Rio de Janeiro inaugura exposição sobre obra do cartunista Henfil
Entre os dias 25 de janeiro e 28 de fevereiro, no Rio Previdência Cultural, o Instituto Henfil estará apresentando uma exposição para registrar os 25 anos de morte do cartunista Henfil, criador dos personagens Graúna, Zeferino, Bode Orelana, os Fradins e onça Glorinha. A exposição é organizada por Ivan de Souza, filho do artista e Sasha Rodrigues, neto do jornalista Nelson Rodrigues. Hemofílico, Henrique de Sousa Filho, o Henfil, faleceu em 4 de janeiro de 1988 em decorrência de complicações da Aids, contraída em uma transfusão de sangue.
Entre as obras que ficarão expostas se destacam as tirinhas da Graúna, publicadas em periódicos como ‘O Pasquim’ e ‘Jornal do Brasil’. O passarinho preto, um dos personagens mais conhecidos de Henfil falava sobre os problemas políticos e sociais do Nordeste brasileiro. Os textos de ‘Cartas da Mãe’, que Henfil publicava desde os anos 1970, primeiramente em ‘O Pasquim’ e depois na última página da revista ‘Isto é’, também fazem parte do acervo do evento e serão lidas na inauguração da exposição. Eram textos com discreto tom político sobre o cotidiano do Brasil, a censura e a repressão militar. Nesses textos, Henfil comentava também, de forma sutil, a ausência de seu irmão Betinho, que estava exilado desde 1971.
Ao longo da exposição, os visitantes poderão assistir ao documentário ‘Três Irmãos de Sangue’, lançado em 2006. Dirigido por Ângela Patrícia Reiniger, o filme conta a vida dos irmãos hemofílicos Betinho, Henfil e Chico Mário, que transcenderam sua precária condição de saúde para enfrentar a ditadura no Brasil, lutar contra a Aids e brilhar em suas áreas de atuação: a sociologia, o humor e a música. Outra obra audiovisual presente na exposição será o longa-metragem de ficção ‘Tanga – Deu no New York Time’, que foi dirigido por Henfil e roteirizado em parceria com Jofre Rodrigues. No elenco do longa premiado no Festival do Rio de 1987 estão Flávio Migliaccio, Ricardo Blat, Elke Maravilha, Cristina Pereira, Chico Anísio, Jaguar, Daniel Filho, Haroldo Costa, Ernane Moraes e Fausto Wolff. Outros dois documentários também fazem parte da programação.
O Rio Previdência Cultural fica localizado na Avenida Professor Manoel de Abreu, 300 – Maracanã.
*Clippingdodia
Nenhum comentário:
Postar um comentário