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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sábado, março 23, 2013

Plantando maconha para a vitória


 Melhor plantar para a paz...


Nos anos 1980, um filme de 14 minutos começou a circular entre os ativistas norte-americanos pró-liberação da maconha: nele, o Departamento de Agricultura do governo dos Estados Unidos pedia ao país que plantasse cânhamo (a mesma planta da maconha) para ajudar na guerra, em 1942. “Cânhamo para amarrar navios, cânhamo para toas, cânhamo para rebocar e atrelar, cânhamo para incontáveis usos navais tanto a bordo quanto em terra!” Nada poderia ser mais patriótico, sugeria o filme, do que plantar maconha.

Antes de o algodão dominar o setor e o lobby dos plantadores acabar com as lavouras de cânhamo sob o pretexto de proibir a droga, a fibra era largamente utilizada em várias partes do planeta. Inclusive os cordames e velas das caravelas de nossos descobridores eram feitos de cânhamo. O Novo Mundo já nasceu ligado de alguma forma à planta… Eu sempre me perguntei, aliás, por que não plantar cânhamo oficialmente no Nordeste brasileiro, onde cresce tão bem, mesmo em solo árido –plantas com baixo teor de THC, o princípio ativo da maconha, que seriam utilizadas somente para extrair a fibra e fabricar de roupas, por exemplo. O óleo também é super-nutritivo e seu uso está sendo estudado como biocombustível. Qual o problema?

Enfim, é muito curioso descobrir que o plantio da proibidíssima maconha já foi incentivado nos EUA. Quando o filme foi descoberto, o governo negou, disse que se tratava de um embuste. Não havia registro oficial sobre a produção em lugar algum, mas os ativistas não desistiram. As autoridades americanas só não contavam com um detalhe: embora o registro tenha desaparecido do catálogo eletrônico, as velhas fichas da Biblioteca do Congresso não haviam sido incineradas, e estava lá: Hemp for Victory (Cânhamo para a Vitória), Departamento de Agricultura dos EUA, 1942. Bingo.

“Podemos apenas especular sobre o autor da decisão de ‘apagar’ Hemp for Victory dos vários arquivos oficiais. Ao que parece, a ‘reescrita’ da História Oficial, algo que supomos só ter acontecido na Rússia comunista e em outros Estados não democráticos, acontece também nos Estados Unidos”, escreveu Rowan Robinson em O Grande Livro da Cannabis (Jorge Zahar), que conta a história.

Em 2010, o pessoal do blog O Imperador Está Nu legendou em português e disponibilizou no youtube o filme, em duas partes. Assista. Você vai ver como as visões sobre a maconha variam de acordo com a ocasião. Uma hora heróica, outra hora banida da sociedade até como fibra.

Para conferir os docs, clique em Hemp for Victory – Parte 1  e Parte 2
*Cappacete


*comtextolivre

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