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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quinta-feira, julho 24, 2014

Tancredoporto de Cláudio também foi irregular. Mas 160 vezes mais barato que o Aecioporto

* Fernando Brito
Quem sai aos seus não degenera, diz o ditado. Ficamos sabendo, pelo Estadão, que a pista de terra que antecedeu o aeroporto asfaltado feito com dinheiro público para levar Aécio Neves à sua fazenda, no Município de Cláudio também foi feita com dinheiro público. Mais precisamente com dinheiro que Tancredo Neves transferiu do governo de Minas para seu cunhado (e prefeito) Múcio Tolentino ...

    Os pareceres de Aécio são a emenda má no soneto ruim. O fato é que lhe serraram as asas

    23 de julho de 2014 | 15:58 Autor: Fernando Brito
    É pior a emenda que o soneto, dizia minha velha avó. Os pareceres dos ex-ministros Carlos Velloso e Ayres Brito, do Supremo Tribunal Federal, chovem no molhado. Tratam de, como dizem os advogados, “lana caprina”: coisas desimportantes É evidente que não é irregular fazer uma obra em terreno com a imissão de posse. Do contrário, uma ponte, um viaduto, uma avenida teriam de espe...

      Aeroporto de Cláudio custou quase oito vezes mais que o padrão de obras iguais em Minas

      23 de julho de 2014 | 11:45 Autor: Fernando Brito
      Ao anunciar o “pacote” de obras do qual fazia parte o asfaltamento da pista do Aeroporto de Cláudio, o governo de Minas Gerais anunciou também a pavimentação de estradas no interior do estado, que tinham piso de cascalho, exatamente como o da pista que existia antes na fazenda de seu tio. Eram 295, 2 km de estradas, a um custo de R$ 96,6 milhões. Como está detalhadamente registr...

        Ibope repete Datafolha, mas desmonta “empate no 2° turno”. Preparando-se para o pouso?

        23 de julho de 2014 | 10:54 Autor: Fernando Brito
        Escrevi, há uma semana, que a pesquisa Datafolha registrava um quadro eleitoral sem mudanças, exceto em uma: o acenar com possível empate em segundo turno, que se construiria com uma inacreditável transferência dos votos de todos os candidatos (de esquerda, de direita e até de nenhuma identidade) para Aécio Neves. A espequisa Ibope divulgada ontem repete, basicamente, os mesmo números de ...

          Outro aecioporto: a pista fantasma de Montezuma, cidade de menos de oito mil habitantes

          22 de julho de 2014 | 23:04 Autor: Fernando Brito
          Montezuma é uma pequena cidade no pobre Norte de MInas. Tem, como se dizia no meu tempo, menos de oito mil almas: 7.900, segundo o IBGE. Mas tem, também, a Perfil Agropecuária e Florestal, empresa de Aécio Neves e de sua irmã, Andréa Neves, da qual já eram sócios e, agora, herdeiros de seu pai, o ex-deputado Aécio Cunha. Uma “terrinha” de apenas 950 hectares – ou 9.500....

            Aécio quer um “abutre” na Fazenda? Não? Devia ler O Globo, então

            22 de julho de 2014 | 18:38 Autor: Fernando Brito
            Por todas as (altas) rodas comenta-se que Armínio Fraga, o homem das medias impopulares, seria o Ministro da Fazenda de Aécio Neves. Ainda bem que não será, porque o tucano não será eleito. Mas, de qualquer forma, é bom que os brasileiros saibam nas garras de quem essa turma quer colocar a economia brasileira. De alguém que, no mínimo, coopera com um banco internacional que especula com ...

              Aecioporto foi superfaturado? Perguntem ao Anastasia. O de Muriaé custa seis vezes menos…

              22 de julho de 2014 | 15:05 Autor: Fernando Brito
              Ontem, publiquei aqui que o preço da construção do “aecioporto” de Cláudio, que Aécio construir em terreno originalmente pertencente a seu tio e a seis quilômetros de sua fazenda, não guardava proporção com o preço das obras de construção de aeroportos semelhantes ou muito maiores. Trago mais um exemplo, para ver se nossa valorosa imprensa se interessa em pesquisar se os R...

              Aecioporto foi superfaturado? Perguntem ao Anastasia. O de Muriaé custa seis vezes menos…

              22 de julho de 2014 | 15:05 Autor: Fernando Brito
              muriaé
              Ontem, publiquei aqui que o preço da construção do “aecioporto” de Cláudio, que Aécio construir em terreno originalmente pertencente a seu tio e a seis quilômetros de sua fazenda, não guardava proporção com o preço das obras de construção de aeroportos semelhantes ou muito maiores.
              Trago mais um exemplo, para ver se nossa valorosa imprensa se interessa em pesquisar se os R$ 13,4 milhões contratados em dezembro de 2008 correspondem ao custo de uma obra como aquela.
              E, desta vez, recorro ao próprio governo de Minas Gerais que, no início do ano, licitou obras no Aeroporto de Muriaé, cidade com 105 mil habitantes, quase quatro vezes mais  que os 28 mil de Cláudio.
              Segundo o Estado de Minas, reproduzindo um release do governo tucano, ” dentre as melhorias a serem realizadas no Aeródromo de Muriaé/Cristiano Ferreira Varella estão a aplicação de revestimento em concreto nas pistas de pouso e de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves. Após as obras, o aeroporto vai contar com uma pista de pouso e decolagem de 1.083 m x 23 m. As intervenções também incluem instalação de alambrado no entorno de todo o local. Os serviços ainda incluem terraplenagem, em uma área de 56,6 mil metros quadrados, obras de fresagem da pista, execução de drenagem, implementação de muro de contenção e iluminação para balizamento noturno. “
              Certamente mais obras que as realizadas em Cláudio, porque o aeroporto  deve estar pronto para “receber aeronaves com 14 assentos, o que vai possibilitar ligação direta com as cidades de Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo”, segundo o jornal.
              Orçamento?
              R$ 3 milhões.
              Menos de um quarto do custo do “aecioporto”, em 2008/2009.
              Ou seis vezes menos, em valores atualizados.
              Será que alguém vai se interessar em perguntar ao Anastasia, agora homem-forte da campanha de Aécio, porque Muriaé é tão mais barato?

              *Tijolaço

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