em setembro Tokio anunciou a compra de três das polêmicas ilhas e China respondeu com o envío de patrulhas às águas do arquipélago. A decisão de Japão desatou violentas manifestações anti-japonesas na China. A mediados de outubro China realizou várias manobras militares no mar Oriental da China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário