Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

domingo, dezembro 26, 2010

Intolerância e preconceito contra nordestinos em São Paulo



São Paulo é terra de contrastes. Tem gente como os da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, que resolveram homenagear o povo nordestino no Carnaval 2011, com o enredo "Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: A capital do Nordeste".

Mas tem gente ruim também, como alguns que passaram a ameaçar a escola com emails contra o povo nordestino.

Um email anônimo criado como o nome "Paulistano com orgulho", destrata o Nordeste, e ainda chama de lixo o resto do Brasil, fora de São Paulo:

"São Paulo não é a capital do NE p... nenhuma. Nós paulistas e paulistanos iremos nos mobilizar e vocês não vao (sic) desfilar com essa b... de samba enredo que desrespeita o estado que carrega esse lixo de país nas costas".

No início a diretoria da escola afirmou que apagava e-mails como esse. Mas como não pararam de mandar, a escola fez um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

A polícia abriu inquérito para investigar o caso. Será pedida a quebra do sigilo de dados telemáticos, para identificar o IP da máquina da qual foi enviada a mensagem, já que os emails são anônimos. "Por isso acreditamos que seja a mesma pessoa. Não vão conseguir abalar a escola", diz o diretor jurídico da escola, Carlos Eduardo Malachim. (Com informações do Diário de SP)
*osamigosdopresidenteLula

2 comentários:

  1. NÃO EXISTEM PALAVRAS PARA EXPRESSAR TAMANHO ESPANTO QUE SE TEM AO VER UM PENSAMENTO DESSE TIPO, TÃO PEQUENO E RETÓGRADO. FELISMENTE ATRIBUI-SE A APENAS ALGUMAS PESSOAS E NÃO AOS PAULISTANOS EM PESO, POIS AQUELE TIPO DE GENTE NÃO REPRESENTA, NEM DE LONGE, ESSE MARAVILHOSO POVO DE SÃO PAULO, NA VERDADE NÃO SE SABE QUEM QUEREM REPRESENTAR!!! CONTUDO NÓS NORDESTINOS SIM SENHOR! PREPARAMOS, AO NÍVEL DA NOSSA INTELIGÊNCIA, UMA RÉPLICA A MEDIOCRIDADE DESSAS PESSOAS.
    VEJAM AI É MUITO BOM ESTÁ NO YOUTUBE. http://www.youtube.com/watch?v=Yu1CH5bAV_o

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ana.,
    pela sua contribuição, já postei o video agora .,
    no post INDIGNAÇÃO, feito agora.

    ResponderExcluir