Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

terça-feira, janeiro 11, 2011

Pobre São Paulo, Pobre Paulista





“Alaga São Paulo”: imprensa continua atuando de forma irresponsável!

Programa "Alaga São Paulo", versão 2011: o único programa do Serra que funciona
O caos de alagamentos e transbordamento de rios continua em São Paulo (Programa do Serra “Alaga São Paulo”) e a imprensa, como denunciamos ontem (clique aqui), continua atuando de forma irresponsável.
Com isso, as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) torna-se cúmplice e, portanto, co-responsável, juntos aos governos tucanos e do DEM (capital), ao não denunciar que estes não investiram o que seria necessário para impedir ou minimizar os efeitos de algumas (mas não todas) chuvas intensas, que ocorrem em São Paulo, durante o verão.
Vejam os títulos das matérias de alguns veículos das Organizações Serra, que continuam a “livrar a cara” do governo estadual e da prefeitura da capital.
Como se vê, a culpa é da chuva e nem uma linha sobre a responsabilidade dos governantes
Como se vê, é a chuva que alaga SP e mata 13 na região metropolitana. Nada sobre a responsabilidade dos governantes…
A chuva é a grande vilã assassina e os governantes tucanos e do DEM são umas santas criaturas, com suas bundas sentadas em seus gabinetes com ar refrigerado e helicópteros para seus deslocamentos.
O site do Estadão tem uma seção chamada SP da Enchentes. Lá diz que o Alckmin vai aumentar a dotação para o dessassoreamento do Rio Tietê. Ou seja, não fez no ano passado e diz que vai fazer agora.
Eu garanto a vocês, como garanti, neste blog, no ano passado: o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital, passado o período de chuvas, não fará absolutamente nada. Anotem e me cobrem em janeiro de 2012!
*
A blogosfera progressista tem que denunciar essa co-responsabilidade da imprensa, mas está ainda muito devagar.
Daqui a pouco, as Organizações Serra vão inventar um jeito de mostrar que tudo isso que ocorre anualmente em São Paulo é culpa do Lula e será culpa da Dilma.
Temos que martelar esse assunto, como se estivéssemos no segundo turno da campanha da Dilma.
Pelo bem dos que moram, trabalham, estudam ou visitam o estado e a capital.
***
Abaixo, outras fotos do “Alaga São Paulo”, versão 2011, o único programa do Serra que funciona bem, copiadas do site da Folha.com
"Alaga São Paulo", v. 2011, o único programa do Serra que funciona (2)
"Alaga São Paulo", v. 2011 - uma conquista dos tucanos e do DEM
"Alaga São Paulo", v. 2011: com esse programa, o DEM fará o sucessor
 By: FBI
SP está mais bem preparada para as chuvas, diz secretário
Após uma manhã de caos por causa das chuvas, o secretário de Administração das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, afirmou nesta terça-feira (11) que a cidade de São Paulo está “melhor (sic) preparada do que antes”. Em entrevista realizada na Ponte das Bandeiras, sobre o Rio Tietê, Camargo culpou o volume das chuvas pelos problemas.
“Em 11 dias, choveu praticamente o que era esperado para o mês de janeiro inteiro”, afirmou. Segundo a pasta, até a meia-noite de segunda (10), a capital paulista teve 204 milímetros de precipitação – o esperado para janeiro é de 239 mm). Ele acrescentou que o Rio Tietê ficou sobrecarregado por conta dos temporais na Grande São Paulo e no Vale do Paraíba.
Para exemplificar o que ocorreu na Marginal Tietê, uma das vias mais prejudicadas, ele comparou com o trânsito. “Uma avenida principal fica cheia de veículos que entram de ruas próximas. Foi assim que aconteceu com o Tietê”, disse Camargo.
Além de mais de cem pontos de alagamento, o temporal que atingiu o estado entre a noite de segunda e a madrugada desta terça deixou pelo menos sete mortos. Os bombeiros e a Defesa Civil registraram mortes em São Paulo (3 mortes), em Mauá (2), no ABC, em Embu (1) e em São José dos Campos (1), no interior. Em São José dos Campos, os bombeiros ainda procuram por quatro pessoas desaparecidas.
Até esta segunda-feira (10), a Defesa Civil do estado registrava 11 mortes causadas pelas chuvas durante a Operação Verão, desde o dia 1º de dezembro de 2010.
Paulo Toledo Piza, do G1 SP
By: Viomundo

Em São Paulo, enchentes. No Gaurujá, alagamento de esgoto da Sabesp

Cidade administrada por tucanos funciona assim. São Paulo está debaixo da água.Alagamentos e enchentes já provocaram a morte de 13 pessoas em decorrência de deslizamentos de terra. Mas na propaganda do PSDB, São Paulo um estado cada vez melhor!



Melhor pra quem? Só ser for para o Cunhado do governador Geraldo Alckmin que está metendo a mão nos cofres públicos. Para o povo, tem, metrô para  15 pessoas por metro quadrado, trânsito engarrafado, onibos 11% aumento e superlotado, saúde o caos, educação, o próprio secretário de educação, Herman Voorwald, do tucano governador Geraldo Akcmin afirma que,"os professores estão desmotivados e com salários baixos, que que o Estado não se preocupou em aumentar o comprometimento dos servidores".

No Guarujá, o problema é com o esgoto

A Prefeitura de Guarujá (86 km de SP) multou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em R$ 303 mil após registrar dois vazamentos na tubulação de esgoto no último dia 6.

Turistas e moradores tiveram de conviver com esgoto nas praias de Pitangueiras e da Enseada --os dejetos foram transportados pelas galerias de águas pluviais.

"A presença do esgoto na água pode acarretar em problemas de saúde pública, como uma série de doenças de pele, coceiras e agravamentos gastrointestinais, inclusive perigo de morte", disse o secretário do Meio Ambiente, Élio Lopes.
*osamigosdopresidentelula

Kassab culpa população pelas enchentes em São Paulo, e não é de hoje. Quando não é o povo, é São Pedro


Acabo de ouvir o prefeito paulistano Gilberto Kassab pedir num programa de rádio para a população colocar o lixo na rua minutos antes de passar o caminhão de lixo, para evitar enchentes. Simples assim, aí tudo se resolve, acaba o caos. Ou seja, a culpa é desse povo irresponsável, especialmente os pobres, lógico. E a imprensa com isso? Bom, esta está sempre pronta para limpar a barra dos demotucanos. Vejam o que Kassab e o PIG disseram sobre essa questão nos últimos anos. Também destaquei algumas críticas, para mostrar o quão crônico é o problema das enchentes em São Paulo, é o quão desonesta é a cobertura do PIG tucano com relação a esse grave problema.

22 de fevereiro de 2010

Diário do Grande ABC 


Em propaganda, Kassab culpa chuva pelas enchentes


Em propaganda exibida na noite desta segunda-feira, na TV aberta, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afirmou que os sucessivos alagamentos e enchentes são consequências dos quase 50 dias de chuva que atingem o Estado. Ao dividir as responsabilidades com o "mau tempo", Kassab classificou as tempestades como "dilúvio" e disse que "não tem cidade que aguente".
As imagens exibidas por volta das 20h mostraram também uma ação da prefeitura de combate a enchentes na Zona Leste da Capital, uma das áreas mais afetadas desde dezembro do ano passado, quando os temporais começaram.



10/09/2009

Kassab culpa a população e Serra pede reza

Bruno Ribeiro e Folha de S. Paulo
do Agora
Após o caos de anteontem na capital por conta das enchentes, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) negou que a varrição de ruas na cidade seja ruim e culpou a população pelo excesso de lixo na rua. Já o governador do Estado, José Serra (PSDB), pediu para a população rezar contra outra "calamidade".
Kassab participou de uma entrevista coletiva e de dois telejornais para falar das enchentes. Nas três oportunidades, mostrou um discurso ensaiado. A principal questão que respondeu foi sobre o corte na verba para varrição de ruas, de 20% neste ano. Disse que o serviço "não está deixando a desejar".

Lixo toma conta da rua em uma das saídas para a avenida Pacaembu; Kassab diz que população joga lixo na rua
Lixo toma conta da rua em uma das saídas para a av. Pacaembu; Kassab diz que população joga lixo na rua
"Em 2004, quando todo mundo criticava a administração anterior [da petista Marta Suplicy] entendendo que era um absurdo o valor gasto [com lixo], o valor era deR$ 590 milhões. Ano passado [já na gestão dele], investimos R$ 903 milhões", disse.
O prefeito rebateu afirmações sobre excesso de lixo nas ruas culpando a população pelo quadro. "Temos na cidade aproximadamente 1.500 pontos de descarte de entulho ilegais. As pessoas descartam o lixo, o entulho, e isso infelizmente contribui, principalmente na época de chuva, para que as águas levem esse lixo. Isso acaba contribuindo para a criação de pontos de alagamento."
Fora isso, ele disse que "em época de chuvas [no verão], a população deixa o lixo no horário da coleta" mas, como ontem a chuva não era esperada, isso não ocorreu e aumentou a quantidade de lixo espalhado pelas ruas.


03/02/2008



Fortes chuvas causam enchente na região do Mercadão, no Centro. G1

Três pessoas ficaram ilhadas em uma calçada na Rua da Cantareira.
Foram registrados ao todo sete pontos de alagamento na cidade



09/02/2007

São Paulo tem 30 pontos crônicos de alagamento



ROGÉRIO PAGNAN
da Folha de S.Paulo




09/01/2006


ENCHENTES EM SÃO PAULO
A imprensa e a dentista

Observatório da Imprensa

Por que será que nenhum jornal, rádio ou TV entrevistou a dentista Simone Vassalo Correa (aquela que bateu boca com a então prefeita Marta Suplicy) por ocasião da enchente na região do córrego do Pirajussara, localizado na divisa da capital paulista com o município de Taboão da Serra?
Será que a dentista se mudou? Será que não teve enchente na rua da dentista? Será que o córrego Pirajussara se mudou? Será porque o prefeito José Serra e o governador Geraldo Alckmin não foram ver in loco a situação do Pirajussara? Será que a dentista agora corre dos repórteres e teme retomar sua carreira de celebridade instantânea num momento pré-big brother? Será porque agora, com os tucanos na prefeitura paulistana, o IPTU de seu consultório ficou mais barato? Era de 5 mil reais, segundo declarações da própria, quando Marta Suplicy era prefeita. Qual o valor do IPTU do imóvel agora? Será que a correnteza levou o "furor de cidadania" da dentista? Ou será que a correnteza levou a rua e por isso nenhuma equipe de reportagem conseguiu encontrá-la?
Por que será que será?



2005

ENCHENTE E CAOS EM SÃO PAULO

Blog Olhares




ENCHENTE E CAOS EM SÃO PAULO


Por onde você andou esses anos todos? Se você vive em São Paulo, com certeza andou com a calça encharcada. E assim vamos...




Veja também texto do Nassif sobre o mesmo assunto.





Programa de Serra, Alaga São Paulo é um sucesso

As obras nas calhas do Rio Tietê perderam R$ 105 milhões dos recursos, entre os anos de 2007 e 2009. Já para a ação de limpeza e conservação de córregos, o governo Serra, em 2009, não cumpriu 65,73% do previsto e para manutenção, operação e implantação de estruturas hidráulicas faltaram 33,33%.
Serra também prometeu a construção de 134 reservatórios em todo o Estado, mas só entregou 43 e ainda remeteu para as prefeituras a obrigação de efetuar e limpeza e a manutenção.
O Orçamento de 2009 previa recursos para obras de seis piscinões, no entanto, apenas três foram concluídos. Entre 2007 e 2009, os recursos para piscinões tiveram um corte de R$ 5,8 milhões.
O reflexo do descaso do governo estadual, 2006 a 2010, leia-se gestão Serra-Goldman, em todas regiões acontecem alagamentos, de norte a sul de São Paulo, no metrô, nos bairros nobres e da periferia também, é um sucesso o programa de Serra, Alaga São Paulo

*Celso Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário