Rússia implantou mísseis Alexandre na Síria em resposta aos mísseis da OTAN na Turquíaby guevara2012 |
Tradução: Caminho Alternativo
(07-12-2012)
Mísseis russos tipo Alexander foram entregues à Síria, assegurou um especialista libanés sobre questões regionais, Elyas Ebrahim, numa entrevista com a Agência iraniana de notícias Farsnews.
“Os mísseis Alexandre são mais poderosos que os Patriot e sua implantação é uma reação à decisão da OTAN de utilizar o território turco para colocar os Patriot. Estes são mísseis superfície-superfície que podem ser utilizados também contra objetivos aéreos e sua cabeça possui uma capacidade destrutiva superior à dos Patriot”, explicou.
Segundo este especialista, estes mísseis foram entregues à Síria através de barcos russos que chegaram recentemente à Tartus, onde se encontra a base da Marinha russa.
Ele assinalou que “Rússia considera a Síria como parte da segurança nacional da Rússia, ou inclusive como uma linha vermelha que não pode ser atravessada,” acrescentando que “esta iniciativa causou surpresa, especialmente, porque os mísseis Alexandre são conhecidos por ser melhores que os Patriot no aspecto militar. Isto significa que Rússia está disposta a comprometer-se seriamente para defender a Síria com o risco de se envolver num confronto se for necessário”.
“Os mísseis Patriot são incapazes de resistir uma colisão contra os mísseis Alexandre. Rússia ameaçou com implantar mísseis Alexander perto do território polonês para fazer frente ao estabelecimento ali do escudo anti-mísseis da OTAN, que depende fundamentalmente dos mísseis Patriot”.
O especialista informa que a “Rússia recusa qualquer violação do espaço aéreo da Síria e isto foi demonstrado claramente quando utilizou seu direito de veto no Conselho de Segurança. Mesmo assim, deixou claro que qualquer tentativa de eludir a legitimidade internacional será afrontada pela força militar.
*caminhoalternativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário