Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

terça-feira, abril 29, 2014

“Devo estar incomodando muita gente”, afirma Alexandre Padilha no Roda Viva

Saúde e segurança pública foram os principais assuntos abordados pela bancada do programa transmitido pela TV Cultura nessa segunda (28)
Por Mariana Blessa, Portal Linha Direta


Uma bancada afiada, com questões sobre segurança pública e saúde. Este foi o cenário que o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha encontrou no Roda Viva desta segunda-feira (28). O coordenador da Caravana Horizonte Paulista respondeu a todas as perguntas ao vivo no programa transmitido pela TV Cultura. Quando questionado sobre o embate com o atual governo do estado de São Paulo, Padilha destacou a forma do PSDB lidar com os problemas. “Quando apresentamos dados sobre a falta de água no estado de SP, por exemplo, recebemos de volta agressividade. Devo estar incomodando muita gente”, ressaltou.
Frente a jornalistas e representantes de diversos veículos de mídia, Alexandre Padilha voltou a elucidar as calúnias sobre seu envolvimento com o laboratório Labogen. No caso, o ex-ministro explica que filtros criados em sua gestão inviabilizariam a parceria com um laboratório de fachada. E esclarece: “meu nome não está em nenhum tipo de apuração, não é indiciado. A única citação que existe a mim no relatório é feita por terceiros”.

Saúde e segurança
“Os elogios que recebo do Mais Médicos vêm das pessoas que são atendidas por eles”, revela Alexandre Padilha. Durante a sabatina, o ex-ministro exemplificou a eficácia do programa com o cenário encontrado em Cananéia. Pertencente ao Vale do Ribeira, o município foi um dos beneficiados, pois antes da implantação do Mais Médicos uma ambulância percorria mais de 70km entre as cidades diariamente.

Questionado sobre a quantidade de leitos hospitalares, Alexandre Padilha explicou que durante sua gestão no Ministério da Saúde foram criados mais de 300 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e que, em cada uma delas, são colocados mais 20 novos leitos para a população. “Precisamos também pensar em um novo modelo de atendimento”, avalia o ex-ministro.

Durante a entrevista, Padilha também ressaltou que concomitantemente a isso, o governo do estado de São Paulo – chefiado há vinte anos pelo PSDB – “cuidou de instalar presídios no oeste de São Paulo, mas deixou de fazer novos hospitais na região”. Ele enfatizou que segurança pública não se resume a construção de casas de detenção. “A grande marca do governo de São Paulo é querer disputar com a Polícia Federal ao invés de propor parcerias”.

*Linhadireta

Nenhum comentário:

Postar um comentário