Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

terça-feira, abril 19, 2011

Frente Parlamentar pela Ley de Medios já existe !


Diz artigo da destemida Luiza Erundina, na pág. 10 do Brasil Econômico:

“Liberdade de Expressão”

“A Câmara dos Deputados lança hoje (terça-feira) a ‘Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular’. É uma iniciativa de parlamentares, em parceria com entidades da sociedade civil, e visa a promover ações que assegurem o direito à liberdade de expressão e o direito à comunicação”.

“Propõe-se a atuar com vistas à democratização dos meios de comunicação, observando princípios de complementaridade, indivisibilidade, interdependência e não hierarquização dos direitos humanos”.

Navalha
É provável que Luiza Erundina seja eleita presidenta da Frente, no lançamento, hoje, no Salão Nereu Ramos, no Congresso Nacional.
No dia 28 deste mês, o Ministro das Comunicações – que tem pavor de blogueiros ansiosos, com ânsia de aprovar, logo !, uma Ley de Medios – no dia 28 o Ministro Paulo Bernardo vai ter uma conversinha com a Frente.
Faz parte dessa frente outro destemido parlamentar, Emiliano José, do PT da Bahia.
Clique aqui para ler o artigo que Emiliano escreveu para este C Af sobre seu papel nessa Frente.
Neste sábado, no I Encontro de Blogueiros (sujos) do Estado de São Paulo, o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira, lembrou que a idéia de lançar a Frente Parlamentar nasceu de um encontro dele com blogueiros sujos de São Paulo.
Sem querer discutir precedência, é importante, porém, estabelecer essa linha pelo menos cronológica: a fundação do Instituto Barão de Itararé; a realização do I Encontro Nacional de Blogueiros Independentes, que transformou as ADINs do emérito professor Fábio Comparato em batalha do próprio Barão; a proliferação de encontros regionais de blogueiros sujos (de que Fortaleza foi um exemplo eloquente) ; e, agora, a fundação da Frente.
Uma “Frente Parlamentar” é poderosa.
As regras de funcionamento da Câmara conferem a uma Frente (esta já tem 190 signatários, quando bastavam 171 assinaturas) o poder de infernizar o PiG (*).
E infernizar a ABERT e a ANJ, da vice-líder da oposição, D Judith Brito.
Agora, o Senador Evandro Guimarães (Globo – RJ) vai ter um contendor de peso.
Quero ver ali, cara a cara, o Senador Evandro com a deputada Luiz a Erundina.
Quero ver !



Em tempo:

Neste mesmo encontro de blogueiros, o líder do PT, Paulo Teixeira, se comprometeu a

1) requisitar a íntegra do relatório da PF que incrimina Dantas, FHC , Cerra e Gilmar – e só a Época (da Globo) tem;

2) a descobrir a quem o Governo do Farol de Alexandria distribuía dinheiro no PiG (*).

Neste ponto, a deputada Erundina anunciou que vai requisitar ao Tribunal de Contas da União – órgão de assessoria do Congresso e, não, do PiG (*) – informação sobre “para onde foi o dinheiro da privatização do FHC!.

E nós, amigos navegantes, vamos descobrir que houve uma “plimvatização”, não é isso ?

Clique aqui para ler sobre os dois compromissos públicos que o deputado Paulo Teixeira assumiu no I Encontro de Blogueiros (sujos) de São Paulo.


Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário