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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

segunda-feira, dezembro 31, 2012

Nassif: o conteúdo do Marco Antônio Villa é o mesmo da Danuza Leão. Marco Antônio Villa, o "inacreditável" 

A PIADA DA DÉCADA:

VILLA (BOSTA) VÊ DÉCADA PERDIDA NO BRASIL

É para rir ou para chorar? O historiador Marco Antonio Villa (Bosta) diz que os últimos dez anos no Brasil, período em que o desemprego caiu pela metade, foram uma "década perdida". Vai ver foi perdida para ele...

 


Villa, a melhor tradução da velha mídia

por Luis Nassif


A guinada da mídia rumo à ultra-direita foi curiosa. Havia um mercado a ser ocupado - todos de uma vez, maciçamente ocupando o mesmo mercado dos 5%. Abriu mão dos direitistas históricos, substituindo por neoconvertidos afoitos, loucos para oferecer o solicitado em troca de um espaço público, simplificando a discussão até o limite da mediocridade. Ou então de jornalistas com história de vida que acabaram por se curvar às imposições dos novos tempos.

Essa falta de critério, o pensamento único primário gerou a demanda que foi ocupada por intelectuais histriônicos (alguns talentosos), por críticos e poetas sem conteúdo... e pelo Marco Antônio Villa, o inacreditável Villa.

Existe um pensamento conservador sólido na academia. Por exemplo, acho que o partidarismo de Bolívar Lamounier o impediu de dar um upgrade nos seus conceitos de opinião pública. Mas estamos falando de um baita intelectual, militante porém com conteúdo. A ira destrambelhada de Boris Fausto, quando ouve alguém criticar FHC, não tira dele o mérito de ser dos grandes historiadores e intelectuais brasileiros. Gianotti pode ser agressivo na discussão, mas tem consistência. Discordo de muitos princípios do Eduardo Gianetti, mas como não reconhecer a elegância de seus enunciados e de sua presença pública? Há um conjunto de conservadores revelados nos últimos anos, como os da página 2 do Estadão, com ideias para serem debatidas ou combatidas. Mas, importante, tendo ideias.

Agora, o Villa! Qual a diferença de conteúdo dele (que se diz intelectual) e de um Nelson Motta, por exemplo? O que seu conteúdo difere de Danuza Leão? Ou de um Gullar? Ele é um Motta sem música, uma Danuza sem história e um Gullar sem poesia. Ou seja: não é nada.

Leiam seu artigo abaixo. O bordão é de História da Carochinha: como nós, por sermos bons, cordatos e de boa fé, permitimos que o mal avançasse! Quatro anos de CPIs, campanha diária da mídia para tentar desestabilizar o governo (aliás, repetindo em grau agudo o golpismo dos anos 90), não foi nada.

No entanto, tem o grande mérito de comprovar, de forma cabal, a estratégia midiática de abolir qualquer forma de inteligência, sofisticação analítica, criatividade.

Villa é a cara da velha mídia.



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Sobre Marco Antônio Villa veja também:

O mico de um dos ideólogos da direita brasileira, o historiador Marco Antonio Villa: Lula será derrotado, Haddad não será eleito, o PT terá a sua pior votação da história nas eleições municipais de 2012
http://opensadordaaldeia.blogspot.com.br/2012/11/o-mico-de-um-dos-ideologos-da.html

Até Bresser-Pereira admite hipocrisia e politicagem na sentença do STF sobre o "mensalão": não houve provas suficientes para a condenação de Dirceu, Genoíno e João Paulo


O mensalão, as elites e o povo

por Luiz Carlos Bresser-Pereira*

O fato político de 2012 foi o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do processo do mensalão e a condenação a longos anos de prisão de três líderes do Partido dos Trabalhadores com um currículo respeitável de contribuições ao país.

O que significou, afinal, esse julgamento? O início de uma nova era na luta contra a corrupção no Brasil, como afirmaram com tanta ênfase elites conservadoras, ou, antes, um momento em que essas elites lograram afinal impor uma derrota a um partido político que vem governando o país há dez anos com êxito?

Havia um fato inegável a alimentar o processo e suas consequências políticas. O malfeito, a compra de deputados e o uso indevido do dinheiro público existiram. Mas também é inegável que, em relação aos três principais líderes políticos condenados, não havia provas suficientes --provas que o direito penal brasileiro sempre exigiu para condenar. O STF foi obrigado a se valer de um princípio jurídico novo, o domínio do fato, para chegar às suas conclusões.

Se, de fato, o julgamento do mensalão representou grande avanço na luta pela moralidade pública, como se afirma, isso significará que a Justiça brasileira passará agora a condenar dirigentes políticos e empresariais cujos subordinados ou gerentes tenham se envolvido em corrupção. Acontecerá isso? Não creio.

Como explicar que esse julgamento tenha se constituído em um acontecimento midiático que o privou da serenidade pública necessária à justiça? Por que transformou seu relator em um possível candidato à Presidência (aquele, na oposição, com maior intenções de votos segundo o Datafolha)? E por que, não obstante sua repercussão pública, o Datafolha verificou que, se a eleição presidencial fosse hoje, tanto Dilma Rousseff quanto o ex-presidente Lula se elegeriam no primeiro turno?

Para responder a essas perguntas é preciso considerar que elites e povo têm visão diferente sobre a moralidade pública no capitalismo.

Enquanto classes dominantes adotam uma permanente retórica moralizante, pobres ou menos educados são mais realistas. Sabem que as sociedades modernas são dominadas pela mercadoria e pelo dinheiro.

Ou, em outras palavras, que o capitalismo é intrinsecamente uma forma de organização econômica onde a corrupção está em toda parte. O Datafolha nos ajuda novamente: para 76% dos brasileiros existe corrupção nas obras da Copa.

Hoje, depois do fracasso da aventura neoliberal no mundo, as elites, inclusive a classe média tradicional, estão desprovidas de qualquer projeto político digno desse nome e se prendem ao velho moralismo liberal.

Já os pobres, pragmáticos, votam em quem acreditam que defende seus interesses. Não acreditam que elites e o país se moralizarão, mas, valendo-se da democracia pela qual tanto lutaram, votam nos candidatos que lhes inspiram mais confiança.

Não concluo que a luta contra a corrupção seja inglória. Ela é necessária, e sabemos que quanto mais desenvolvido, igualitário e democrático for um país, mais altos serão seus padrões morais. Terem havido condenações no julgamento do mensalão representou avanço nessa direção, mas ele ficou prejudicado porque faltou serenidade para identificar crimes e estabelecer penas.


*Luiz Carlos Bresser-Pereira é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, onde ensina economia, teoria política e teoria social. É presidente do Centro de Economia Política e editor da "Revista de Economia Política" desde 2001. Foi ministro da Fazenda, da Administração e Reforma do Estado, e da Ciência e Tecnologia. Escreve a cada duas semanas, aos domingos, na versão impressa de "Mundo".

Fontehttp://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizcarlosbresserpereira/1208365-o-mensalao-as-elites-e-o-povo.shtml

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