D.Eugenio Sales: UM CARDEAL SEM PASSADO
do Assaz Atroz
José Ribamar Bessa Freire
O
tratamento que a mídia deu à morte do cardeal dom Eugenio Sales,
ocorrida na última segunda-feira, com direito à pomba branca no velório,
me fez lembrar o filme alemão "Uma cidade sem passado", de 1990,
dirigido por Michael Verhoven. Os dois casos são exemplos típicos de
como o poder manipula as versões sobre a história, promove o
esquecimento de fatos vergonhosos, inventa despudoradamente novas
lembranças e usa a memória, assim construída, como um instrumento de
controle e coerção.
O filme
Comecemos
pelo filme, que se baseia em fatos históricos. Na década de 1980, o
Ministério da Educação da Alemanha realiza um concurso de redação
escolar, de âmbito nacional, cujo tema é "Minha cidade natal na época do
III Reich". Milhares de estudantes se inscrevem, entre eles a jovem
Sônia Rosenberger, que busca reconstituir a história de sua cidade,
Pfilzing - como é denominada no filme - considerada até então baluarte
da resistência antinazista.
Mas a estudante
encontra oposição. As instituições locais de memória - o arquivo
municipal, a biblioteca, a igreja e até mesmo o jornal Pfilzinger Morgen
- fecham-lhe suas portas, apresentando desculpas esfarrapadas. Ninguém
quer que uma "judia e comunista" futuque o passado. Sônia, porém, não
desiste. Corre atrás. Busca os documentos orais. Entrevista pessoas
próximas, familiares, vizinhos, que sobreviveram ao nazismo. As
lembranças, contudo, são fragmentadas, descosturadas, não passam de
fiapos sem sentido.
A jovem pesquisadora
procura, então, as autoridades locais, que se recusam a falar e ainda
consideram sua insistência como uma ameaça à manutenção da memória
oficial, que é a garantia da ordem vigente. Por não ter acesso aos
documentos, Sônia perde os prazos do concurso. Desconfiada, porém, de
que debaixo daquele angu tinha caroço - perdão, de que sob aquele
chucrute havia salsicha - resolve continuar pesquisando por conta
própria, mesmo depois de formada, casada e com filhos, numa batalha
desigual que durou alguns anos.
Hostilizada
pelo poder civil e religioso, Sônia recorre ao Judiciário e entra com
uma ação na qual reivindica o direito à informação. Ganha o processo e,
finalmente, consegue ingressar nos arquivos. Foi aí, no meio da
papelada, que ela descobriu, horrorizada, as razões da cortina de
silêncio: sua cidade, longe de ter sido um bastião da resistência ao
nazismo, havia sediado um campo de concentração. Lá, os nazistas
prenderam, torturaram e mataram muita gente, com a cumplicidade ou a
omissão de moradores, que tentaram, depois, apagar essa mancha
vergonhosa da memória, forjando um passado que nunca existiu.
Os
documentos registraram inclusive a prisão de um judeu, denunciado na
época por dois padres, que no momento da pesquisa continuavam ainda
vivos, vivíssimos, tentando impedir o acesso de Sônia aos registros. No
entanto, o mais doloroso, era que aqueles que, ontem, haviam sido
carrascos, cúmplices da opressão, posavam, hoje, como heróis da
resistência e parceiros da liberdade. Quanto escárnio! Os safados haviam
invertido os papéis. Por isso, ocultavam os documentos.
Deus tá vendo
E
é aqui que entra a forma como a mídia cobriu a morte do cardeal dom
Eugênio Sales, que comandou a Arquidiocese do Rio, com mão forte, ao
longo de 30 anos (1971-2001), incluindo os anos de chumbo da ditadura
militar. O que aconteceu nesse período? O Brasil já elegeu três
presidentes que foram reprimidos pela ditadura, mas até hoje, não temos
acesso aos principais documentos da repressão.
Se
a Comissão Nacional da Verdade, instalada em maio último pela
presidente Dilma Rousseff, pudesse criar, no campo da memória, algo
similar à operação "Deus tá vendo", organizada pela Policia Civil do Rio
Grande do Sul, talvez encontrássemos a resposta. Na tal operação, a
Polícia prendeu na última quinta-feira quatro pastores evangélicos
envolvidos em golpes na venda de automóveis. Seria o caso de perguntar: o
que foi que Deus viu na época da ditadura militar?
Tem
coisas que até Ele duvida. Tive a oportunidade de acompanhar a
trajetória do cardeal Eugênio Sales, na qualidade de repórter da
ASAPRESS, uma agência nacional de notícias arrendada pela CNBB em 1967.
Também, cobri reuniões e assembleias da Conferência dos Bispos para os
jornais do Rio - O Sol, O Paiz e Correio da Manhã, quando dom Eugênio
era Arcebispo Primaz de Salvador. É a partir desse lugar que posso dar
um modesto testemunho.
Os bispos que lutavam
contra as arbitrariedades eram Helder Câmara, Waldir Calheiros, Cândido
Padin, Paulo Evaristo Arns e alguns outros mais que foram vigiados e
perseguidos. Mas não dom Eugênio, que jogava no time contrário. Um dos
auxiliares de dom Helder, o padre Henrique, foi torturado até a morte em
1969, num crime que continua atravessado na garganta de todos nós e que
esperamos seja esclarecido pela Comissão da Verdade. Padres e leigos
foram presos e torturados, sem que escutássemos um pio de protesto de
dom Eugênio, contrário à teologia da libertação e ao envolvimento da
Igreja com os pobres.
O cardeal Eugenio Sales
era um homem do poder, que amava a pompa e o rapapé, muito atuante no
campo político. Foi ele um dos inspiradores das "candocas" - como
Stanislaw Ponte Preta chamava as senhoras da CAMDE, a Campanha da Mulher
pela Democracia. As "candocas" desenvolveram trabalhos sociais nas
favelas exclusivamente com o objetivo de mobilizar setores pobres para
seus objetivos golpistas. Foram elas, as "candocas", que organizaram
manifestações de rua contra o governo democraticamente eleito de João
Goulart, incluindo a famigerada "Marcha da família com Deus pela
liberdade", que apoiou o golpe militar, com financiamento de
multinacionais, o que foi muito bem documentado pelo cientista político
René Dreifuss, em seu livro "1964: A Conquista do Estado" (Vozes, 1981).
Ele teve acesso ao Caixa 2 do IPES/IBAD.
Nós,
toda a torcida do Flamengo e Deus que estava vendo tudo, sabíamos que
dom Eugênio era, com todo o respeito, o cardeal da ditadura. Se não
sofro de amnésia - e não sofro de amnésia ou de qualquer doença
neurodegenerativa - posso garantir que na época ele nem disfarçava, ao
contrário manifestava publicamente orgulho do livre trânsito que tinha
entre os militares e os poderosos.
- "Quem tem
dúvidas...basta pesquisar os textos assinados por ele no JB e n'O Globo"
- escreve a jornalista Hildegard Angel, que foi colunista dos dois
jornais e avaliou assim a opção preferencial do cardeal:
-
A Igreja Católica, no Rio, sob a égide de dom Eugenio Salles, foi cada
vez mais se distanciando dos pobres e se aproximando, cultivando,
cortejando as estruturas do poder. Isso não poderia acabar bem. Acabou
no menor percentual de católicos no país: 45,8%...
Portões do Sumaré
Por
isso, a jornalista estranhou - e nós também - a forma como o cardeal
Eugenio Sales foi retratado no velório pelas autoridades. Ele foi
apresentado como um combatente contra a ditadura, que abriu os portões
da residência episcopal para abrigar os perseguidos políticos. O
prefeito Eduardo Paes, em campanha eleitoral, declarou que o cardeal
"defendeu a liberdade e os direitos individuais". O governador Sérgio
Cabral e até o presidente do Senado, José Sarney, insistiram no mesmo
tema, apresentando dom Eugênio como o campeão "do respeito às pessoas e
aos direitos humanos".
Não foram só os
políticos. O jornalista e acadêmico Luiz Paulo Horta escreveu que dom
Eugênio chegou a abrigar no Rio "uma quantidade enorme de asilados
políticos", calculada, por baixo, numa estimativa do Globo, em "mais de
quatro mil pessoas perseguidas por regimes militares da América do Sul".
Outro jornalista, José Casado, elevou o número para cinco mil. Ou seja,
o cardeal era um agente duplo. Publicamente, apoiava a ditadura e, por
baixo dos panos, na clandestinidade, ajudava quem lutava contra. Só
faltou arranjarem um codinome para ele, denominado pelo papa Bento XVI
como "o intrépido pastor".
Seria possível
acreditar nisso, se o jornal tivesse entrevistado um por cento das
vítimas. Bastaria 50 perseguidos nos contarem como o cardeal com eles se
solidarizou. No entanto, o jornal não dá o nome de uma só - umazinha -
dessas cinco mil pessoas. Enquanto isto não acontecer, preferimos ficar
com o corajoso depoimento de Hildegard Angel, cujo irmão Stuart, foi
torturado e morto pelo Serviço de Inteligência da Aeronáutica. Sua mãe, a
estilista Zuzu Angel, procurou o cardeal e bateu com a cara na porta do
palácio episcopal.
Segundo Hilde, dom Eugênio
"fechou os olhos às maldades cometidas durante a ditadura, fechando seus
ouvidos e os portões do Sumaré aos familiares dos jovens ditos
"subversivos" que lá iam levar suas súplicas, como fez com minha mãe
Zuzu Angel (e isso está documentado)". Ela acha surpreendente que os
jornais queiram nos fazer acreditar "que ocorreu justo o contrário!",
como no filme "Uma cidade sem passado".
Mas não
é tão surpreendente assim. O texto de Hildegard menciona a grande
habilidade, em vida, de dom Eugenio, em "manter ótimas relações com os
grandes jornais, para os quais contribuiu regularmente com artigos". As
azeitadas relações com os donos dos jornais e com alguns jornalistas em
postos-chave continuaram depois da morte, como é possível constatar com a
cobertura do velório. A defesa de dom Eugênio, na realidade, funciona
aqui como uma autodefesa da mídia e do poder.
Os
jornais elogiaram, como uma virtude e uma delicadeza, o gesto do
cardeal Eugenio Sales que cada vez que ia a Roma levava mamão-papaia
para o papa João Paulo II, com o mesmo zelo e unção com que o senador
Alfredo Nascimento levava tucumã já descascado para o café da manhã do
então governador Amazonino Mendes. São os rituais do poder com seus
rapapés.
- Dentro de uma sociedade, assim como
os discursos, as memórias são controladas e negociadas entre diferentes
grupos e diferentes sistemas de poder. Ainda que não possam ser
confundidas com a "verdade", as memórias têm valor social de "verdade" e
podem ser difundidas e reproduzidas como se fossem "a verdade" -
escreve Teun A. van Dijk, doutor pela Universidade de Amsterdã.
A
"verdade" construída pela mídia foi capaz de fotografar até "a presença
do Espírito Santo" no funeral. Um voluntário da Cruz Vermelha, Gilberto
de Almeida, 59 anos, corretor de imóveis, no caminho ao velório de dom
Eugênio, passou pelo abatedouro, no Engenho de Dentro, comprou uma pomba
por R$ 25 e a soltou dentro da catedral. A ave voou e posou sobre o
caixão: "Foi um sinal de Deus, é a presença do Espírito Santo" -
berraram os jornais. Parece que vale tudo para controlar a memória, até
mesmo estabelecer preço tão baixo para uma das pessoas da Santíssima
Trindade. É muita falta de respeito com a fé das pessoas.
-
"A mídia deve ser pensada não como um lugar neutro de observação, mas
como um agente produtor de imagens, representações e memória" nos diz o
citado pesquisador holandês, que estudou o tratamento racista dispensado
às minorias étnicas pela imprensa europeia. Para ele, os modos de
produção e os meios de produção de uma imagem social sobre o passado são
usados no campo da disputa política.
Nessa
disputa, a mídia nos forçou a fazer os comentários que você acaba de
ler, o que pode parecer indelicadeza num momento como esse de morte, de
perda e de dor para os amigos do cardeal. Mas se a gente não falar
agora, quando então? Stuart Angel e os que combateram a ditadura merecem
que a gente corra o risco de parecer indelicado. É preciso dizer, em
respeito à memória deles, que Dom Eugênio tinha suas virtudes, mas uma
delas não foi, certamente, a solidariedade aos perseguidos políticos
para quem os portões do Sumaré, até prova em contrário, permaneceram
fechados. Que ele descanse em paz!
P.S. - O
jornalista amazonense Fábio Alencar foi quem me repassou o texto de
Hildegard Angel, que circulou nas redes sociais. O doutor Geraldo Sá
Peixoto Pinheiro, historiador e professor da Universidade Federal do
Amazonas, foi quem me indicou, há anos, o filme "Uma cidade sem
passado". Quem me permitiu discutir o conceito de memória foram minhas
colegas doutoras Jô Gondar e Vera Dodebei, organizadoras do livro "O que
é Memória Social" (Rio de Janeiro: Contra Capa/ Programa de Pós-
Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro, 2005). Nenhum deles tem qualquer responsabilidade sobre os
juízos por mim aqui emitidos.
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José Ribamar Bessa Freire
é professor universitário (UERJ), reside no Rio há mais de 20 anos,
assina coluna no Diário do Amazonas, de Manaus, sua terra natal, e
mantém o blog Taqui Pra Ti. Colabora com esta nossa Agência Assaz Atroz
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Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons
*GilsonSampaio
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