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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

domingo, maio 06, 2012


O crime da Veja. O que
leva Robert(o) em cana


O ansioso blogueiro encontra blogueira suja na Padaria Aracaju, onde o Alberto explica a crise do Euro melhor que a Urubóloga.

– O que você precisa explicar direitinho, ansioso blogueiro, é qual é o crime da Veja.

– Qual deles, pergunta o ansioso blogueiro à blogueira suja.

– Por exemplo, a Veja levou grana ?

– Do Cachoeira ?

– É. A Veja levou grana do Cachoeira ?

– Não, diretamente, não. Assim, de pegar o dinheiro numa mala e esconder num apartamento no Jardim Paulista, não. Desse jeito, não.

– Então, qual é o crime ?, ela pergunta, mais ansiosa que o ansioso.

– O primeiro crime é transformar a Veja num instrumento do crime organizado.

– Isso é crime ?

– E você ainda pergunta ? A Veja era a arma que o Cachoeira apontava para a fronte dos que prejudicassem os negocios dele e do Demóstenes.

– É o crime de cumplicidade.

– De co-autoria. A Veja sabia que o Cachoeira era um criminoso, e dava curso a ações criminosas do Cachoeira e prosseguiu no crime.

– E qual o interesse do Robert(o) Civita nisso ?

– Vários. Primeiro, ajudar a derrubar o Lula e a Dilma. E ele é visceralmente reacionário e entreguista.

– Calma, ansioso blogueiro. Use expresões mais sutis.

– Tá certo. Reacionário e entreguista.

– Sim, mas isso não é crime.

– O crime é usar as reportagens da Veja como gazua.

– Gazua ? O que é isso ?

– Gazua é um gancho, de ponta chinfrada, que os assaltantes usam para abrir portas, cofres e saquear.

– Caramba, isso é muito forte.

– Forte foi o saque. A Editora Abril caminha para a extinção. É um dinossauro. Só quem faz dinheiro ali naquela árvore é o galho podre da Veja. Por isso, o Robert(o) e os filhos já picaram a mula da Editora Abril e foram para o negócio da Educação.

– Então a Veja é a gazua dos novos negócios.

– Exatamente ! Funciona assim: ou dá ou meto você na capa da Veja.

– Uma chantagem.

– Bingo ! O Cachoeira fornecia o material que dava a forma, a dimensão da gazua.

– Como assim ?

– Ou você faz o que eu quero ou faço com você o que o Cachoeira fez com o José Dirceu.

– Mas, a vítima entendia, sabia que se tratava de uma gazua ?

– Minha cara, gazua não tem ombro.

Pano rápido.


Paulo Henrique Amorim

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