Bom-mocismo neoliberal: Luciano Huck explora comercialmente a tragédia das enchentes no Rio
A marota forma de ajuda de Luciano Huck
por O Escritor para o Nassif on line,
Sinceramente, não sei o que pensar sobre isso. Peço ajuda.
Luciano Huck é sócio do Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Em
dezembro último, o apresentador da Globo usou o Twitter para tentar
bater o recorde de vendas de cupons no site:
"O apresentador Luciano Huck – agora sócio do site de compras coletivas
Peixe Urbano - usou pela primeira vez o Twitter para impulsionar a venda
de cupons de desconto – e quase conseguiu o que queria: superar o
recorde de vendas do site." (http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/08/luciano-huck-ja-usa-o-twitter-para-vender-seu-peixe/)
Ontem, ele postou esta mensagem no Twitter:
Luciano Huck
"Quer ajudar, e muito, as vítimas da serra carioca [sic]. Via
@PeixeUrbano, vc compra um cupom e a doação esta feita.
http://pes.ca/gZ2Ibb" (http://twitter.com/#!/huckluciano/status/26377814122962944)
A compra dos cupons, segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs
que estão ajudando as vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é.
Primeiro, é necessário ir ao site do negócio de Luciano.
Depois, é preciso se cadastrar no site. E então comprar um ou mais cupons de R$10,00.
Ganha Luciano porque divulga o seu negócio (mais de 7.000 RTs até
agora), cadastra milhares de novos usuários em todo o Brasil,
familiariza esses usuários com os procedimentos do site, incentiva o
retorno e aumenta absurdamente o número de cupons vendidos – alavancando
o Peixe Urbano comercial, financeira e mercadologicamente. Além do
ganho de imagem por estar fazendo um serviço público (li vários elogios
nos RTs).
Sabe-se lá como será contabilizado ou fiscalizado o total recebido como
doação e repassado para as duas organizações parceiras. O usuário não
tem nem terá acesso a esses dados internos.
Supondo que todo o montante arrecadado chegue às vítimas, se for mesmo o
que estou entendendo, trata-se da mais sórdida exploração da desgraça
alheia que já presenciei em toda a minha vida.
As pessoas que estão doando seu dinheiro, seus produtos, seu tempo, suas
habilidades e sua atenção aos desabrigados e às vítimas não estão
pedindo nada por isso, não estão ganhando nada com seu gesto de
solidariedade, não estão usando essa tragédia para obter nenhuma forma
de lucro pessoal. Fazem o bem porque são humanas, ficaram chocadas com
as imagens e as informações, se sensibilizaram com o sofrimento alheio.
Ajudam por solidariedade, empatia e até por desespero.
E a maioria delas não tem quase nada na vida, em comparação com o apresentador da Globo.
De todas as iniciativas já divulgadas até o momento, só a de Luciano
Huck visa primeiramente ao lucro pessoal, para depois, secundariamente,
resultar numa ajuda social.
Quando um tsunami matou 200 mil pessoas no sudeste da Ásia, em 2004,
recebi um e-mail de um escritor inglês pouco conhecido, no qual se fazia
a oferta: "Compre um dos meus livros, e eu doarei 30% do valor para as
vítimas da tragédia". Saí da lista do explorador barato na hora, mas a
favor dele contava o número reduzido de destinatários da mensagem.
Luciano Huck tem 2.600.000 seguidores no Twitter: é este o público-alvo
do seu apelo interesseiro. Pode não bater o recorde de cupons, desta
vez, mas temo que tenha batido o recorde da safadeza. Aceito argumentos
que me provem o equívoco dessa suspeita.
Depois dos R$24 milhões entregues pelo Estado à Fundação Roberto
Marinho, dinheiro originalmente destinado à contenção de encostas e às
obras de drenagem, mais esta. Turma da Globo, vocês pensam que estão
apenas lucrando com as águas, mas na verdade podem estar brincando com
fogo.
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