Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

domingo, março 24, 2013

Comissão Nacional da Verdade abre linha de investigação sobre empresas prejudicadas pela ditadura

Apuração será aberta com audiência pública no Rio de Janeiro, dia 23, a qual debaterá o caso da Panair, companhia aérea destituída de seus direitos em fevereiro de 1965 pelos governantes da época

A Comissão Nacional da Verdade realiza no próximo sábado (23) uma audiência pública para apurar casos de empresas prejudicadas pela Ditadura Civil-Militar. O foco do evento será o caso Panair do Brasil, companhia aérea de capital 100% nacional que perdeu a licença para voar em 10 de fevereiro de 1965 e acabou extinta pelo regime.

Participarão da audiência o coordenador da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro, e a integrante da Comissão, Rosa Cardoso, coordenadora do grupo de trabalho Golpe de 64, que apura o contexto em que se deu o golpe e as medidas repressivas que vieram na esteira de sua implementação.

O objetivo da audiência, segundo Rosa Cardoso, é colher dados, depoimentos e documentos sobre a destituição de direitos da empresa, fato que deverá integrar o relatório da Comissão da Verdade, a ser entregue em maio de 2014 à presidenta Dilma Roussef.

Para Rosa Cardoso, "a extinção da Panair, a demissão de seus funcionários, a perseguição sofrida pela companhia, impedida de voar, não constituem apenas uma grave violação dos direitos dos empresários sócios, mas de todo o corpo de funcionários e da própria sociedade, que perdeu os serviços de uma empresa exemplar".

Além dos membros da CNV, estarão presentes na plateia ex-funcionários da Panair, que se reúnem periodicamente, e os herdeiros dos empresários sócios da companhia aérea, Rodolfo da Rocha Miranda, filho de Celso da Rocha Miranda, e atual presidente da Panair do Brasil, e Marylou Simonsen, filha de Mario Wallace Simonsen.

Também participam do evento Wadih Damous, presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, e Paulo Ramos, deputado estadual, o historiador e cientista político José Murilo de Carvalho, a historiadora Heloisa Murgel Starling, da CNV, que gerencia a pesquisa do GT Golpe de 64, e o jornalista Daniel Leb Sasaki, autor do livro "Pouso Forçado", sobre a história da Panair.

SERVIÇO:

O quê: Audiência Pública Empresas Prejudicadas pela Ditadura (o caso Panair)
Local: Teatro Maison de France (Aliança Francesa)
Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, Rio de Janeiro - RJ
Quando: 23 de março de 2013
Horário: 10h30 às 13h





Assessoria de Comunicação
Comissão Nacional da Verdade
  Marcelo Oliveira



Hoje, no Teatro Maison de France (Aliança Francesa), na rua Antônio Carlos, no centro do Rio, a Comissão Nacional da Verdade realizou audiência pública sobre o caso Panair, companhia aérea proibida de voar em 10 de fevereiro de 1965 e que teve a falência decretada pela ditadura, apesar de não ter problemas financeiros. Veja nas legendas das demais fotos a cobertura do evento. — em Teatro Maison de France.

Nenhum comentário:

Postar um comentário