Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sábado, janeiro 29, 2011

PRESIDENTE LULA É HOMENAGEADO E O POVO CORRE PARA RECEBÊ-LO.A IMPRENSA CORRUPTA BRASILEIRA CHORA !

Doutor Lula

Lula recebe título de doutor da UFV

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na noite desta sexta-feira (28), o título de doutor honoris causa na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O Conselho Superior da UFV decidiu agraciar o ex-presidente pela “permanente luta em defesa das causas sociais brasileiras”. Em seu primeiro discurso desde a posse de Dilma Rousseff, Lula disse que o título era o quarto diploma que recebia em sua vida, contando a conclusão do primário, o curso de torneiro mecânico pelo Senai e a diplomação como presidente da República.

“Quando olharem para mim com desdém porque eu não tenho diploma universitário, vou mostrar esta foto que tirei vestido como doutor honoris causa”, afirmou. Lula criticou seus antecessores, ao citar o “abandono” do ensino no País, a “lógica excludente desastrada do passado” e a “negligência com a formação profissional”. O ex-presidente declarou ter certeza de que Dilma consolidará o trabalho feito ao longo dos últimos oito anos e promoverá “novos e significativos avanços”.

A série de homenagens para Lula continua hoje (29), com a cerimônia de entrega de uma comenda pela prefeitura de Ubá.

*esquerdopata




Lula recebe mais homenagem e diz que 'quanto menos falar, melhor'


Sem atividades até março, ex-presidente disse querer ‘reencarnar como cidadão brasileiro’

Denise Motta, iG Minas Gerais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã deste sábado (29) que “precisa desencarnar da Presidência da República”. Questionado se pretendia no futuro voltar ao cargo de presidente, respondeu que vai “reencarnar como cidadão brasileiro”. De acordo com ele, “quanto menos falar, será melhor para todo mundo”. Hoje, Lula recebeu a medalha Ari Barroso, na cidade de Ubá, a 290 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Ontem ele foi agraciado com o título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e participou como paraninfo de formatura de centenas de universitários.

“Eu, na verdade, não quero ter atividade até março, vou esperar o Carnaval. O governo Dilma está montando o seu time e eu preciso desencarnar da Presidência. Então, quanto mais quieto eu ficar, quanto menos eu falar, melhor para todos nós”, discursou para dezenas de pessoas no aeroporto de Ubá, local onde recebeu a medalha Ari Barroso das mãos do prefeito Vadinho Baião (PT).


O ex-presidente abraçou, beijou, posou para fotos e deu autógrafos. Em rápido discurso, falou de sua alegria em estar na cidade onde nasceram filhos do ex-vice-presidente José Alencar. Ao receber a medalha, brincou: “Isso é até começar a olimpíada. Vai ter uma coisa da terceira idade para a gente ganhar medalha”. O ex-presidente recebeu do prefeito uma cesta com produtos tipicamente mineiros, incluindo doce de manga e cachaça. Ao ser orientado a entregar uma caixa de doce para Alencar, brincou novamente: “Isso vai depender da fome que eu estiver no avião”.

A medalha Ari Barroso, por ocasião do centenário de nascimento do compositor ubaense, foi entregue a diversas personalidades, das mais variadas regiões, em 2003, entre elas o ator Mauro Mendonça, nascido em Ubá, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-vice de Lula, José Alencar.


Na sexta-feira à noite (28), Lula jantou no espaço chamado Casa dos Prefeitos, na UFV. No cardápio, feijão tropeiro e pururuca. Como sobremesa, doce de leite e goiabada cascão. No jantar restrito, na presença de representantes da UFV, Viçosa e Ubá, o ex-presidente disse que já teve mais de 100 indicações para receber o título de doutor honoris causa, vindas de diversas partes do mundo. Também no jantar Lula pediu que a entrega da medalha Ari Barroso fosse adiantada em uma hora, pois iria acordar às 7 horas e seguir por terra de Viçosa a Ubá. De ontem para hoje, ele pernoitou no hotel Alfa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário