EM DISCUSSÃO
Por Danilo Nogueira:
"Não é por nada, não, mas se eu fosse mulher, não entrava naquele tal de vagão rosa por nada deste mundo. Começa com o tal do vagão rosa, daqui a pouco vem o conselho de usar uma burca.
Com o tal do vagão rosa, a turma que tem testículos maiores que o cérebro vai começar a achar que se não ficou no rosa é porque está querendo ser molestada.
Para acabar com o crime, precisam prender os criminosos, não as vítimas. Quer dizer, conceitualmente, está errado, é tiro no pé.
Diga não à segregação: o metrô é todo seu, não só o vagão "Penélope Charmosa."
***
POR QUE O VAGÃO ROSA É UM RETROCESSO E NÃO UMA SOLUÇÃO PARA AS MULHERES
Em um mundo ideal, indivíduos não são “encoxadxs” no transporte público. Em um mundo ideal, as mulheres não são aconselhadas a não usar roupa curta para evitar um estupro. Em um mundo ideal, homens sabem desde pequenos que as mulheres são donas de seu próprio corpo e não existem para sua satisfação. Em um mundo ideal, as mulheres não são segregadas para evitar violência sexual.
São Paulo se distanciou um pouco mais de um lugar ideal nesta sexta-feira (04) quando sua Assembleia Legislativa aprovou a obrigatoriedade de vagão exclusivo para as mulheres, o chamado “vagão rosa”.
Há quem comemore a decisão, quem diga que é um avanço no combate à violência contra a mulher, quem se sinta segura no vagão rosa e apoie a ideia, mas eu quero explicar neste texto por que eu sou contra essa decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário