HSBC é crise que vem de longe. Faz tempo que o banco do ópio vai muito mal
Por: Fernando Brito
Apresentada como sendo um sinal da crise brasileira, pouca atenção se dá ao fato de que a crise do HSBC nada tem a ver com nosso país e, sequer, é motivada pelo enfraquecimento da instituição com a revelação – oh! – de que mantinha contas irregulares na Suíça, cujos titulares são zelosamente protegidos por uma “ética” jornalística que se gradua pela renda e pela orientação política de quem desliza para fora da lei.
mundial – calculadas em US$ 18,7 bilhões no mercado norte-americano – e começou a “passar a
tesoura” em seus negócios e, claro, em seus funcionários.
Ali começava a história do “fim” – ao menos como grande banco de varejo – do braço brasileiro do
Ali começava a história do “fim” – ao menos como grande banco de varejo – do braço brasileiro do
chamado “banco do ópio”, que nasceu nas possessões inglesas Hong Kong e Xanghai, em 1865, para
terminada pouco anos antes, com a ocupação de Pequim por tropas inglesas e a imposição do
Tratado de Tianjin, que liberou o tráfico de ópio – consumido em grande escala pelos chineses – e a
entrada de “missionários”. Tianjin faz parte do que os chineses chamam de “tratados iníquos” e do
“século da humilhação”.
Ironico que, 150 anos depois, durante a primeira década do século 21, o banco tenha voltado a se
envolver com o tráfico de drogas, como revelou a investigação do Senado dos EUA que a fez
O HSBC, que nasceu sob as bênçãos de FHC, com a liquidação do Bamerindus, vai ser agora
disputado ferozmente pelo Bradesco, pelo Santander e pelo Itaú, salvo se surgir um estrangeiro como
Citibank ou o banco do bilionário Carlos Slim, o Inbursa.
Com ele, o comprador leva pouco mais de 2% do mercado bancário brasileiro, a sétima fatia do setor
e uma clientela física de alta renda (um quarto dos negócio do HSBC), a única em que o escândalo
da Suíça – legalmente encerrado, com o pagamento de indenização ao país, coisa que aqui acham
pecado e lá uma virtude – pode ter, de fato, alguma perda de prestígio.
Não é, portanto, um reflexo da “perda de confiança” no Brasil.
É parte de um corte de US$ 140 bilhões na sua divisão de globalbanking & markets.
É parte de um corte de US$ 140 bilhões na sua divisão de globalbanking & markets.
Um pedaço de carne financeira pelo qual a banca privada saliva de apetite, porque dinheiro é – e
sempre foi – a mais ansiosa substância alucinógena.
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