Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quarta-feira, julho 30, 2014

10 dicas fundamentais de Bruce Lee

Para alguns, ele foi um ator; para outros o maior artista marcial de todos os tempos. Mas poucos conhecem um outro lado igualmente excepcional, o de filósofo. Confesso que fiquei surpreso quando peguei emprestado o livro “O Tao do Jeet Kune Do” e conheci um lado que não imaginava. Bruce foi um grande pai, um marido dedicado e detentor de uma disciplina marcial de dar inveja a qualquer lutador do UFC. Ele foi um exemplo em todos os aspectos, mas acredito que o maior de todos exemplos dele é o de vida.
Abaixo estão 10 lições de vida que um dos maiores lutadores de todos os tempos deixou para nós em apenas 32 anos de vida.
1. OBJETIVO
“Um objetivo nem sempre é para ser atingido, frequentemente serve apenas como algo a ser mirado.”
Esse talvez seja um dos clichês da motivação mais negligenciados. Ter objetivo é importante, mas não é tudo. É preciso apreciar a jornada tanto quanto a chegada. De fato, estudos comprovam que o corpo humano produz mais serotonina (hormônio da felicidade) quando estamos prestes a conseguir algo do que quando conseguimos. Se você tem um bjetivo, faça dele uma consequência de algo valioso, e que se não der certo, tudo bem, valeu a pena.
2. FLEXIBILIDADE
“Limpe a sua mente e seja como a água, sem forma. Você coloca a água num copo e se torna o copo, coloca água em uma garrafa, se torna a garrafa.”
Resisticência e adaptabilidade são duas das mais valiosas qualidades que uma pessoa pode ter. Não seja duro, lento e difícil de lidar. Seja flexível, rápido e fácil de conviver — adapte-se às circustâncias em vez de confrontá-las. Flexibilidade é a capacidade que algo tem de se moldar às adversidades, a água é o maior exemplo, ela não se opõe aos obstáculos, se molda a ele.
3. TEMPO
“Se você ama a vida, não desperdice tempo, é de tempo que a vida é feita.”
Você já leu isso em algum lugar, mas Bruce colocou isso de uma forma diferente. Se a vida é feita de tempo — logo é limitada — , então viver é aproveitar o tempo. Evite reclamar que você não tem tempo, evite sonhar com um dia de 30 horas, isso é perda de tempo. Se você tem apenas 1 hora livre no final do dia, aproveite! Faça algo que realmente te deixe feliz. E se você não está feliz hoje, se algo lhe incomoda, saiba que você está perdendo tempo. Mude!
4. PROPÓSITO
Viver de verdade é viver para os outros.”
Que graça a vida teria se não tivéssemos ninguém para compartilhar? Ninguém para cuidar, ninguém que nos esperar ao final do dia, ninguém para nos motivar… alguém que valha a pena luta. Não é hipocrisia, não falo da boca pra fora, eu realmente acho que opropósito da vida de cada um é fazer os outros felizes. Porque se as pessoas com quem me importo forem felizes, eu também serei. Para manter isso sempre aceso dentro de mim, frequentemente me pergunto: o que você pode fazer para alegrar o dia de alguém (sem esperar nada em troca)?
5. ACEITAÇÃO
“Não pense sobre quem está certo ou errado ou quem é melhor que o outro. Não seja nem a favor nem contra.”
Você não acha que o mundo seria melhor se as pessoas não julgassem tanto umas as outras? Outro dia eu comentei que nem todo mundo quer mudar o mundo, mas todo mundo gostaria de mudar o outro. Um amigo concluiu brilhantemente: devíamos querer mudar a nós mesmos. Para mim, falar dos outros é uma perda de tempo e pior, é nocivo. Precisamos entender que o mundo é um lugar heterogêneo e agradecer por ele ser assim.
6. FOCO
“Eu não temo o homem que praticou 10.000 chutes uma vez, eu temo aquele que praticou um chute 10.000 vezes.”
Seja um especialista. Se você quer ser muito bom em algo, pratique, pratique, pratique. E quando você achar que já praticou o suficiente, pratique o dobro. E quando você achar que não tem mais como melhorar, pratique um pouquinho mais. Seja o melhor em algo e você será reconhecido por isso. Não desista no meio.
7. SIMPLICIDADE
“Simplicidade é a chave para algo brilhante.”
Vivemos em um mundo onde tudo é complexo e cheio de detalhes. Mas, ainda assim, valorizamos o que é simples. Felicidade vem de dentro, do que sentimos não do que temos. Precisamos desobstruir o caminho da felicidade, eliminar as superficialidades da vida, querer cada vez menos não mais. As pessoas mais admiráveis que conheci (ou li) frequentemente foram as mais simples e modestas também.
8. ENCONTRE O SEU CAMINHO
“Absorva o que lhe é útil, descarte o que não é, e adicione algo único.”
Quando começamos algo (seja a vida ou um curso técnico), precisamos ouvir, aprender e observar. Dessa forma, absorvemos o conhecimento necessário para fazermos do nosso jeito. Testando, vemos o que funciona conosco e o que não. Essas adaptações são cruciais para criar um estilo próprio. Ao final, acrescente pequenos toques pessoais. Não viva à sombra dos outros.
9. EGO
“Artes-marciais são principalmente fonte de auto-conhecimento. Um soco ou um chute não é para arrancar os males do cara a sua frente, mas para arrancá-los seu próprio ego, medo e obstáculos.”
Tudo que você faz envolve seu ego. É ele que fica assustado, sente medo e impede você de fazer algo porque assim já está bom. Aprenda a controlar os seus próprios medos e convertê-los em motivação, essa é a maior fonte de coragem.
10. COMECE AGIR
“Saber não é o suficiente, você tem que aplicar; querer não é o bastante, você tem que fazer.”
A frase diz por si só. Pare de ler e vá por em prática.
Imagem
Postado por: Vinícius Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário