Cuba tratou e trata os doentes de Chernobil. Agora, oferece ajuda ao Japão |
A TERRÍVEL TRAGÉDIA DE CHERNOBIL
Os últimos acontecimentos catastróficos ocorridos no Japão, terramoto, tsunami e agora a contaminação radioactiva provocada pelas explosões na central nuclear, fizeram-me recordar o desastre de há 25 anos (26 de Abril de 1986) em Chernobil na Ucrânia e a importante assistência médica que Cuba já prestou a cerca de 26.000 crianças desse país que foram afectadas pelas radiações, apresentando inúmeras patologias.
Explosão em Chernobil.Vista aérea. |
Vista do mar.Usina de Chernobil,na antiga URSS: explosão catastrófica! |
O povo japonês poderá tirar e aprender, importantes lições de solidariedade,fraternidade e amor com os socialista sem Cubanos. |
Cuba: pacientes meninos, vítimas dos efeitos da radiação nuclear |
Cuba: somente o tratamento clínico não é suficiente.O amor ao próximo é a força fundamental. |
Através de um programa estabelecido em 1990, os menores de 8 a 15 anos começaram a viajar gratuitamente para Cuba numa ponte aérea semanal, sendo instalados no complexo de Tarará a cerca de 25 Km a este de Havana e aí tratadas de cancro da tiróide e da pele, leucemia, alopecia, bócio, psoriase e também reabilitados de problemas motores e psíquicos.
.
O tempo de permanência tem variado de acordo com a gravidade das lesões e muitos deles acabam por ficar muitos meses até poderem regressar em definitivo ao seu país e às suas famílias. Estes são geralmente acompanhados pelas mães e com a vinda de professores ucranianos têm podido continuar os seus estudos enquanto se sujeitam aos tratamentos.
.
Em 1992 jornalistas do mundo inteiro tiveram oportunidade de visitar estas instalações de Tarará, falar com alguns e verificar a felicidade estampada naqueles rostos (alguns desfigurados pelas queimaduras) mas demonstrando uma enorme vontade de viver, retribuindo com sorrisos o esforço e dedicação que todos os técnicos de saúde estavam a fazer para que pudessem ter um futuro e uma vida bem melhor e mais digna.
De 1990 até 1998, um dos períodos mais críticos da economia cubana, todos os gastos com este programa foram suportados por Cuba e só daí para cá é que a Ucrânia paga as despesas aéreas e os salários dos professores, porque toda a assistência e as despesas de instalação continuam a ser gratuitas.
FUKUSHIMA: A NOVA TRAGÉDIA VAI GERAR NOVAS LIÇÕES PARA HUMANIDADE, EM TODOS OS NÍVEIS...
O JAPÃO USA ENERGIA LIMPA: O MUNDO REZA PARA QUE OS EFEITOS SEJAM MÍNIMOS. |
*militânciaViva
Nenhum comentário:
Postar um comentário