Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

terça-feira, outubro 01, 2013

FAO: Brasil está entre os que mais reduziram a fome




Relatório sobre o "estado da fome no mundo", divulgado nesta terça-feira em Roma, pela FAO, organismo das Nações Unidas para agricultura e alimentação, traz dados espetaculares sobre o Brasil: em vinte anos, quase 10 milhões de brasileiros deixaram a linha da fome no País; bandeira inicial do governo Lula, apoiada por nomes internacionais, como Bono Vox, mostra resultados concretos; de acordo com a FAO, Brasil já cumpriu as Metas do Milênio

A FAO, organismo das Nações Unidas que cuida dos temas agricultura e alimentação, acaba de divulgar um relatório que traz resultados espetaculares para o Brasil (leia aqui a íntegra).

No mundo, o Brasil foi um dos países que mais reduziram a fome nos últimos vinte anos. O número de cidadãos famintos caiu de 22,8 milhões para 13,6 milhões, entre 1992 e 2013.

Com esses resultados, o Brasil já alcançou as chamadas Metas do Milênio, superando, em 54%, seu objetivo.

Em 1990, 15% da população brasileira passava fome. Hoje, o número é de 6,9%.

Ao tomar posse na presidência da República, em janeiro de 2003, o ex-presidente Lula colocou como primeiro objetivo de seu governo a erradicação da fome. O programa Fome Zero, que depois foi incorporado por outras ações sociais, como o Bolsa-Família, teve apoio de personalidades internacionais, como o cantor Bono Vox, que doou uma guitarra para a iniciativa.

Ainda existem no mundo, segundo a FAO, 842 milhões de famintos – em 1992, eram 1 bilhão. Curiosamente, enquanto caiu no mundo, a fome cresce nos países ricos, onde o número de famintos aumentou em 500 mil pessoas.

"Políticas de estímulo à produtividade agrícola podem dar uma contribuição decisiva para reduzir ainda mais a fome no mundo", disse o brasileiro José Graziano, que chefia a FAO e foi um dos mentores do Fome Zero.

No 247
*comtextolivre 

Renda do brasileiro
cresce mais que a China

O que reduz a desigualdade é salário no bolso, com carteira assinada


Chora, Urubóloga, chora !, diz o Bessinha. Esse Bessinha ...


O Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas, IPEA, apresentou nesta terça-feira, em Brasília, os resultados do PNAD, Programa Nacional de Amostra por Domicilio, de 2012.

(Clique aqui para ler “Neri: PIB dos brasileiros sobe 8%”)

Segundo o presidente do IPEA e ministro da Secretária de Assuntos Estratégicos, o economista Marcelo Neri, os números são ”espetaculares”.

Os destaques são a renda e a redução da pobreza.

Em 2012, a despeito do ”pibinho” de 0,1%, a renda média do brasileiro cresceu 8%. Foram 8% de crescimento real – já descontada a inflação.

A renda média do brasileiro cresceu, portanto, mais do que o PIB da China, que foi de 7,3% no período.

A comparação por décadas mostra que o período entre 2002 e 2012 – governo Lulilma – foi o melhor para a renda das famílias: a renda domiciliar per capita aumentou 3,6% em vez de 2,5% na década anterior; e o mesmo se deu com o PIB per capita e com o consumo.

O salário mínimo, cujo poder de compra diminuiu em 0,22% na década passada, subiu 5,25% nessa década.

A redução da pobreza extrema fechou 2012 com queda de 4,2%.

A redução da pobreza também está relacionada à renda.

O IPEA dividiu os trabalhadores em dez faixas de renda e o maior crescimento foi entre os mais pobres.

Os 10% mais pobres tiveram 14% de crescimento real da renda – duas Chinas.

Na desigualdade também se nota uma mudança circunstancial nessa década, se comparada com a década passada.

Nos últimos dez anos, a renda dos 40% mais pobres cresceu 6,4% ao ano, contra 2,4% ao ano de crescimento para os mais ricos.

Entre 1992 e 2002 o crescimento da renda dos mais ricos superou o dos mais pobres (2,87% contra 2,55%).


Bolsa Família e salário mínimo

Uma das críticas centrais da oposição, destacadas no programa do PSDB exibido semana passada, é a presença do Estado na formação da renda das famílias. No programa, Aécio Neves criticou o ”Estado paternalista, que passa a mão na cabeça do cidadão”.

Os números do PNDA, no entanto, mostram que o Bolsa Família e os demais programas sociais são coadjuvantemente na composição da renda.

O grande responsável pelo crescimento chinês da renda é o trabalho, sobretudo a política de valorização do salário mínimo, que aumentou o salário médio dos brasileiro.

Dentro do crescimento de 8% na renda dos brasileiros entre 2011 e 2012, 74% vem do aumento no rendimento do salário, ou seja, vem do trabalho das pessoas. Outros 14% vieram da Previdência; e apenas 1% veio do Bolsa Família.

Educação

Os números do PNDA foram divulgados durante a semana em manchetes negativas pela sensível queda no ritmo da alfabetização. Entretanto, para o ministro Marcelo Neri, os números com relação a educação são especialmente positivos.

Nos últimos 20 anos, verificou-se que as pessoas estão passando mais tempo na escola, e a diferença educacional – a diferença de tempo de estudo entre os mais escolarizados e os menos escolarizados – diminuiu.

Apesar da estagnação na taxa de analfabetismo em 2012, o período entre 2011 e 2012 é o melhor em toda a série histórica no aumento da média de tempo na escola e de redução da desigualdade.

Clique aqui e veja o vídeo com a entrevista de Marcelo Neri.

Murilo H. Silva,
editor do Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário