ONU lança campanha mundial pela igualdade de gênero
A ONU-Mulher lançou, nesta sexta-feira (23), a campanha Ele por ela Impacto 10x10x10 para gerar um cenário mundial favorável ao empoderamento da mulheres.
ONU/Rick Bajornas
Em 2012, a ONU Mulheres estabeleceu o GCSAG como fórum consultivo e plataforma de diálogo com a sociedade civil.
Como seu nome o indica, a iniciativa procura envolver os homens na luta pela equidade de gênero, em um mundo onde a mulher ainda é açoitada pela discriminação, fenômeno traduzido em menos oportunidades de desenvolvimento político, econômico e social, marginalização e diversas formas de violência.Trata-se de um programa piloto de um ano, iniciado no contexto do Fórum Econômico Mundial de Davos, para comprometer também os governos, as empresas e as instituições, que deverão identificar ações concretas destinadas a conseguir o objetivo da igualdade.
Essas medidas devem ser aplicadas em todos os setores durante os próximos 12 meses, com objetivo de provar sua efetividade e verificar seu impacto, disse a diretora executiva da ONU-Mulher, Phumzile Mlambo-Ngcuka.
A campanha foi lançada em Davos, na presença de líderes e personalidades como o presidente de Ruanda, Paul Kagame, o premiê sueco, Stefan Lofven, o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e a embaixadora da boa vontade da ONU-Mulher, a atriz britânica Emma Watson.
"Aspiramos comprometer os pais que defendem o empoderamento de suas filhas, os líderes conscientes de que as sociedades avançam mais com a contribuição feminina e as pessoas comuns fartas das desigualdades", declarou Ban.
Por sua vez, Watson -célebre por sua personagem Hermione na saga Harry Potter- chamou a uma mudança mundial com a participação massiva de corporações e universidades.
"Urge pôr fim às desigualdades sofridas em escala global pelas mulheres e meninas", advertiu.
A ONU lançou no ano passado a iniciativa Ele por Ela e pretende multiplicar seu impacto durante 2015.
Segundo dados da organização, a campanha atingiu mais de 1,2 bilhões de seguidores nas redes sociais.
Fonte: Prensa Latina
*Vermelho
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