Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Em 2007, (nota acima) fomos o 1 lugar nos Jogos Para-PanAmericanos e este ano conquistamos o inédito 3 lugar no mundial de para-atletismo realizado na Nova Zelândia.



É ruim quando temos que voltar a assuntos já tratados, este em particular me acompanha desde 1977, quando publicamos (grupo que comandava o DCE-UFRGS) uma crítica ao assunto - infelizmente não tenho o texto para disponibilizar, mas o título era Horror à Diferença e saiu no jornal do Manifesto após o racha com a Nova Proposta*.



É impressionante como é quase inexistente a cobertura dos para-eventos.

E vejam que o Brasil já há algum tempo vem se tornando destaque nesta área.

Em 2007, (nota acima) fomos o 1 lugar nos Jogos Para-PanAmericanos e este ano conquistamos o inédito 3 lugar no mundial de para-atletismo realizado na Nova Zelândia.

A diferença de cobertura é gritante, não há acompanhamento de equipes de reportagem ao evento, os vencedores não são paparicados nos diversos programas esportivos de nossas emissoras e, para que os interessados possam acompanhar nosso desempenho temos que ficar garimpando curtas notas nos tele-jornais e nos programas desportivos.

Nada de chamarem nossos HERÓIS em programas de entrevistas ou acompanharmos sua chegada triunfal ao país que muito souberam engrandecer aos olhos do mundo.
Para terem idéia, leiam Brasil bate recorde de medalhas no Mundial de Para-Atletismo e também André Oliveira: o destaque brasileiro no Para-Atletismo.
Que edificante para nossa juventude se os exemplos de superação, de determinação, de força de vontade poderiam estar sendo passados ao invés do dito zoológico humano (Pedro Bial) do BBB. Neste, apesar de colocadas diversas pessoas com diferenças - nivela-se pelo que de pior há no relacionamento humano. Inveja, mentira, subterfúgios, torpezas - com a única e "elevada" razão de se apossar dos prêmios.
Nas poucas inserções que apareceram na telinha chegamos a ver a extrema alegria destes valorosos guerreiros - estes sim são GUERREIROS, são HERÓIS com letras maiúsculas. Podemos ver quebras de protocolo, gestos de altruísmo, como o da corredora cega dividindo suas medalhas com seus "olhos", que a acompanham na vitória.

Luiz Antonio Franke Settineri - SAROBA

* Fomos eleitos em 1976 na chapa Nova Proposta, rachamos e criamos o grupo Manifesto que durou mais alguns anos atuando no ME.

*desabafobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário